
Sandra Oliveira

Hairstylist especialista em mechas, cor e tratamento
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
As palavras "neutralização", "matização" e "correção de cor" não são novidade para quem pinta o cabelo, mas nem todo mundo sabe o que cada expressão significa. Você saberia explicar qual é a diferença entre elas?
Veja mais: Descubra qual é a melhor hidratação para cada cor de cabelo
A verdade é que esses procedimentos têm semelhanças, mas não são totalmente iguais. Separamos tudo que você precisa saber para identificar o melhor tratamento para os seus fios e preservar seu cabelo colorido por mais tempo. Confira!
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
Qual é a diferença entre matização e neutralização?
A Expert K Sandra Oliveira explica que a matização e a neutralização, na verdade, não são tão diferentes. A nomenclatura varia de marca para marca, mas ambas se propõe a equilibrar os reflexos do cabelo, como no caso de um loiro amarelado ou um castanho avermelhado demais. Na maior parte das vezes, a matização está associada ao uso de um tonalizante.
Já a neutralização costuma ser feita com produtos como shampoo ou máscara de tratamento para cabelos coloridos. O ritual Chromatique, de Kérastase, por exemplo, é o mais novo tratamento de neutralização disponível nos salões de beleza. O procedimento combina a máscara de tratamento da linha com o Touche Chromatique, disponível em quatro tonalidades, para atenuar ou intensificar as nuances da coloração.
Como saber se o cabelo precisa de correção de cor?
A correção de cor, por outro lado, é um processo mais complexo para uniformizar as tonalidades do cabelo. Muitas vezes, a neutralização é uma das ferramentas para conseguir esse resultado. Sandra conta que a técnica é muito usada quando a raiz e as pontas estão com cores de temperaturas diferentes, criando um contraste indesejado. "Se você tem uma raiz com uma cor quente e pontas frias, por exemplo, é preciso fazer uma harmonização desses tons" explica a expert. "Então você neutraliza o fundo quente para criar uma cor mais uniforme, neutralizando e corrigindo ao mesmo tempo".
Cabelos coloridos exigem cuidados especiais
Além dos procedimentos profissionais realizados no salão de beleza, é preciso ter regularidade no cuidado com os fios para proteger a fibra capilar e prolongar a duração da cor. A linha Chromatique oferece um tratamento ultra personalizado de cor, com opção de shampoo para cabelos muito ou pouco sensibilizados, máscara para cabelos finos ou grossos, além do Fondant, tratamento condicionante diário, e o Fluide, um leave-in iluminador.
Publicado por: Barbara Gonçalves, Terça-feira 14 de novembro de 2017 - 07h00
Mais O Poder da Cor

Tons de ruivo: 5 nuances que são tendência para o outono e inverno 2021

Morena iluminada com raiz esfumada: 10 fotos da coloração que cria luzes no cabelo com efeito natural

Cabelo castanho claro: 4 nuances e técnicas diferentes para clarear os fios escuros
Últimas matérias

Quer ter cabelos longos? Saiba 5 motivos para inserir a ampola na sua rotina capilar

Shampoo para cabelos grisalhos: 4 coisas que você precisa saber antes de escolher o seu

3 cortes para escolher enquanto espera o cabelo crescer

Cabelo cacheado masculino: 3 ideias atuais de cortes + dicas para cachear os fios

Corte chanel em cabelo claro: 15 fotos do visual em loiros e castanhos + dicas para estilizar os fios

Projeto rapunzel: saiba como montar um cronograma capilar para fazer o cabelo crescer