
O shampoo deve ser aplicado apenas no couro cabeludo. A espuma que escorre pelos fios já é o suficiente para limpar o comprimento e as pontas das madeixas

Heide Guedes

Hairstylist especialista em corte, coloração e mechas
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
A higienização dos fios na hora do banho é um ritual que merece atenção. Lavá-los corretamente influencia na saúde capilar, além de resultar em cabelos brilhosos e com o aspecto bonito. O primeiro passo é sempre o shampoo, mas você sabia que o produto deve ser aplicado apenas no couro cabeludo? "A espuma que se faz ao massagear a região é o suficiente para higienizar o comprimento e as pontas", garantiu Heide Guedes, Cabeleireira Conselheira Kérastase, do salão Studio W, em Ribeirão Preto, São Paulo.
Como aplicar o shampoo?
Segundo a profissional, o shampoo deve ser distribuído no couro cabeludo na regiões frontal, lateral, nuca e no topo da cabeça. "É necessário somente massagear o local, já que o shampoo em contato com a água se dilui, facilitando a distribuição. O produto não precisa ser aplicado no comprimento dos fios. É só enluvar o comprimento e as pontas com a espuma, como se estivesse passando um creme de tratamento. Esses gestos são suficientes para a limpeza das madeixas", explicou.
A quantidade correta
A quantidade de shampoo que deve ser aplicada no cabelo pode ser a mesma para fios curtos, médios ou longos. "Cinco mililítros (5ml) por aplicação é o suficiente, o que muda são quantas aplicações devem ser feitas dependendo do estado do cabelo", afirmou.
Quantas vezes aplicar o produto?
De acordo com Heide, o shampoo deve ser aplicado de duas a três vezes para uma higienização completa.
- Cabelos curtos: necessário aplicar duas vezes.
- Cabelos médios e longos: de duas a três vezes de acordo com a necessidade do cabelo. Se o couro cabeludo estiver muito oleoso, com excesso de resíduos, indico a aplicação de até três vezes.
"Lembrando que 5 ml por aplicação é o suficiente para a higienização dos fios. A primeira aplicação vai higienizar o excesso de resíduos do couro. As próximas aplicações vão garantir a limpeza completa e a ação de tratamento que também está presente no shampoo de Kérastase", comentou a hairstylist.
Malefícios do uso incorreto do shampoo
"A higienização do couro cabeludo e dos fios é o primeiro passo para os cuidados necessários de um fio bonito e saudável. Usa o shampoo adequado para o seu tipo de cabelo é muito importante, pois cada madeixa tem uma necessidade específica. Você deve escolher o produto de acordo com seus fios (coloridos, descoloridos, secos, ressecados, finos, grossos). Usando o shampoo errado você terá os benefícios, além de resultar em um efeito contrário", finalizou a profissional.
Publicado por: Raquel Brandão, Sexta-feira 05 de junho de 2015 - 05h05
Mais Tratamento de cabelo

O que fazer quando o cabelo está caindo muito? Saiba 4 formas de controlar a queda

Cabelo poroso: o que é, causas comuns e como tratar os fios em casa

10 dicas de cabeleireiros para o cabelo crescer mais rápido
Últimas matérias

Penteados para festa junina: 6 opções moderninhas e fáceis de fazer

Conheça os poderes dos ácidos lático e tartárico para cabelos com coloração

Cabelo curto iluminado: 5 combinações de cor e corte que vão te conquistar

O que fazer quando o cabelo está caindo muito? Saiba 4 formas de controlar a queda

Finalização de cabelo cacheado: 3 truques de cabeleireira para definir os cachos

4 tons de loiro que combinam com o inverno 2022