
Isabella Carolina

Hairstylist especialista em coloração e Artista L'Oréal Professionnel
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
O óleo capilar é um produto multifuncional que não pode faltar na rotina. Ele pode ser usado em diferentes etapas do ritual de tratamento, o que ajuda a potencializar a nutrição dos cabelos. Redução do ressecamento, controle de frizz, brilho e movimento são alguns dos benefícios oferecidos por esse produto, que é indicado para todos os tipos de cabelo e, ao contrário do que muitas pessoas pensam, não deixa os fios oleosos: o segredo é usar da forma correta! A seguir, conheça quatro formas de usar o óleo capilar e deixar os cabelos mais nutridos.
Leia também: 6 mitos e verdades sobre a nutrição capilar
1) O óleo capilar pode ser usado para potencializar a máscara de nutrição
Quando os cabelos estão muito danificados e ressecados, usar apenas a máscara de tratamento pode não ser o suficiente. Às vezes é necessário enriquecer o produto fazendo um blend de ativos para potencializar o seu efeito. Nesses casos, o óleo capilar é um dos produtos mais indicados. Geralmente desenvolvidos à base de óleos vegetais ultra nutritivos, eles atuam como um ingrediente extra na máscara, conferindo mais nutrição aos cabelos extremamente ressecados.
Para isso, use uma espátula ou acessório similar para separar a quantidade de máscara suficiente para os seus cabelos em um recipiente separado e acrescente o equivalente a uma colher de café do óleo capilar. Misture até ficar homogêneo e prossiga com a aplicação nos fios. Esse truque também pode ser utilizado para transformar uma máscara de hidratação em uma máscara de nutrição, caso seus cabelos estejam precisando desse tratamento e você não tenha nenhuma máscara nutritiva em casa.
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
2) O pré-poo com óleo capilar nutre as pontas e evita o ressecamento
Para quem tem cabelos secos ou ressecados, as lavagens com shampoo podem agravar o problema. Uma medida para evitar que isso aconteça é fazendo uma técnica conhecida como pré-shampoo ou pré-poo, que consiste em aplicar um produto de tratamento no comprimento e pontas dos fios antes de lavá-los. Os óleos capilares são os mais indicados para essa tarefa, pois além de nutrir os cabelos, criam uma película que protege a fibra capilar do shampoo sem interferir na higienização dos fios. O pré-shampoo é especialmente indicado para quem tem cabelos cacheados, que são mais ressecados nas pontas. Quem tem cabelos coloridos também pode aderir a técnica para prevenir o desbotamento da coloração.
3) Use o óleo capilar na umectação noturna para nutrir profundamente os cabelos secos e ressecados
Quando o assunto é cabelos secos e ressecados, a umectação noturna com óleo capilar também é uma grande aliada. Como o nome sugere, o tratamento age sobre os fios durante a noite, quando os cabelos estão protegidos de agressões externas e conseguem absorver melhor os nutrientes. Os óleos capilares são um dos produtos mais indicados para essa função porque repõe os lipídios perdidos pela fibra capilar para agressores externos, devolvendo a maciez, o brilho e o movimento, além de reduzir o frizz.
"Eu uso muito e indico o uso de Mythic Oil. Indico colocar uns 4 pumps na mão e dormir com o óleo no cabelo no dia que for fazer a lavagem de manhã. Isso vai dar mais elasticidade ao cabelo, deixando-o mais saudável, mais brilhoso, e acaba recuperando os fios muito mais rápido. As pessoas têm um pouco de preconceito com o uso de óleo no cabelo por acharem que vai ficar super oleoso e, na verdade, não. Os óleos próprios para cabelo, que têm cosmeticidade, não deixam o cabelo oleoso, desde que você use da maneira correta", indica o hairstylist Lucas Possetti, Artista L'Oréal Professionnel.
Na umectação noturna, o óleo capilar deve ser aplicado sobre os cabelos secos por todo o comprimento e pontas. Separe o cabelo em quatro partes e faça a aplicação mecha a mecha, enluvando os fios para facilitar. Depois, você pode prender os cabelos em um coque alto e deixar o produto agir durante toda a noite. Na manhã seguinte, lave com shampoo e finalize normalmente. Esse tratamento pode ser feito uma vez por semana ou uma vez a cada 15 dias, de acordo com as necessidades do seu cabelo e o seu cronograma capilar.
4) Os óleos capilares também potencializam a nutrição capilar na finalização
A finalização não é vista como uma etapa de tratamento, mas os produtos utilizados também podem impactar a saúde dos cabelos. Para quem usa secador ou chapinha regularmente, aplicar o óleo capilar sobre os fios ainda úmidos é uma forma de protegê-los dos danos que a ação térmica dessas ferramentas pode causar. Além disso, o óleo sela os fios de cabelo, retendo os nutrientes fornecidos pela máscara no interior da fibra capilar, o que prolonga o resultado do tratamento.
Também vale aplicar algumas gotas de óleo capilar sobre os cabelos já secos para conferir mais brilho e maciez. Para que os fios não fiquem pesados ou oleosos, o segredo é concentrar a aplicação nas pontas e não usar mais que um pump do produto.
Publicado por: Amanda Cardoso, Segunda-feira 17 de maio de 2021 - 11h39
Mais Dicas de experts

Veja 10 dicas para manter seus cachos bonitos e definidos

Vai platinar o cabelo? Expert conta 4 cuidados com o loiro após descolorir

Cabelo quebrou na hora da descoloração: o que fazer quando os fios sofrem um corte químico
Últimas matérias

10 dicas para manter a cor dos cabelos ruivos vibrante por mais tempo

Veja 10 dicas para manter seus cachos bonitos e definidos

Vai platinar o cabelo? Expert conta 4 cuidados com o loiro após descolorir

Cabelo quebrou na hora da descoloração: o que fazer quando os fios sofrem um corte químico

Tudo sobre loiro perolado: nuances, como apostar e como cuidar da cor

Day after: 6 penteados e dicas de finalização para cacheados, crespos e ondulados