
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
As pontas duplas são um dos problemas capilares mais temidos pelas mulheres,assim como as pontas ressecadas. A ponta é a parte mais antiga do fio, especialmente no cabelo longo. É a região que passou por mais mudanças, procedimentos químicos e exposições ao sol, então é normal que ela acumule mais danos do que a raiz e seja um pouco mais seca. No entanto, um cabelo danificado em grau mais avançado pode começar a apresentar pontas duplas, que não só prejudicam a aparência das madeixas como indicam que a saúde da fibra capilar está seriamente fragilizada. Mas como saber a diferença entre pontas secas ou ressecadas e pontas duplas? Ambas devem receber os mesmos tratamentos para se recuperarem? Respondemos essas e outras dúvidas abaixo com dicas para manter o cabelo saudável de uma extremidade à outra. Confira!
Veja também: 3 sinais de que seu cabelo está danificado pelo sol!
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
Cabelo ressecado: como tratar os fios com pontas secas
Ter as pontas do cabelo levemente mais secas do que o comprimento é normal, tanto porque elas são mais antigas quanto porque a oleosidade do couro cabeludo nem sempre se distribui igualmente para a extremidade dos cabelos longos. No entanto, quando os fios apresentam pontas muito ásperas, que ficam difíceis de desembaraçar e perdem o brilho, é sinal de que podem estar ressecados. As causas geralmente estão relacionadas à perda de água da fibra no dia a dia, podendo incluir o uso de secador sem aplicar protetor térmico, a exposição ao sol, a frequência exagerada de lavagens e até a falta de hidratação de um condicionador ou de uma máscara.
De uma forma geral, a solução para esse quadro está na rotina de cuidados com os fios. Diminuir a frequência de higienizações pode ajudar, assim como lembrar de usar um shampoo próprio para os cabelos mais ressecados. O da linha Nutritive Magistral, de Kérastase, é perfeito para essa finalidade. "O uso do Bain Magistral durante as higienizações garante que a absorção de seus nutrientes seja ainda mais intensa", conta Alexandre Rodrigues, educador da marca. "É um shampoo que uniformiza a textura original dos fios - desde as pontas até a raiz - e os imuniza contra a volta do problema", afirma.
Também é importante usar condicionador para tratar a fibra após o shampoo e devolver sua maciez e seu brilho, além de facilitar o desembaraço - o que evita que os fios quebrem enquanto são penteados. Usar uma máscara de hidratação profunda uma vez por semana também pode fazer toda a diferença porque realiza um tratamento mais intensivo na fibra. Proteger o cabelo do sol e do calor do secador é outro cuidado que ajuda a devolver a saúde, a vitalidade e o toque sedoso das madeixas.
As pontas duplas são sinais de um cabelo danificado
Para o cabelo ser considerado danificado, geralmente significa que ele sofreu danos em sua estrutura, em camadas mais internas, que vão além da perda de água e nutrientes. É nessa fase que o cabelo costuma apresentar pontas duplas, que podem ser identificadas quando você observa que o final do fio está se dividindo em duas ou mais pontas mais finas como um galho. Esse quadro também pode provocar um certo afinamento, com uma aparência de pontas ralas e com quebra. As causas mais comuns incluem procedimentos químicos como coloração, descoloração e alisamento e uso diário de chapinha ou babyliss, então a primeira providência para reparar o cabelo danificado é diminuir a frequência desses processos. Dar uma pausa entre os retoques na química ou na cor e evitar ao máximo o uso de calor para modelar as madeixas são mudanças simples que podem melhorar muito o aspecto dos fios.
Para recuperar a saúde do cabelo, a solução mais rápida é o corte. Aparar as pontas duplas já ajuda a diminuir a aparência de afinamento que o quadro provoca nos fios instantaneamente, então é uma opção para quem precisa de resultados rápidos. No entanto, se quiser preservar o comprimento, é fundamental ter uma rotina de tratamento regrada com os fios. O primeiro passo é realizar um diagnóstico capilar com um hairstylist no salão de beleza, em que ele irá analisar o estado do cabelo como um todo para identificar suas necessidades e indicar os melhores procedimentos para devolver a saúde da fibra. Para cuidar dos cabelos em casa, invista em uma linha de tratamento voltada para a reparação de danos intensiva, e nossa sugestão é Resistance Therapiste, de Kérastase.
Voltada para cabelos super processados e com excesso de química, sua principal finalidade é diminuir a fragilidade da fibra, corrigindo o toque áspero e reduzindo as pontas duplas. Seu uso contínuo devolve o brilho e o toque sedoso ao cabelo, restaura as pontas e reconstrói as áreas mais sensibilizadas dos fios. No entanto, é importante intercalar também com o uso de uma linha mais hidratante, para evitar que os fios fiquem rígidos. Por realizar uma reconstrução capilar potente, vale a pena visitar seu cabeleireiro periodicamente para ele acompanhar os resultados do tratamento e orientar sobre o momento de alternar para outros procedimentos.
Encontre um salão de beleza perto de você para tratar os cabelos com um profissional!
Publicado por: Barbara Gonçalves, Segunda-feira 03 de dezembro de 2018 - 10h39
Mais Hidratação capilar

Cabelo poroso: o que é, causas comuns e como tratar os fios em casa

Como saber se o cabelo precisa de hidratação, nutrição e reconstrução?

Experts listam 7 tratamentos de cabelo famosos nos salões!
Últimas matérias

Conheça os poderes dos ácidos lático e tartárico para cabelos com coloração

Cabelo curto iluminado: 5 combinações de cor e corte que vão te conquistar

O que fazer quando o cabelo está caindo muito? Saiba 4 formas de controlar a queda

Finalização de cabelo cacheado: 3 truques de cabeleireira para definir os cachos

4 tons de loiro que combinam com o inverno 2022

Cabelo poroso: o que é, causas comuns e como tratar os fios em casa