
Fred Silveira

Hairstylist, make up artist e expert em loiros
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
Está sentindo o cabelo muito ressecado? Esse problema é mais comum entre quem faz processos químicos como alisamento e coloração com frequência, mas na verdade pode afetar todos os tipos de fios. Fatores como uso excessivo de ferramentas de calor, exposição ao sol sem proteção e até a poluição do ar podem colaborar para a perda de nutrientes e água essenciais para a saúde da fibra, o que a deixa com a aparência opaca, aspecto seco e toque áspero. Para te ajudar a reverter essa situação, reunimos 5 hábitos para mudar na sua rotina e recuperar o brilho e a maciez das madeixas. Confira!
Leia também: 6 melhores máscaras de nutrição para revitalizar cabelos ressecados
1) O cabelo ressecado deve ser lavado com água morna ou fria
Um dos hábitos mais prejudiciais ao cabelo ressecado é lavar a cabeça com água quente. Por mais que um banho com água em temperatura mais alta seja ótimo para relaxar em dias estressantes, ele tende a enfraquecer a camada de oleosidade natural que protege os fios e dá a eles um aspecto saudável. Com isso, a fibra capilar pode ficar mais ressecada e áspera, e a longo prazo isso pode gerar o temido efeito rebote - quando o couro cabeludo é estimulado a produzir ainda mais oleosidade para compensar a falta de lipídios enquanto as pontas continuam secas. Por isso, o melhor a se fazer é dar preferência aos banhos com água morna ou fria: além de ajudar a selar as cutículas e fixar os tratamentos, ajustar o chuveiro para uma dessas temperaturas também confere um toque extra de brilho aos fios.
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
2) Evite lavar o cabelo ressecado todos os dias se não tiver necessidade
Para tratar o cabelo ressecado, é bom evitar lavar os fios todos os dias caso não tenha necessidade para não desgastar a hidratação natural dos fios. No entanto, não existe um intervalo ideal entre as higienizações que funcione para todo mundo, já que isso depende muito do seu tipo de fio e da oleosidade natural do couro cabeludo, então o indicado é conversar com o seu cabeleireiro para entender melhor o seu caso. Cabelos normais ou mistos, por exemplo, podem ser lavados com intervalos de um ou dois dias para evitar o ressecamento e ainda manter a aparência saudável. Para quem tem cabelo oleoso e sente a necessidade de lavá-lo diariamente para manter o equilíbrio da raiz, a dica é investir em bons produtos como o shampoo Pure Resource , de L'Oréal Professionnel, e massagear somente no couro cabeludo para realizar uma limpeza eficaz e evitar o ressecamento do comprimento e pontas.
3) Shampoo para cabelo ressecado deve ter ação hidratante e limpar com suavidade
A escolha do shampoo para cabelo ressecado faz toda diferença quando o assunto é recuperar o brilho e a maciez dos fios. Para fazer com que eles fiquem sedosos novamente, é essencial repor os nutrientes perdidos no dia a dia, assim como aumentar a absorção da água necessária para que eles se mantenham saudáveis a longo prazo. Por isso, a melhor opção é escolher um shampoo com ação hidratante, que contenha ativos capazes de nutrir profundamente desde a raiz e revitalizar a fibra capilar. Buscar fórmulas que incluam ingredientes naturais como o óleo de côco para cumprir esse papel na rotina tem se tornado cada vez mais comum e, segundo o hairstylist Fred Silveira, artista L'Oréal Professionnel, é a melhor forma de aproveitar os benefícios desse tipo de componente. A explicação é que, ao ser processado industrialmente, o óleo é mais facilmente absorvido pela fibra, então tem uma ação mais profunda e sem pesar, ao contrário do que é usado na cozinha, que não é próprio para uso no cabelo. "A cutícula do fio é menor do que a molécula do óleo de côco em in natura, então ele fica sobreposto e não penetra realmente no fio", conta o expert. Uma boa fórmula com o ingrediente em sua composição é a do shampoo Nutrifier, que ainda conta com glycerol para compensar a deficiência nutricional e reter a umidade na fibra por mais tempo. Na hora da aplicação, concentre o produto na raiz e massageie com as pontas dos dedos antes de enxaguar.
4) Faça hidratação para cabelo ressecado e recupere toda a maciez dos fios
A máscara de hidratação para cabelo ressecado também é um item indispensável na sua necessaire para tratar o quadro com eficácia. Esse tipo de produto é ideal para fazer tratamentos intensivos, já que conta com um aporte maior de nutrientes para cuidar das mechas com profundidade e ajudar a reter a água por mais tempo, recuperando a aparência brilhosa e macia e protegendo de futuros danos. Nossa dica é apostar na máscara da linha Nutrifier, de L'Oréal Professionnel, que não tem silicones e compensa a deficiência nutricional através de ativos como o glycerol, garantindo fios instantaneamente mais leves e flexíveis. A frequência certa de uso varia de pessoa para pessoa, mas o mais indicado pelos experts normalmente é fazer o tratamento uma ou duas vezes por semana. Para usá-la, basta aplicar um pouco do creme no comprimento e pontas do cabelo lavado e úmido, e em seguida massagear bem para distribuí-lo de maneira uniforme entre as mechas. Deixe agir de 3 a 5 minutos, emulsione e enxágue abundantemente.
5) Cuidados com o cabelo ressecado: evite usar secador e chapinha em excesso
Outra mudança que você pode fazer no seu dia a dia para recuperar o cabelo muito ressecado é evitar usar ferramentas de calor em excesso. Assim como a água quente, as temperaturas elevadas que saem desses aparelhos e entram em contato com os fios podem não só ressecá-los ainda mais como também danificar sua estrutura, fazendo com que a fibra perca proteínas e fique frágil e quebradiça. Por isso, experimente fazer um detox de secador, chapinha e babyliss e tente descobrir outras formas de finalizar as madeixas para deixá-las com a aparência que você gosta. Esse pode ser um bom momento para testar penteados para variar o visual e descobrir aqueles que mais combinam com o seu estilo. Mesmo assim, caso você queira usar os aparelhos de vez em quando, lembre-se de manter uma distância segura entre o bocal do secador e os fios e não concentrar o calor nas mesmas mechas por muito tempo. Outro cuidado importante é sempre aplicar um bom protetor térmico, como o leave-in de Nutrifier, para criar uma película que impede que o calor excessivo danifique a fibra. Dessa forma, você garante que o cabelo permaneça saudável e com brilho e maciez preservados por muito mais tempo!
Publicado por: Maria Antonia Rocha, Terça-feira 02 de junho de 2020 - 09h05
Mais Tratamento de cabelo

Quer fazer o cabelo crescer? 5 mitos para deixar de acreditar e dicas de expert para ter fios longos

Cabelo com caspa no verão: como tratar a descamação nos meses de calor

Cabelo não cresce? 4 dicas para solucionar o problema e ter fios longos e sedosos
Últimas matérias

Cabelo cinza em 2021: grisalho ou colorido, o visual promete brilhar no novo ano

Cabelo ruivo acobreado intenso é a aposta perfeita para quem quer renovar o visual em 2021

Franja longa cortina: 5 motivos para apostar no corte de cabelo que é tendência

Quer fazer o cabelo crescer? 5 mitos para deixar de acreditar e dicas de expert para ter fios longos

Cabelo cacheado loiro: 30 fotos para se inspirar + dicas para cuidar das luzes

Cabelo com caspa no verão: como tratar a descamação nos meses de calor