
Na hora de escolher entre pente ou escova para pentear seus fios, você deve saber em qual situação esses acessórios se adaptam melhor.

Ana Carolina Yamada

Hairstylist, visagista e ID Artist L'Oréal Professionnel
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
Pentes e escovas são itens importantes para manter os fios saudáveis. Porém, alguns detalhes são importantes na hora de escolher qual desses utensílios usar nas madeixas. "Cada cabelo tem características próprias e, por isso, esses acessórios se adequam melhor para diferentes tipos de fio", explicou Ana Carolina Yamada, ID Artist L'Oréal Professionnel, do salão Yamada Cabeleireiros, em São Paulo, que esclareceu todas as dúvidas sobre o assunto.
Pente ou escova?
Embora os dois tenham uma função bem parecida, devem ser usados em situações diferentes, para as quais se adaptam melhor. "O pente deve ser usado para desembaraçar as madeixas, dar acabamento a um penteado ou cortar os cabelos. Já a escova pode ser usada para modelar ou alisar os fios junto com um secador", afirmou a expert.
Quando usar escova
Uma das funcionalidades da escova é manter os fios limpos, pois ao escovar os fios nós limpamos e trazemos a oleosidade da raiz para o resto do comprimento. "Todos os tipos de cabelo podem usar escova, o diferencial é que cada modelo dará um acabamento diferente às madeixas. Podendo ganhar ou diminuir o volume, serem alisados ou cacheados", comentou.
Quando usar pente
Pentes são perfeitos para desembaraçar os fios sem quebrá-los, e para pentear os cabelos após a lavagem. "Esse utensilio se adequa melhor a cabelos crespos e lisos, dando acabamento ou desembaraçando os fios, dependendo da espessura e distância dos dentes do pente. Existe um modelo ideal para cada tipo de madeixa", esclareceu.
Principais tipos de escova e pente
Em relação às escovas o diferencial fica por conta das cerdas, que garantem diferentes acabamentos aos fios. "As de cerdas mista com bolinhas nas pontas são boas para alisar, indico para cabelos crespos ou grossos. Já os modelos de cerdas naturais são ideais para madeixas sensíveis, pois levam a oleosidade do couro cabeludo ao comprimento de forma suave, sem arrebentar os fios", explicou Ana.
A principal diferença entre os tipos de pente são o material e os dentes, que podem ser mais ou menos espaçados e com diâmetro maior ou menor. "Os de dentes e cabos finos são ideais para dividir mechas na hora de fazer hidratação, tintura ou alisamento. Já os pentes de dentes mais largos são ótimos para desembaraçar os fios molhados após a lavagem e mais indicados para cabelos crespos", finalizou.
Publicado por: Juliana Hansen, Segunda-feira 08 de junho de 2015 - 05h05
Mais Tratamento de cabelo

5 segredos para evitar opacidade, frizz e oxidação da sua nova cor de cabelo

Como saber se o cabelo precisa de hidratação, nutrição e reconstrução?

Experts listam 7 tratamentos de cabelo famosos nos salões!
Últimas matérias

5 truques que cabeleireiros fazem no salão para criar penteados perfeitos

Cabelo com tons terrosos: 40 inspirações e dicas de nuances para o outono/inverno

5 segredos para evitar opacidade, frizz e oxidação da sua nova cor de cabelo

Color Festival: inscrições para o evento de coloração de L'Oréal Professionnel estão abertas

10 profissionais experts em morena iluminada

4 ideias de corte de cabelo ondulado em camadas + dicas de finalização