
Fil Freitas

Especialista em corte, cor e na técnica "free hand" para balayages com aparência natural e iluminada
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
O óleo de cabelo é um verdadeiro curinga na rotina de tratamento. E para quem tem cabelos danificados, esse produto pode auxiliar na reconstrução capilar. Por conta do alto poder de penetração nos fios e selagem das cutículas, o óleo de cabelo auxilia no combate a danos como a porosidade, além de reduzir o ressecamento, opacidade e pontas. Os óleos com fórmulas reparadoras também podem prolongar o resultado do tratamento com a máscara de reconstrução quando usados na finalização. A seguir, reunimos algumas dicas de como usar o óleo capilar para ajudar na restauração dos fios. Confira!
Leia também: 10 benefícios do óleo de silicone para o cabelo
Use o óleo de cabelo como leave-in na última etapa da reconstrução capilar
Uma dos melhores momentos para incluir o óleo é na finalização do cabelo. Depois de lavar os cabelos com shampoo e condicionador e tratá-los com uma máscara de reconstrução, finalize usando o óleo capilar como o leave-in. Óleos específicos para cabelo conseguem penetrar o interior da fibra capilar para agir nas áreas danificadas, dando continuidade ao tratamento realizado pela máscara.
Além disso, os óleos têm o benefício de selar as cutículas dos cabelos, o que garante a retenção dos nutrientes no interior dos fios, além de protegê-los de agressões externas do dia a dia, como raios solares, poluição e umidade. A selagem das cutículas também ajuda a evitar a formação de pontas duplas, frizz e combater a porosidade, um clássico sinal de dano que se dá quando as cutículas estão muito abertas, fazendo com que os fios percam nutrientes com facilidade.
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
O óleo de cabelo pode ser usado como pré-shampoo para tratar e proteger os fios
Cabelos danificados ficam mais expostos a fatores externos por conta da deficiência de proteínas que deixa a fibra mais sensibilizada. E a higienização dos fios com o shampoo pode causar ou intensificar danos como ressecamento, quebra e frizz, mesmo que o produto utilizado seja de alta qualidade. Isso acontece porque, de forma geral, a função do shampoo é abrir as cutículas para remover as impurezas, o que pode ser agressivo para fios que estão enfraquecidos.
Por isso, vale apostar no óleo capilar como pré-shampoo, aplicando-o no comprimento e pontas dos fios cinco minutos antes da lavagem. Além de proteger os cabelos durante a higienização, reduzindo o risco de ressecamento e quebra, suas partículas menores vão permanecer no interior da fibra mesmo após a lavagem, auxiliando na restauração dos fios e potencializando a ação dos tratamentos subsequentes com a máscara e o condicionador.
Óleo para cabelo danificado: saiba que tipo de óleo usar na reconstrução capilar
A reconstrução capilar geralmente é feita com produtos ricos em diferentes tipos de proteínas. A razão para isso é que as proteínas são os nutrientes responsáveis pela estrutura dos fios de cabelo, sendo essenciais para o fortalecimento da fibra capilar. Quando os fios estão danificados, eles normalmente carecem desse nutriente, além de água e lipídios, podendo ficar fracos e quebradiços.
Por conta disso, o óleo de cabelo escolhido para a auxiliar na reconstrução deve ser enriquecido com proteínas, para garantir a reposição desse nutriente na fibra. Além disso, é fundamental optar por um óleo com fórmula profissional, em vez de óleos in natura, pois suas moléculas são menores e conseguem penetrar os fios mais profundamente. É o caso do 10-in-1 Oil de Absolut Repair Gold Quinoa + Protein, indicação do hairstylist Fil Freitas. "Ele reconstrói sem deixar o cabelo rígido", comenta.
Tendo em sua composição a quinoa dourada, a proteína hidrolisada de trigo e o gérmen de trigo, um ingrediente rico em proteínas, e moléculas 50% menores que as tradicionais, ele penetra profundamente os fios de cabelo para restaurar as áreas danificadas. Além disso, cria um filme protetor que sela as cutículas e mantém as propriedades restauradoras dentro da fibra capilar, o que prolonga o resultado do tratamento.
Publicado por: Amanda Cardoso, Quarta-feira 13 de outubro de 2021 - 10h16
Mais Dicas de experts

Aprenda 5 dicas para tirar o frizz do cabelo loiro

Metais podem deixar o cabelo quebrado e com coloração indesejada. Saiba evitar esses danos

6 melhores máscaras de nutrição para revitalizar cabelos ressecados
Últimas matérias

Aprenda 5 dicas para tirar o frizz do cabelo loiro

Balayage no cabelo preto: dicas de nuances, técnicas e como evitar reflexos avermelhados

Corte de cabelo no ombro: reto ou repicado? Saiba escolher o perfeito para você

Loiro dourado: 45 fotos da cor de cabelo mais pedida dos salões

Metais podem deixar o cabelo quebrado e com coloração indesejada. Saiba evitar esses danos

Penteados para formatura: 5 ideias da moda para usar em cabelos curtos, médios e longos