
Jô Nascimento

Especialista em coloração, já recebeu o prêmio da Revista Cabelos e Cia como melhor colorista e também como melhor salão.
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
Você já parou para prestar atenção na maneira como desembaraça o cabelo? Esse é um momento que exige muita atenção, já que o atrito entre a escova e os nós pode acabar causando quebra dos fios. Existe uma maneira correta para pentear cada tipo de cabelo, levando em consideração a textura de cada um. Separamos algumas dicas sobre o processo de desembaraçar os fios que vão fazer toda a diferença na saúde do seu cabelo. Confira!
Pentear o cabelo faz bem?
Sim! Escovar o cabelo diariamente já é praticamente um hábito automático para a maior parte das pessoas. E com razão! Durante o processo de pentear os fios, nós distribuímos a oleosidade da raiz pelo comprimento e pelas pontas. Isso ajuda a hidratar o cabelo e evitar o acúmulo de óleo no couro cabeludo, que prejudica o crescimento dos fios e pode provocar descamação. Outro benefício da escovação é que o cabelo desembaraçado é mais fácil de manusear. Tentar fazer penteados ou modelar com ferramentas de styling um cabelo com muitos nós pode causar quebra nos fios. O ato de pentear as madeixas também elimina os fios que se soltam da raiz ao longo do dia.
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
Devo pentear o cabelo no banho?
A maneira correta de desembaraçar o cabelo depende das características de cada um. A regra geral é que você comece sempre pelas pontas, que são mais sensíveis, e suba gradualmente conforme for desfazendo os nós, para evitar a quebra e a formação de frizz. Cabelos lisos e ondulados podem ser penteados secos, mas para os cacheados, o ideal é pentear o cabelo molhado, logo após a aplicação de um creme de pentear. "Com os cabelos ainda molhados, apenas com o excesso de água retirado, aplique o produto no comprimento e pontas enquanto faz o movimento de amassar os fios" ensina a Embaixadora L'Oréal Professionnel Jô Nascimento. Desembarace em seguida com um pente de dentes largos.
Meu cabelo está caindo quando escovo; o que fazer?
Na maior parte dos casos, o que ocorre durante o processo de desembaraçar os fios não é queda. A queda capilar só acontece quando o fio se solta completamente do couro cabeludo, levando junto o bulbo (uma bolinha branca na raiz). Quando escovamos o cabelo, é comum que as cerdas fiquem presas nos nós e acabem partindo alguns fios, fazendo com que caiam. No entanto, uma parte do fio ainda fica presa na raiz. Nesse caso, o que está ocorrendo é a quebra, não a queda. Se estiver perdendo uma quantidade muito grande de cabelo, converse com um profissional e, se necessário, com um médico especializado. Se o seu caso é quebra, invista em produtos que fortaleçam a fibra capilar.
Publicado por: Barbara Gonçalves, Terça-feira 03 de outubro de 2017 - 06h00
Mais Dicas de experts

Qual a diferença entre cabelo cacheado e cabelo crespo? Especialista explica e dá dicas para cuidar dos fios

Shampoo para cabelo loiro: 6 opções para revitalizar a cor e cuidar dos fios

6 produtos de cabelo lançados no segundo semestre de 2022 que você vai amar!
Últimas matérias

Qual a diferença entre cabelo cacheado e cabelo crespo? Especialista explica e dá dicas para cuidar dos fios

Shampoo para cabelo loiro: 6 opções para revitalizar a cor e cuidar dos fios

6 produtos de cabelo lançados no segundo semestre de 2022 que você vai amar!

Vitamina C dá brilho instantâneo aos cabelos loiros. Saiba como usar!

Cabelo loiro mel: 5 passos para cuidar em casa e manter a cor dos fios sempre luminosa

Oxidação do cabelo colorido: o que é o fenômeno e como proteger os fios do desbotamento