
Bruno Galhardo


Hairstylist e expert Kérastase no Brasil
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
A queda de cabelo é um problema que afeta mulheres de várias idades, e quem sofre com esse quadro com certeza já deve ter se perguntado o porquê da fragilidade dos fios. "Existem cerca de 9 principais fatores inflamatórios no couro cabeludo, e mais alguns problemas crônicos e/ou genéticos que podem levar à queda", explica o hairstylist Bruno Galhardo, expert Kérastase. Por isso, é essencial procurar orientação com cabeleireiros, nutricionistas e dermatologistas para entender o seu caso de uma forma mais completa e encontrar o melhor tratamento de acordo com a necessidade. Para te ajudar a identificar o que pode estar acontecendo, reunimos algumas possíveis causas da queda e como lidar com a situação. Confira!
Leia também: o cabelo cai mais no verão ou no inverno?
1) Cabelo caindo por causa da alimentação é um quadro comum
Uma das razões que pode explicar por que o cabelo está caindo é a má alimentação. Se você não tem o costume de manter uma dieta equilibradas e rica em vitaminas, proteínas e minerais no dia a dia, é possível que esteja sofrendo com deficiências nutricionais. Algumas das carências mais comuns que podem provocar o problema são de ferro, zinco e vitaminas do complexo B e D, já que esses nutrientes são essenciais para a formação dos folículos capilares e para dar força e resistência aos fios. Quando estão em falta no organismo, é comum perceber cabelo e unhas enfraquecidos e quebradiços, o que a longo prazo pode causar problemas ainda mais graves. Por isso, o melhor a se fazer nesse caso é buscar um nutricionista para organizar a alimentação para repor as substâncias essenciais e, se for o caso, investir na suplementação prescrita por ele para reequilibrar o organismo.
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
2) A queda de cabelo pode ser provocada pelo excesso de estresse no dia a dia
O estresse é uma das causas mais comuns por trás da queda de cabelo. Isso acontece porque períodos de muita tensão ou preocupação provocam mudanças significativas no organismo, e isso influencia diretamente na saúde capilar. Em fases mais difíceis, os folículos capilares param de crescer temporariamente, entrando em uma fase de repouso e modificando o ciclo natural de crescimento dos fios. Se você desconfia que esse seja o seu caso, experimente incluir na rotina hábitos que possam controlar a ansiedade, como atividades físicas e meditação, além de buscar momentos de lazer e cuidado pessoal. Além disso, você também pode experimentar um tratamento caseiro com as ampolas Cure Fortifiantes Anti-Chute , da linha Genesis de Kérastase, que conta com células estaminais de Eldelweiss e raiz de gengibre para estimular a micro-circulação couro cabeludo, prevenir a queda e fortalecer a fibra. Aproveite o momento da aplicação para massagear o couro cabeludo e criar uma atmosfera relaxante. O uso contínuo por 6 semanas apresenta ótimos resultados na recuperação da densidade capilar.
3) Alterações hormonais são motivos comuns que explicam por que o cabelo está caindo
As alterações hormonais, comuns especialmente em algumas fases da vida, podem provocar um aumento na queda de cabelo. Os hormônios são muito importantes para a formação da estrutura capilar, e quando são produzidos em quantidade insuficiente ou em excesso, tendem a prejudicar a resistência dos fios e deixá-los mais fragilizados e propensos a cair. Esse quadro é bastante comum também entre pessoas que apresentam alguma condição pré-existente, como nos casos de disfunções da tireoide e síndrome dos ovários policísticos. Apesar disso, as alterações também podem acontecer devido a um fato específico, como a troca da pílula anticoncepcional, a entrada na menopausa e o pós-parto, já que são momentos em que o corpo precisa se acostumar à um novo ciclo. O ideal em qualquer um desses casos é conversar com seu médico para fazer um diagnóstico completo e entender se é indicado usar remédios durante o tratamento.
4) Queda de cabelo: reações do couro cabeludo à produtos e química pode fazer os fios caírem
Outro motivo que pode explicar o porquê do cabelo estar caindo é a reação do couro cabeludo ao uso de algum produto. Certos itens de uso diário, como shampoo, condicionador ou leave-in, podem estar causando alergias que bloqueiam os folículos capilares de atuar, fazendo com que as madeixas fiquem mais fragilizadas e as células do couro cabeludo não se renovem. A melhor forma de identificar se esse é o seu caso é procurar um cabeleireiro e um médico alergista para entender qual dos itens pode estar causando o problema. Além disso, a queda também pode ser uma reação da fibra capilar à químicas como alisamento e coloração, então pode ser uma boa ideia espaçar os retoques para observar como os fios reagem. Nesse meio tempo, experimente usar diariamente Sérum Fortifiant Anti-Chute , de Kérastase, que tem ação fortificante e ajuda a combater tanto a queda quanto a quebra. Para utilizá-la, é só aplicar 4 doses na raiz dos fios secos ou úmidos e massagear para distribuir. A fórmula não requer enxágue e pode ser usada uma vez por dia por 6 semanas para obter resultados profundos.
5) A queda de cabelo pode estar ligada a infecções do couro cabeludo
As infecções ou problemas no couro cabeludo também estão entre as possíveis causas da queda de cabelo. Alopecia, foliculite e dermatites são algumas das doenças que afetam a região, e normalmente são causadas por bactérias ou fungos que provocam a descamação e deixam a fibra capilar desequilibrada, fazendo os fios caírem. Por isso é tão importante procurar um dermatologista para integrar o tratamento, já que ele poderá fazer o diagnóstico correto do problema e indicar medicamentos tópicos ou orais para auxiliar na recuperação da densidade capilar. Enquanto isso, você pode manter hábitos saudáveis no dia a dia como evitar o uso excessivo de ferramentas de calor e água quente durante o banho para não ressecar e aumentar a produção de sebo, já que isso pode agravar ainda mais o quadro de queda. Usar um shampoo para equilibrar o couro cabeludo também é muito indicado nesse caso. A linha Genesis conta com duas boas opções: Bain Hydra-Fortifiant , para cabelos finos ou oleosos, e Bain Nutri-Fortifiant, para fios grossos ou secos. Ambos realizam uma limpeza suave enquanto preparam a fibra para receber novos tratamentos, então são perfeitos para incluir na rotina de cuidados com os cabelos.
Publicado por: Maria Antonia Rocha, Terça-feira 19 de maio de 2020 - 10h53
Mais Queda de cabelo

Como tratar queda de cabelo feminino: 4 dicas para todos os tipos de fios

Produtos para queda de cabelo: conheça as melhores fórmulas para tratar os fios

O que é bom para queda de cabelo? 5 dicas valiosas para fazer os fios pararem de cair
Últimas matérias

Vai adotar o cabelo loiro pela primeira vez? Veja 4 tonalidades para fazer luzes nos fios escuros

Como dar vida aos cabelos: conquiste brilho, maciez e movimento com 7 dicas de expert

Cabelo loiro danificado: como fazer reconstrução capilar em casa para tratar fios com luzes ou descoloração

Cabelo cinza em 2021: grisalho ou colorido, o visual promete brilhar no novo ano

Cabelo ruivo acobreado intenso é a aposta perfeita para quem quer renovar o visual em 2021

Franja longa cortina: 5 motivos para apostar no corte de cabelo que é tendência