
Sandra Oliveira

Hairstylist especialista em mechas, cor e tratamento
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
Fazer escova no cabelo longo não precisa ser difícil. O comprimento alongado pode exigir um pouco mais de paciência e tempo, mas alguns truques simples facilitam o processo. Seja para dar mais brilho e disciplina ao cabelo liso natural ou para experimentar um visual diferente nos fios ondulados, cacheados ou crespos, quem tem cabelo comprido vai conquistar um visual super elegante e versátil ao final do styling, então o esforço extra vale à pena. Reunimos 5 dicas para te ajudar a fazer escova nas madeixas longas como um profissional, confira!
Veja também: 7 passos para fazer uma escova com volume!
1) Para fazer escova sozinha, mantenha o cabelo úmido durante todo o processo
Quando o cabelo está molhado, é mais fácil alterar sua textura usando o calor do secador. Já no cabelo seco, a textura natural já está definida, então é mais difícil fazer uma escova bem lisa e polida. É por isso que os cabeleireiros sempre lavam o cabelo da cliente antes de começar o styling. No entanto, também não é bom os fios estarem totalmente encharcados porque vai demorar mais para secar e alisar cada mecha. O ideal é o cabelo estar apenas 50% úmido para que você possa escová-lo em menos tempo e com resultado de salão. No caso do cabelo grande, como leva mais tempo para fazer escova em cada mecha, pode ser que as pontas comecem a secar antes que você consiga chegar nelas. Para driblar esse contratempo, mantenha à mão um borrifador com água para que você possa umedecer cada mecha antes de alisar.
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
2) O protetor térmico é fundamental para fazer escova
Antes de usar qualquer tipo de aparelho de styling - seja secador, chapinha ou babyliss, é preciso aplicar um protetor térmico em todo o comprimento do cabelo, especialmente no caso dos fios compridos já eles têm pontas mais antigas e, por tanto, sensibilizadas. "O protetor é o responsável por reduzir a exposição das cutículas ao calor, impedir a quebra e prolongar a durabilidade da textura criada" explica a hairstylist e Expert K Sandra Oliveira. Para proteger e fortalecer os cabelos longos e ainda garantis um acabamento sedoso e duradouro, a dica é apostar no leave-in Extentioniste Thermique , de Kérastase. Desenvolvida especialmente para quem quer conquistar cabelos cada vez mais longos, a fórmula protege os fios até 230°C e ainda ajuda a evitar pontas duplas para preservar o comprimento saudável das madeixas. "Para a aplicação, eu indico dividir a cabeça em 4 quadrantes e aplicar o equivalente e uma moeda de 1 centavo do produto em cada quadrante" ensina a expert.. Sem aplicar diretamente na raiz, distribua pelo comprimento e pelas pontas dos fios úmidos antes de iniciar a escovação.
3) Divida o cabelo longo em partes antes de fazer a escova
Uma etapa muito importante da escova é a divisão do cabelo. Separar os fios ajuda a organizar quais mechas já foram escovadas e ainda permite que você defina quanto volume quer que o resultado tenha, já que você vai escovando de camada em camada. Para quem quer fazer uma escova super lisa e polida, o ideal é separar as mechas sempre na horizontal para que repousem uma sobre a outra e conquistem um acabamento bem alinhado. Se o objetivo for fazer uma escova mais natural e com movimento, a dica é separar os fios na diagonal para dar um caimento mais dinâmico. Seja qual for a sua preferência, trabalhe sempre com mechas finas ou médias para aquecer bem cada fio e ter um resultado mais duradouro.
4) Use uma escova redonda grande para alisar da raiz às pontas
A escova redonda é fundamental para fazer escova com um acabamento profissional. Além de manter os fios alinhados enquanto o jato do secador é direcionado sobre ele, a escova ajuda a elevar as mechas desde a raiz para dar volume, se assim for desejado, e também é útil para modelar as pontas para dentro, para fora ou com ondulações. Esse acabamento ainda pode realçar o caimento do corte de cabelo, seja ele em camadas ou inteiro com acabamento reto. No caso dos cabelos longos, o ideal é usar uma escova larga, que consiga acomodar mais fios de uma vez, para agilizar o processo. Assim, você vai conquistar um aspecto polido e uniforme da raiz às pontas.
5) Diga adeus à escova com pontas ressecadas
O principal diferencial de uma escova bem feita é o aspecto sedoso. Quem tem cabelo longo pode sentir dificuldade de conseguir esse aspecto saudável nas pontas, que são mais antigas então costumam acumular mais danos e ficar com aspecto ressecado. Além de usar protetor térmico para não danificar ainda mais a fibra, outro segredo simples para dar mais brilho e maciez à escova é aplicar algumas gotinhas de óleo nas pontas. Aposte no L'Huile Originale, da linha Elixir Ultime de Kérastase, que conta com ingredientes como óleo de camélias preciosas e óleo de marula sagrada para nutrir e selar os fios. Outra boa dica é finalizar o cabelo todo com o jato frio do secador, o que vai fixar melhor a escova e conferir um aspecto radiante.
Publicado por: Barbara Gonçalves, Quarta-feira 13 de novembro de 2019 - 10h23
Mais Truques de Styling

Trança em cabelo cacheado: 5 inspirações elegantes + dicas para dar brilho ao penteado

Protetor térmico: 3 motivos para usar o produto na rotina de cuidados com o cabelo

Trança boxeadora em 5 passos: aprenda a fazer o penteado e veja dicas de finalização
Últimas matérias

Corte degradê feminino: saiba como apostar na tendência e veja 15 fotos em diferentes tipos de cabelo

Marrom dourado: com luzes ou coloração global? Veja inspirações e escolha o castanho perfeito

Free hands: tudo sobre a técnica que cria luzes no cabelo à mão livre para um iluminado natural

Cabelo oleoso: saiba como o pré-shampoo de limpeza profunda controla a oleosidade e aprenda a usar

Trança em cabelo cacheado: 5 inspirações elegantes + dicas para dar brilho ao penteado

Hidratação para cabelos secos: saiba como fazer e qual produto escolher para devolver brilho e maciez