
Rafael Bertolucci

É um dos profissionais referência em loiros e mechas no país e em desenvolver técnicas de corte e cor.
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
O cabelo castanho é muito mais versátil do que muitas pessoas pensam. Cada tonalidade da cor pode oferecer um efeito completamente diferente ao visual, sempre com muita elegância e naturalidade. Conhecer os principais tons de castanho é muito importante para encontrar uma nuance que te valorize, a vários critérios podem ser usados nessa seleção, como intensidade, temperatura e luminosidade. Reunimos as melhores dicas para te ajudar a encontrar a tonalidade perfeita para renovar seu visual, seja para uma mudança sutil ou uma transformação radical. Confira e inspire-se!
Veja também: glossário do cabelo castanho com os melhores tons para adotar!
Cabelo castanho frio ou quente? Entenda as diferenças
Um fator muito importante para determinar se uma cor de cabelo combina com você ou não é a temperatura, que pode variar entre quente, neutra e fria. As cores quentes são as que tem um fundo mais avermelhado ou alaranjado, enquanto os tons frios são os mais acinzentados e azulados. Para saber qual tom de castanho é mais indicado para você, os cabeleireiros geralmente buscam acompanhar a cor da pele, que também varia entre quente e amarelada ou fria e rosada. "O ideal é procurar algo mais compatível com a pele; não a mesma cor, mas trabalhar sempre com temperaturas semelhantes. A pele for fria, por exemplo, deve fugir de tons muito quentes" afirma o hairstylist Rafael Bertolucci , embaixador L'Oréal Professionnel.
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
Como escolher entre cabelo castanho claro e castanho escuro
Não existe só um tipo de cabelo castanho, então vale a pena conhecer algumas opções antes de escolher qual adotar. As nuances mais populares são o castanho claro e o castanho escuro, e cada um se subdivide em várias outras tonalidades quentes e frias. O castanho claro é mais próximo do loiro escuro, então é uma boa opção para quem tem cabelos claros e quer escurecê-los sem perder a naturalidade do visual, já que não vai criar um contraste tão forte com as sobrancelhas claras, ou então para quem tem cabelo escuro e quer iluminar delicadamente as madeixas. Já o castanho escuro é uma boa pedida para quem gosta de tons mais fechados. A cor transmite elegância e um toque misterioso, e é uma ótima alternativa ao cabelo preto, que pode acabar pesando demais em quem tem a pele muito pálida, por exemplo.
Morena iluminada: o cabelo castanho com luzes é sempre uma boa pedida
Gosta de usar o cabelo castanho mas está cansada do tom escuro? Fazer luzes no cabelo e adotar o visual morena iluminada é uma ótima opção para renovar a aparência das madeixas sem clarear demais os fios. A escolha da cor das mechas pode seguir a mesma dica das temperaturas em relação à pele e à base do caso: se o tom de castanho for frio, mechas em tons frios como loiro acinzentado ficam mais harmônicas. Se for um castanho acobreado ou avermelhado, tons quentes como mel, doce de leite cobre são mais indicados.
A escolha do estilo das mechas também pode fazer a diferença no cabelo castanho. Se o objetivo for apenas adicionar pontos de luz, o ideal é optar por reflexos mais finos e delicados como babylights, distribuídos pelo comprimento e pelas pontas com o máximo de naturalidade possível. Se quiser fazer mechas mais marcadas para que a nova tonalidade fique em destaque, opte pela balayage, uma técnica em que o cabeleireiro faz as luzes à mão livre para criar um visual personalizado e bem mesclado ao restante dos fios.
Como cuidar do cabelo castanho para manter o visual radiante
Independente da nuance escolhida, depois de adotar uma coloração castanha ou fazer luzes no cabelo castanho natural, é preciso cuidar bem dos fios no dia a dia para proteger a cor do desbotamento e manter os fios hidratados. Um shampoo próprio para cabelo colorido, como o de Vitamino Color A-OX , vai ajudar a preservar o pigmento na fibra por mais tempo, além de remover impurezas sem deixar o fio ressecado. Combine-o com um condicionador ou uma máscara de hidratação para proporcionar proteção antioxidação, brilho e maciez às madeixas. A hidratação é muito importante para os cabelos castanhos não apenas por causa da saúde da fibra mas também porque é o acabamento sedoso que mais valoriza os fios escuros, realçando a luminosidade da cor.
Publicado por: Barbara Gonçalves, Sexta-feira 27 de dezembro de 2019 - 18h05
Mais Cabelo castanho

Cor de cabelo castanho médio: tudo sobre o tom escuro e natural que vai te conquistar

Cabelo castanho claro canela é a tonalidade que você precisa conhecer

Cabelo castanho acobreado: 4 motivos para apostar no tom quente e moderno
Últimas matérias

Preenchimento de pontas ralas funciona? Saiba tudo sobre o tratamento para ter cabelos longos

Cabelos longos, fortes e sem quebra: conheça Extreme Length, nova linha de Redken

Shampoo para cabelo com luzes: como escolher o melhor produto para cabelo com mechas

Hidratação capilar com ácido hialurônico: tudo sobre o ingrediente que vai revitalizar seus fios

Cor de cabelo castanho médio: tudo sobre o tom escuro e natural que vai te conquistar

Cabelo danificado, elástico e quebradiço: 5 dicas para salvar seus fios