
Heide Guedes

Hairstylist especialista em corte, coloração e mechas
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
Para quem sonha em ter cabelos longos e encorpados, pode ser frustrante perceber que os fios não estão crescendo. Afinal, o que pode estar causando o problema? A verdade é que todos os cabelos crescem, mas algumas fatores podem estar provocando a impressão de que eles estão sempre do mesmo tamanho. Reunimos as possíveis causas desse efeito e dicas para contorná-las a fim de estimular seu Projeto Rapunzel e te ajudar a conquistar o cabelo comprido e cheio de movimento dos seus sonhos, com mais força e saúde desde o couro cabeludo até as pontas. Confira!
Veja também: 5 dicas de expert para cuidar do cabelo longo!
1) O cabelo está com carência de nutrientes
Manter uma rotina de cuidados regrada é fundamental para fazer o cabelo crescer mais rápido e mais forte. Seguir um cronograma capilar é a melhor maneira de assegurar que seus fios estão recebendo os nutrientes e proteínas necessários para que se mantenham em constante crescimento. O cronograma é um planejamento de tratamentos para o cabelo usando três tipos de máscara: uma de hidratação, uma de nutrição e uma de reconstrução. A proposta é revezar o uso delas para atender as diferentes necessidades da fibra capilar. A frequência com que cada uma é usada pode variar: quem sofre com muita quebra de cabelo, por exemplo, precisa fazer reconstrução mais vezes; já quem tem muito frizz pode priorizar a nutrição. Tudo depende de como seu cabelo está atualmente, então o melhor é realizar um diagnóstico capilar com um cabeleireiro para identificar exatamente o que seus fios precisam no momento.
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
2) O cabelo está quebrando facilmente
Se o seu cabelo parece nunca passar de um certo comprimento, pode ser que o problema na verdade seja a quebra. Os fios estão sempre em crescimento, mas quando estão fragilizados tendem a partir nas pontas, então nunca chegam ao tamanho que você deseja. Para tratar esse quadro, é importante usar produtos com ação fortalecedora durante o banho. Fórmulas que dão mais resistência à estrutura do fio ajudam a diminuir a quebra, então eliminam a impressão de que o cabelo está sempre do mesmo tamanho. A linha Extentioniste, de Kérastase, foi desenvolvida com o objetivo de atender essa necessidade. A coleção conta com shampoo , condicionador , máscara e sérum para que você possa realizar um programa de tratamento completo, que reforça e revitaliza a fibra capilar para estimular o crescimento saudável das madeixas.
No caso dos cabelos danificados, é preciso tratar as causas dos danos para diminuir a quebra. Um dos motivos mais comuns para esse quadro é a realização de procedimentos químicos em excesso. Se você tem o costume de alisar, colorir ou descolorir o cabelo, lembre-se de sempre ir a um salão de beleza de confiança e de dar um espaço de tempo entre os retoques para que a fibra capilar se recupere.
Outra causa comum para a quebra é o uso em excesso de secador, chapinha e babyliss. Esses aparelhos usam o calor para modelar os fios e podem deixá-los muito ressecados se forem usados com frequência. Por isso, é fundamental reduzir o uso e aplicar um bom protetor térmico antes de iniciar o styling. Nossa dica é o L'incroyable Blowdry, de Kérastase, que mantém a fibra protegida e ainda prolonga a durabilidade da finalização.
3) Você não cuida do couro cabeludo como deveria
Outro problema comum é cuidar muito do cabelo e esquecer do couro cabeludo. É nele que o fio começa a crescer, então a saúde e o equilíbrio da região são essenciais para quem deseja cabelos mais compridos. O Sérum Extentioniste, de Kérastase, foi desenvolvido justamente para estimular a renovação e o crescimento do dos fios a partir do cuidado com a raiz. Assim como o restante da linha, o sérum é formulado com ingredientes que fortalecem a fibra capilar para diminuir a quebra e, com isso, ajudar as madeixas a conquistarem novos comprimentos. Ele pode ser aplicado 1 ou 2 vezes por semana, sempre depositando 3 pipetas diretamente no couro cabeludo e massageando gentilmente por toda a superfície. Como ele não é oleoso, não precisa de enxágue, então é só prosseguir com a finalização como preferir.
4) Sua dieta é carente em vitaminas
Além dos nutrientes presentes nos produtos que são aplicados nos fios, os que são ingeridos por meio da alimentação também fazem toda a diferença para quem quer fazer o cabelo crescer mais rápido. Não é preciso seguir nenhuma dieta regrada para observar bons resultados; basta se certificar de que está consumindo alimentos variados, ricos em nutrientes e proteínas, e bebendo bastante água. Assim, seu corpo tem o combustível que precisa para renovar suas células e os cabelos ganham muito mais força e vitalidade.
5) Você não corta o cabelo há muito tempo
Apesar de cortar o cabelo não influenciar diretamente o ritmo de crescimento dos fios, a prática ainda assim é importante para quem quer conquistar cabelos longos. Mesmo que seja só para aparar, é importante ir ao salão de beleza pelo menos uma vez a cada quatro meses. Com o passar das semanas, o cabelo - sobretudo se estiver fragilizado - forma pontas duplas, que tendem a se estender pelo comprimento e levam à quebra dos fios. Se você mantiver as pontas sempre aparadas, pode evitar que esse efeito se agrave. No entanto, se adiar por muitos meses, pode ter que cortar uma parte maior do que desejava para fazer o cabelo parar de quebrar.
Agende uma visita ao salão de beleza para cuidar dos cabelo!
Publicado por: Barbara Gonçalves, Sexta-feira 21 de setembro de 2018 - 16h30
Mais Cabelo longo

Qual corte fazer para deixar o cabelo crescer? Confira as melhores opções

Retrospectiva 2019: 5 cortes de cabelo que mais fizeram sucesso no ano

8 fotos de penteados para cabelos longos para usar nas festas de fim de ano
Últimas matérias

4 cortes para cabelo cacheado para experimentar em 2020

Penteados para o Natal 2019: 6 ideias para usar no final de ano

Vai cortar o cabelo cacheado? 4 coisas para manter em mente na hora de mudar o visual

Como usar bobes no cabelo para dar volume e movimento aos fios

Ombré hair loiro mel: tudo sobre o cabelo com mechas que promete brilhar no verão

15 fotos de corte bob para cabelo fino que vão te inspirar a adotar o visual