
Saiba como cuidar de fios afinados

Ezequias Feitoza

Hairstylist e visagista especialista em correção de cor
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
Com o passar do anos, muitas mulheres reclamam que os cabelos mudaram sua estrutura, tornando-se, na maioria dos casos, mais ralos e sem forma. A transformação torna-se um problema pois é preciso adquirir novos hábitos e se adaptar com a atual forma dos fios. Para te ajudar a enfrentar a situação, o Segredos de Salão consultou Ezequias Feitoza, Cabeleireiro Conselheiro Kérastase do salão Amanda Beauty, em Manaus. Confira as dicas do especialista aqui!
A vida do cabelo
Segundo o hairstylist, os cabelos possuem diversas fases e, portanto, diferentes formas ao longo da vida de seu dono. "Nossos primeiros fios são muito finos e não possuem pigmentos. Começam a crescer a partir do quinto mês de gestação, ainda no útero da mãe, e ganham forma mais densa a partir do sexto mês, após o nascimento. A partir desse momento, o crescimento é individual. Durante a adolescência, os fios podem ser caracterizados por uma forte pigmentação e aumento de volume. Na idade adulta, eles voltam a ficar menos volumosos e iniciam um novo processo de afinamento entre os 50 e 55 anos. Por fim, o crescimento começa a ser reduzido por volta dos 60 anos de idade e o cabelo retorna à sua origem, tornando-se cada vez mais ralo e sem volume", explicou.
Fatores externos influenciam no processo de afinamento
"Serviços de descolorações e alisamentos, principalmente aqueles com formol, são destaques quando se trata dos causadores da desestruturação capilar. Além de perda de densidade, volume e a produção de tricoses e triconodoses, processos químicos mal sucedidos podem ocasionar danos, muitas vezes, irreversíveis. São eles: ressecamento excessivo, quebra, queda, surgimento de pontas duplas e, claro, o afinamento da fibra capilar", comentou o hairstylist.
A importância dos hormônios no ciclo
Os fatores externos não são os únicos responsáveis pela alteração estrutural da fibra capilar. Os hormônios também têm papel fundamental nesse processo. "Nossos fios não saem ilesos da turbulência hormonal. Pelo contrário, eles são diretamente afetados, mudando de volume, aparência e textura durante as diferentes fases de nossas vidas. Em relação à textura, por exemplo, ela passa por um processo de transformação entre os 24 e 30 anos. Nesse período, ocorre a diminuição do ácido hialurônico, responsável por hidratar o couro cabeludo e preencher os fios", pontuou Ezequias.
Como cuidar de fios afinados?
Apesar de constituir um processo natural, o afinamento da fibra capilar pode ser revertido, através do uso de produtos adequados. "Para tratar o problema, é preciso dar atenção ao couro cabeludo, local de crescimento das fibras. Esse cuidado especial pode ser fornecido através da coleção Densifique, de Kérastase. Lançando mão dos produtos da coleção e do tratamento total, tanto com as ampolas em casa, quanto com o ritual no salão, os fios retomam uma densidade magnífica, além de ficarem brilhosos, com balanço e vitalidade. A verdade é que estou apaixonado por essa nova coleção, que permite um novo e sublime cabelo a partir de um tratamento de três meses. É a solução para o problema de muitas mulheres!", encerrou o profissional.
Publicado por: Carolina Medeiros, Quinta-feira 18 de dezembro de 2014 - 05h05
Mais Tratamento de cabelo

6 produtos de cabelo lançados no segundo semestre de 2022 que você vai amar!

Vitamina C dá brilho instantâneo aos cabelos loiros. Saiba como usar!

Cabelo loiro mel: 5 passos para cuidar em casa e manter a cor dos fios sempre luminosa
Últimas matérias

Qual a diferença entre cabelo cacheado e cabelo crespo? Especialista explica e dá dicas para cuidar dos fios

Shampoo para cabelo loiro: 6 opções para revitalizar a cor e cuidar dos fios

6 produtos de cabelo lançados no segundo semestre de 2022 que você vai amar!

Vitamina C dá brilho instantâneo aos cabelos loiros. Saiba como usar!

Cabelo loiro mel: 5 passos para cuidar em casa e manter a cor dos fios sempre luminosa

Oxidação do cabelo colorido: o que é o fenômeno e como proteger os fios do desbotamento