
Debora Melro

Hairstylist, colorista e Expert K
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
Cabelos cacheados, lisos, ondulados, crespos... todos os tipos de fio se beneficiam do poder dos óleos. Ricos em lípidos, esses ativos trazem mais maciez, emoliência e brilho para os cabelos, além de fortalecer e cuidar da fibra capilar. Além disso, podem ser utilizados de diversas formas: como pré-shampoo para proteger o fio do ressecamento causado na lavagem ou aliado à máscara para potencializar seu poder de hidratação. O mais comum, porém, é utilizar óleos como leave-in e finalizador, aplicando nos cabelos úmidos ou secos. Seja qual for a maneira de usar, é certo que esses produtos podem fazer milagres. Conheça agora os 5 melhores óleos de origem natural e seus benefícios para o cabelo. Confira!
1) O óleo de coco é um poderoso hidratante para os cabelos
Segundo a Expert K Débora Melro, o óleo de coco chama a atenção por ser extraído de uma fruta tão comum em nosso dia a dia. "Produtos com óleo de coco podem ser usados para todos os tipos de fios, mas sempre respeitando algumas condições, como aplicar somente comprimento e pontas e em quantidade comedidas", indica. Além disso, a profissional alerta que existem cuidados para se atentar após aplicar o óleo no cabelo: se ele não tiver proteção térmica, nada de usar secador e prancha depois. Se não, você vai "fritar" as mechas e danificar o cabelo. O ideal é aproveitar para exibir um look natural e sair por aí desfilando com o cabelo ao vento.
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
2) Cabelo com frizz? O óleo de abacate pode ser um aliado no combate aos fios arrepiados
O ativo extraído do abacate tem proteínas, ferro, magnésio, cobre, aminoácidos, e ácido fólico, sendo ideal para fios que sofrem com o ressecamento e o frizz. Além de dar brilho e criar maciez nas mechas, o óleo também trabalha no interior da fibra capilar, equilibrando áreas com faltas de nutrientes e hidratação - umas das principais causas dos fios elétricos.
De acordo com Débora, o uso desse tipo de produto se torna ainda mais potente quando aliado à tecnologias de marcas especialistas no mercado. "Sozinho, o finalizador oleoso pode pesar e deixar o cabelo sem movimento, depois de passar pela seleção da indústria cosmética, sobram apenas os elementos que realmente são benéficos para a fibra capilar", conta.
3) O óleo de jojoba combate a caspa e a oleosidade do couro cabeludo
Extraído da castanha da jojoba, esse óleo é rico em Vitamina E, com ação antioxidante, minerais e proteínas. Por neutralizar a ação dos radicais livres que danificam o couro cabeludo e a fibra capilar, ajuda a manter os folículos mais saudáveis e fortes, além de proteger contra a quebra. Sua indicação é principalmente para mulheres com fios mistos ou oleosos, ajudando em problemas como a caspa e a oleosidade excessiva na raiz.
4) Óleo de semente de girassol no cabelo garante mais maciez e brilho para as mechas
O produto é rico em vitaminas E, B1, B5, B6 e C, além de alguns minerais como zinco e magnésio. Use o ativo nos fios que precisam se nutrição, ou seja, passaram por processos ou sofreram danos que retiraram vitaminas importantes do seu interior, criando uma aparência sem brilho e toque áspero. Use junto com outros óleos para um resultado ainda mais eficiente de nutrição, como os produtos da linha Aura Botânica, de Kérastase.
5) Óleo de argan é o queridinho dos profissionais para recuperar cabelos ressecados
No óleo de argan encontramos Omega 6 e 9, Vitamina E, de ação antioxidante, e ácidos graxos, responsáveis por repor a proteína capilar e deixar a fibra menos compacta, o que torna os fios mais brilhantes e macios. Além disso, seu poder também atua no combate ao envelhecimento capilar, causado principalmente pelos raios solares, poluição, ar condicionado, e outros agentes. É o preferido de muitos profissionais por recuperar rapidamente cabelos ressecados e sem vida.
Publicado por: Juliana Hansen, Sexta-feira 04 de agosto de 2017 - 09h00
Mais Tratamento de cabelo

O que fazer quando o cabelo está caindo muito? Saiba 4 formas de controlar a queda

Cabelo poroso: o que é, causas comuns e como tratar os fios em casa

10 dicas de cabeleireiros para o cabelo crescer mais rápido
Últimas matérias

Penteados para festa junina: 6 opções moderninhas e fáceis de fazer

Conheça os poderes dos ácidos lático e tartárico para cabelos com coloração

Cabelo curto iluminado: 5 combinações de cor e corte que vão te conquistar

O que fazer quando o cabelo está caindo muito? Saiba 4 formas de controlar a queda

Finalização de cabelo cacheado: 3 truques de cabeleireira para definir os cachos

4 tons de loiro que combinam com o inverno 2022