
Tayane Tardi

Educadora de Kérastase
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
Cabelos ressecados e danificados são problemas comuns. Mas ao contrário do que muitos pensam, eles não são a mesma coisa e nem mesmo estão relacionados um com o outro. Segundo a Educadora Kérastse, Tayane Tardi, as causas também são diferentes. O aspecto seco pode surgir por motivos variados enquanto os danos aparecem normalmente devido à procedimentos como o alisamento e coloração. Quer saber mais sobre o assunto? O Segredos de Salão conversou com a expert que explicou tudo sobre como identificar (e tratar!) cada problema. Confira!
O cabelo ressecado não está necessariamente danificado
O ressecamento pode estar associado a muitas causas. "Entre as mais comuns temos a genética, a falta de rituais de ação profunda e o contato com agentes externos sem a proteção adequada", destaca. Por isso, o primeiro passo para cuidar adequadamente dos fios é realizar uma avaliação capilar e identificar a real causa do incômodo.
Além disso, existem certos tipos de textura e diâmetro que são mais propensos ao ressecamento. No caso dos cabelos cacheados, por exemplo, a oleosidade não consegue percorrer toda a sua extensão, o que acaba tornando as pontas mais secas e espigadas. Fios naturalmente grossos também costumam ter o toque mais áspero e com menos movimento. Já os cabelos danificados já são outra história...
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
Como identificar a diferença entre cabelos ressecados e danificados
Como destacou Tayane, é comum confundir os problemas entre danos e ressecamento. No entanto, cabelos que sofrem apenas do aspecto seco possuem algumas diferenças em seu interior. "Fios danificados tiveram perda de matéria e apresentam a cutícula com muitas falhas, podendo estar elástico e se partindo facilmente. Já no caso do ressecamento, o que acontece é apenas o levantamento das escamadas da fibra, provocando a saída de nutrientes importantes e retirando o brilho das madeixas", explica. Ou seja, um cabelo danificado está profundamente comprometido e quebradiço, já o cabelo ressecado está apenas áspero e sem brilho. Entendeu?
Conheça os tratamentos mais indicados para cabelos ressecados ou danificados
Depois de descobrir a diferença entre os dois problemas, é hora de saber como cuidar de cada um, afinal, necessidades diferentes pedem produtos e tratamentos variados. "Para os fios que passaram por processos químicos e apresentam falhas na fibra capilar, a melhor opção é o Ritual Thérapiste, focado na reconstrução da região e em devolver todos os nutrientes perdidos", conta.
No caso de cabelos ressecados, uma boa sugestão é investir na utilização de linhas de ação hidratante, além de realizar visitas mensais ao salão de beleza. "A coleção Nutritive, de Kérastase, é específica para cabelos secos e age em seu interior, devolvendo a emoliência e maciez para a região", finaliza.
Publicado por: Juliana Hansen, Sexta-feira 04 de agosto de 2017 - 09h00
Mais Tratamento de cabelo

5 dúvidas mais comuns sobre como usar óleo no cabelo

6 fatos e mitos sobre cabelos masculinos

10 mandamentos para um cabelo com mais brilho
Últimas matérias

Cabelo platinado masculino: 3 dicas para adotar e cuidar dos fios super claros

5 dúvidas mais comuns sobre como usar óleo no cabelo

5 penteados para bailes de Carnaval para dar mais estilo ao look

Cabelo roxo: o lilás é uma das cores fantasia mais desejadas da temporada

6 fatos e mitos sobre cabelos masculinos

O melhor da NYFW: penteados e truques de styling da semana de moda Outono 2019