
Léo Moreira

Hairstylist especialista em cortes
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
Fazer luzes no cabelo é um sucesso entre as mulheres que, cada vez mais, decidem aderir à tendência dos fios mais claros. Entre os métodos mais pedidos, destacam-se o ombré hair e as mechas californianas. As duas técnicas criam um efeito de cabelo degradê, com raiz mais escura e pontas loiras. No entanto, elas não oferecem o mesmo resultado. Está na dúvida sobre quais das duas opções escolher? O Segredos de Salão conversou com Léo Moreira, ID Artist L'Oréal Professionnel e hairstylist do Sal Hair Lab, em Porto Alegre (RS), que contou tudo sobre os procedimentos e destacou suas principais particularidades, para te ajudar a escolher com mais precisão. Confira!
Cabelo com luzes: entenda a diferença entre o ombré hair e as mechas californianas
Embora os dois métodos tenham o objetivo de clarear as pontas do cabelo, eles não tem procedimentos nem resultados iguais. "O ponto chave do ombré é a suavidade, mantendo o tom original da raiz e, sutilmente, clareando as extremidades do comprimento", explicou Léo. Já nas californianas, as mechas são mais marcadas nas pontas, criando um contraste inspirado nas madeixas das surfistas que conseguem esse efeito pelo contato frequente com o sol e a água salgada. Sendo assim, o ombré hair tem uma transição mais suave ao longo do comprimento, enquanto as californianas são mais concentradas na extremidade dos fios.
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
Californianas ou ombré hair: dicas de expert para escolher entre as técnicas
Na hora de escolher qual método será usado para iluminar as madeixas, Léo sugere que a cliente leve em consideração seu estilo de vida. "Não há regras sobre quem deve apostar em cada procedimento. As variações ficam por conta da personalidade, podendo ter mais ou menos contraste com a raiz", contou Léo. O ombré hair tem um efeito mais natural e discreto, então é ideal para quem gosta de uma elegância clássica. Já as mechas californianas, de acordo com o especialista, tendem a combinar mais com quem possui um lifestyle despojado, como o das mulheres praianas, e são perfeitas para deixar o visual mais jovial.
Na hora de decidir por uma técnica, leve em consideração as características dos fios. Não existe certo ou errado, mas essas informações podem te ajudar a escolher a opção que mais valoriza seu visual. Os cabelos cacheados, por exemplo, costumam combinar melhor com o ombré hair, porque ele confere uma iluminação mais natural aos cachos. O ombré hair em cabelo curto também é uma boa aposta, já que o comprimento reduzido não deixa espaço para criar mechas californianas com degradê delicado. Para o cabelo médio ou longo, com textura lisa ou ondulada e em tons mais claros, as californianas são uma boa pedida, já que dão movimento e efeito "queimado pelo sol" aos fios com resultado natural.
Saiba como devem ser os cuidados antes e depois do clareamento com ombré ou californianas
Embora o ombré hair e as californianas sejam técnicas diferentes, ambas exigem alguns cuidados especiais com os fios antes e depois de serem realizadas, porque os fios podem precisar de mais nutrição após o processo de descoloração. "O primeiro passo é fazer uma avaliação capilar, para ter certeza que a fibra suporta o clareamento. As madeixas devem estar devidamente fortes e nutridas", alerta Leo. Para tratar os fios após fazer luzes no cabelo, o profissional indica o uso da linha Lumino Contrast , de L'Oréal Professionnel. Com ação hidratante e filtro UV, os itens da coleção ajudam a realçar o contraste entre as mechas e prolongam a durabilidade do visual. O expert também recomenda realizar hidratações regulares no salão para proporcionar efeitos mais profundos às madeixas.
Não quero descolorir, posso apostar em alguma das técnicas?
Retirar o pigmento dos fios por meio da descoloração pode danificar a fibra capilar e, por isso, muitas mulheres temem passar pelo processo. No entanto, se a cor de base dos fios já for naturalmente clara, não é preciso usar uma mistura descolorante. "Algumas técnicas de ombré hair não trabalham com esse método. Além disso, podemos contar com a coloração Majirel High Lift, que cria lindos contrastes sem que seja preciso descolorir as madeixas", finalizou Léo. Para encontrar a melhor opção para conquistar o visual que você deseja, conte com a expertise de um cabeleireiro da sua confiança. Assim, com certeza você vai gostar do resultado!
Conheça o nosso Salon Locator e encontre um salão de beleza próximo de você!
Publicado por: Juliana Hansen, Segunda-feira 30 de julho de 2018 - 19h28
Mais O Poder da Cor

Vai adotar o cabelo loiro pela primeira vez? Veja 4 tonalidades para fazer luzes nos fios escuros

Cabelo cinza em 2021: grisalho ou colorido, o visual promete brilhar no novo ano

Cabelo ruivo acobreado intenso é a aposta perfeita para quem quer renovar o visual em 2021
Últimas matérias

Hidratação para cabelo fino: como deixar os fios macios e brilhosos sem pesar

Cortar o cabelo não faz ele crescer: conheça o segredo para preservar o comprimento sem aparar as pontas

Vai adotar o cabelo loiro pela primeira vez? Veja 4 tonalidades para fazer luzes nos fios escuros

Como dar vida aos cabelos: conquiste brilho, maciez e movimento com 7 dicas de expert

Cabelo loiro danificado: como fazer reconstrução capilar em casa para tratar fios com luzes ou descoloração

Cabelo cinza em 2021: grisalho ou colorido, o visual promete brilhar no novo ano