
Rafael Bertolucci

É um dos profissionais referência em loiros e mechas no país e em desenvolver técnicas de corte e cor.
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
Para fazer a nutrição capilar em casa e ter resultados de salão, o segredo é potencializar o tratamento com alguns truques e escolha dos produtos certos. Embora seja indicado fazer a nutrição com um profissional ao menos uma vez por mês, quem preza por cabelos saudáveis, macios e brilhosos precisa manter o ritual de cuidados no dia a dia. Se você não sabe por onde começar, confira as cinco dicas que listamos a seguir.
O que é nutrição capilar: entenda para que serve e os benefícios do tratamento
A nutrição capilar é o tratamento responsável por devolver óleos para os fios de cabelo. Na medida certa, os óleos são essenciais para evitar o ressecamento capilar porque auxiliam na proteção da camada externa dos fios de cabelo, o que ajuda a reter a hidratação e manter as cutículas seladas. Como resultado, os cabelos ficam mais sedosos, com brilho e com o frizz controlado.
Essas são as quatro formas de fazer nutrição capilar em casa:
1. Usar um shampoo enriquecido com um óleo vegetal nutritivo na composição;
2. Antes de lavar o cabelo, fazer pré-shampoo com um óleo ou leave-in nutritivo;
3. Fazer o tratamento uma máscara de nutrição capilar profissional;
4. Fazer umectação noturna com um óleo no comprimento e pontas do cabelo.
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
1) Use um shampoo enriquecido com um óleo nutritivo na composição
Um dos principais segredos para obter resultado de salão ao fazer a nutrição capilar em casa é começar o ritual desde a higienização. Isso significa lavar os cabelos com um shampoo altamente nutritivo, rico em óleos vegetais. Além de potencializar o efeito da nutrição, essas fórmulas são mais gentis com a fibra capilar e não deixam o cabelo áspero ou ressecado.
As fórmulas desenvolvidas a base de óleo de coco são uma boa escolha, graças às suas propriedades altamente nutritivas e hidratantes por conta da grande concentração de ácidos graxos e vitamina E. Conhecido por ser um dos melhores óleos para cabelos secos e ressecados, com frizz e pontas duplas, ele é uma aposta segura para todos os tipos de cabelo, dos lisos aos crespos.
2) Faça um pré-shampoo com um leave-in nutritivo
Muito indicado para quem tem cabelos secos ou ressecados, o pré-shampoo é um tratamento que deve ser feito antes da higienização. Quando o objetivo é potencializar a nutrição capilar e conquistar um resultado de profissional, a dica é aplicar um leave-in com algum óleo nutritivo na fórmula no comprimento e pontas dos fios, deixar agir por cerca de 30 minutos e lavar normalmente. Esse ritual deposita uma dose extra de nutrientes na fibra capilar e evita que o quadro de ressecamento se agrave durante a lavagem.
Para fazer o pré-shampoo da maneira correta é importante usar um leave-in apropriado para esse tipo de tratamento, como um óleo capilar ou um leave-in multifuncional. Fórmulas enriquecidas com óleo de argan e óleo de amêndoas, por exemplo, são apostas certeiras. Esses ingredientes têm propriedades suavizantes que fornecem emoliência e brilho para os fios, portanto são boas opções de óleo para cabelo ressecado e para uma nutrição profunda com efeito de salão.
Leia também: 5 dúvidas sobre cronograma capilar respondidas
3) Aposte em uma máscara de nutrição capilar profissional
Aplicar uma máscara de tratamento é a forma mais comum de fazer a nutrição capilar. Ainda assim, muitas mulheres não conseguem obter o resultado desejado por escolherem o produto errado ou não aplicarem da forma correta. O primeiro passo para reverter essa situação e ter cabelos ultra nutridos e saudáveis em casa é investir em uma máscara de nutrição de fórmula profissional, como Nutrifier, de L'Oréal Professionnel, que contém glicerol na fórmula.
Produtos como esse são desenvolvidos a partir de ingredientes nobres e tecnologias avançadas para proporcionar uma performance mais avançada. Os óleos e extratos vegetais também são essenciais na composição do produto, pois são os responsáveis por reforçar a camada lipídica que protege a fibra capilar e deixa os fios alinhados e luminosos. "Nutrifier eu indico para clientes com necessidade de nutrição, um cabelo seco e ressecado. Os principais benefícios do uso são a emoliência e o brilho do cabelo", afirma o hairstylist Rafael Bertolucci, embaixador de L'Oréal Professionnel.
Na hora da aplicação, é importante estar com os cabelos úmidos, sem excesso de água, para não diluir a máscara. Outra dica é fazer a aplicação mecha a mecha, enluvando os fios com as mãos, como se fizesse uma massagem. Isso vai garantir a uniformidade na distribuição do produto, além de melhorar a absorção.
4) Aplique um óleo capilar no comprimento do cabelo durante a noite
Embora muitas mulheres tenham receio de usar óleo no cabelo, essa forma de tratamento é uma das melhores para quem quer cabelos nutridos e com resultado de salão. "Recomendo nunca abrir mão de um óleo, mesmo para quem tem cabelo oleoso, porque a ponta sempre acaba mais seca", indica Bertolucci.
Conhecida como umectação noturna, essa nutrição capilar é feita durante à noite, um momento que otimiza a absorção de nutrientes já que os cabelos estão protegidos de agressões externas. Basta aplicar um óleo capilar desenvolvido à base de óleos vegetais no comprimento e pontas dos cabelos, prender em um coque alto e deixar agir até a manhã seguinte. Ao acordar, lave os cabelos com shampoo e condicionador e finalize com o um leave-in de nutrição.
Para quem tem receio de que os cabelos fiquem pesados, a dica é escolher um óleo do tipo sérum, que tem uma textura mais leve sem perder o poder nutritivo, como o Sérum Mythic Oil, que contém óleo de argan na fórmula. Por conta das suas propriedades ultra nutritivas, ele é uma ótima opção de óleo para cabelo cacheado, já que esse tipo de fio costuma ser naturalmente mais seco e necessita de muita nutrição capilar. Ele também pode ser considerado o melhor óleo para cabelo fino, já que sua textura em sérum não é densa e os fios absorvem com mais facilidade.
Publicada em: 17/06/2021
Atualizada em: 10/02/2022
Publicado por: Amanda Cardoso, Quinta-feira 10 de fevereiro de 2022 - 11h54
Mais Dicas de experts

Qual a diferença entre cabelo cacheado e cabelo crespo? Especialista explica e dá dicas para cuidar dos fios

Shampoo para cabelo loiro: 6 opções para revitalizar a cor e cuidar dos fios

6 produtos de cabelo lançados no segundo semestre de 2022 que você vai amar!
Últimas matérias

Qual a diferença entre cabelo cacheado e cabelo crespo? Especialista explica e dá dicas para cuidar dos fios

Shampoo para cabelo loiro: 6 opções para revitalizar a cor e cuidar dos fios

6 produtos de cabelo lançados no segundo semestre de 2022 que você vai amar!

Vitamina C dá brilho instantâneo aos cabelos loiros. Saiba como usar!

Cabelo loiro mel: 5 passos para cuidar em casa e manter a cor dos fios sempre luminosa

Oxidação do cabelo colorido: o que é o fenômeno e como proteger os fios do desbotamento