
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
Quem tem cabelo cacheado sabe que ter um ritual de limpeza, hidratação e finalização são os principais segredos para ter madeixas perfeitas. No entanto, após uma noite de sono, os cabelos costumam acordar amassados, sem forma e até com frizz. Para não ter que lavar a cabeça e começar o styling do zero todo dia de manhã, vale a pena conhecer alguns truques para revitalizar e ter cachos definidos em poucos segundos. Reunimos 5 truques que vão se tornar verdadeiros curingas na sua rotina de cuidados com as madeixas. Confira!
Veja também: as 4 maiores dúvidas sobre cabelo cacheado respondidas por uma especialista!
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
1) Use as mãos em vez de um pente ou uma escova para soltar os cachos
Para revitalizar o cabelo cacheado no day after (o dia seguinte após a lavagem), o primeiro passo é usar as mãos para desamassar os fios e soltar os cachos. O cabelo cacheado nunca deve ser desembaraçado com pente ou escova quando está seco porque isso separa os fios que formam os cachos e deixa as madeixas armadas e sem forma. A mão faz movimentos mais sutis e pode separar os cachos por inteiro na hora de desembolar o cabelo de manhã, então é o método mais indicado.
2) Use um borrifador para umedecer o cabelo cacheado
O cabelo cacheado úmido ou molhado responde melhor aos leave-ins também. Quando está seco, é mais difícil alterar sua forma ou volume, então ps produtos de finalização não fazem tanto efeito. Quando quiser revitalizar o cabelo sem precisar lavar os fios, a melhor dica é usar um borrifador para umedecer o cabelo. Ele é a alternativa perfeita ao chuveiro porque permite que você borrife a água em áreas específicas, então é perfeito para quem tem franja, quer remodelar somente uma parte do cabelo ou gosta de finalizar uma porção dos fios de cada vez. Depois disso, use as mãos mais uma vez para balançar as mechas e soltar mais ainda os cachos amassados.
3) Escolha o melhor leave-in para o seu tipo de cabelo cacheado
Com os cabelos úmidos, é hora de aplicar seu leave-in favorito para renovar a aparência das madeixas. O ideal é optar por fórmulas leves e que tenham boa durabilidade. A linha Curvaceous, de Redken, oferece 3 opções de produto para finalização para diferentes tipos de styling. "Podemos definir o resultado final com os nossos leave-ins, e cada pessoa pode escolher qual é o melhor para ela. Para dar pouco mais de peso, uma boa opção é aplicar o condicionador Curvaceous como leave-in", aconselha Monique Adriane, hairstylist e Artista Redken. A fórmula do produto oferece essa dupla função de hidratar e finalizar, então ainda proporciona mais praticidade à rotina de cuidados. "Para ter um pouco mais de controle, você pode escolher um dos dois leave-ins da linha, o Ringlet e o Full Swirl, para adicionar ao ritual", explica. O Full Swirl tem uma fórmula que combina gel e creme e é indicado para controlar o frizz, selar a hidratação dentro da fibra e valorizar a curvatura de cada cacho. Já o Ringlet tem uma consistência menos densa e mais maleável, sendo indicado para quem gosta de usar mais de um leave-in ao mesmo tempo.
A maneira como o produto é aplicado também faz toda a diferença no resultado da finalização. "Não devemos aplicar leave-in na raiz porque isso abaixa esse cabelo, então automaticamente ele vai perder volume. Eu costumo indicar aplicar o produto nas mãos e trabalhar como se os dedos fossem pentes, definindo esses cachos, jogando para cima e acomodando-os uns sobre os outros, não colando na cabeça. Assim os cachos vão se sobrepor e se consegue um formato melhor", ensina Monique.
4) Cabelo com frizz? Aposte em um leave-in de nutrição capilar
Além da definição, outra preocupação comum entre as cacheadas é o cabelo com frizz. Os fios arrepiados costumam aparecer depois de passarem horas amassados contra o travesseiro, então pela manhã você pode sentir necessidade de mais um tipo de leave-in para finalizar as madeixas com mais disciplina. Nossa dica para isso é a linha Frizz Dismiss, de Redken, desenvolvida especialmente para conferir mais nutrição e alinhamento à fibra. Como todas as coleções da marca são compatíveis, você combinar um leave-in Curvaceous com um Frizz Dismiss sem preocupação. Há 3 opções disponíveis com níveis diferentes de controle para o frizz: Smooth Force 20 para cabelos mais finos e leves, Instant Deflate 30 para cabelos médios e que precisam de um pouco mais de peso e Rebel Tame 40, para cabelos grossos e rebeldes. Feitos com óleo de Pracaxi, todos diminuem a aparência do frizz porque devolvem nutrientes à fibra capilar e ajudam a proteger os fios da umidade.
5) Proteja o cabelo durante a noite para acordar com cachos poderosos
Para diminuir o atrito entre os fios durante a noite e acordar com o cabelo cacheado mais sedoso, definido e alinhado no dia seguinte, alguns truques podem ser úteis. A primeira dica é usar uma fronha de seda para dormir. Ela é mais escorregadia, então não embola tanto os cachos e reduz muito os fios arrepiados. Outra boa opção para quem tem cabelo médio ou comprido é dormir com os fios presos em uma trança frouxa ou um coque abacaxi. Assim se preserva mais a definição da textura e diminui a formação de nós. Pela manhã, ficará muito mais fácil reativar os cachos e se arrumar para sair em poucos minutos.
Publicado por: Barbara Gonçalves, Terça-feira 04 de dezembro de 2018 - 16h57
Mais Cabelos cacheados

9 penteados para cabelos cacheados ideais para o trabalho

5 passos para acabar com o frizz do cabelo cacheado e crespo no inverno

Wolf cut em cabelo cacheado: 13 inspirações e dicas para finalizar os cachos
Últimas matérias

Cabelo curto com luzes platinadas: veja 20 inspirações

Como fazer hidratação no cabelo antes da escova? 4 segredos para evitar danos do secador

9 penteados para cabelos cacheados ideais para o trabalho

Cabelo acaju: púrpura, acobreado, dourado e mais nuances para inspirar

Aprenda 5 dicas para tirar o frizz do cabelo loiro

Balayage no cabelo preto: dicas de nuances, técnicas e como evitar reflexos avermelhados