
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
Descolorir o cabelo é um processo necessário para adotar uma cor mais clara do que a natural dos fios, seja para fazer mechas ou para apostar em uma coloração global. A descoloração pode ser mais suave, clareando apenas alguns tons para conseguir uma iluminação mais sutil e servir de base para tons mais fechados, ou mais intensa, no caso de quem quer adotar o loiro platinado ou um cabelo colorido em tom pastel. Seja qual for o caso, o procedimento é super delicado e exige vários cuidados, tanto por parte do profissional quanto do cliente, para ter um bom resultado, e mesmo assim é provável que o cabelo fique danificado em algum grau após o fim do processo. Reunimos dicas e explicações sobre essa transformação para te preparar e te ensinar a lidar com o novo visual. Confira!
Saiba mais: como preparar o cabelo para ficar loira sem arrependimentos!
Como funciona a descoloração do cabelo
A descoloração é o processo de retirada de pigmentos da fibra capilar para deixá-la mais clara e, com isso, criar uma base para a aplicação de tonalizantes ou colorações. O processo dilata a cutícula e deixa o fio poroso, facilitando a entrada e a saída de pigmentos, água e nutrientes. Por isso, é comum sentir os fios mais secos, ásperos e encorpados após o procedimento. Outro efeito colateral possível da fragilidade provocada pela descoloração é a formação de pontas duplas, um quadro que pode levar à quebra dos fios se não for tratado. Esses efeitos não significam que é errado descolorir o cabelo. São apenas informações que você precisa conhecer antes de transformar o visual para saber exatamente como é importante tomar algumas precauções e cuidados com esse tipo de química.
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
Como evitar que a descoloração danifique o cabelo
A primeira regra da descoloração é que ela deve ser sempre feita por um cabeleireiro profissional. Ele vai saber analisar o estado dos fios antes de iniciar o processo para assegurar a saúde da fibra, evitar a quebra e até o corte químico, garantir um resultado homogêneo e preservar a integridade dos fios. Outro detalhe que faz toda a diferença no processo é usar produtos da mais alta qualidade, que combinem o clareamento efetivo com proteção e cosmeticidade para a fibra. Para clarear um cabelo escuro ou grosso, pode ser necessário ir mais de uma vez ao salão de beleza e realizar a transição gradualmente, sem sacrificar demais a saúde das madeixas. Se essa for a indicação do seu cabeleireiro, aproveite os intervalos para realizar tratamentos de nutrição e reconstrução capilar, que vão ajudar a fortalecer os fios e evitar a quebra.
Como preparar e cuidar do cabelo descolorido
Cada cabelo é único. Por isso, escute o que o cabeleireiro tem a dizer sobre as necessidades dos seus fios tanto antes quanto depois da descoloração. "O importante é você entender qual é o tipo de dano que seu cabelo sofreu, se ele precisa de uma nutrição, se ele precisa de resistência ou se ele precisa de produtos de finalização, e principalmente entender se esse dano é recuperável ou se realmente a gente precisa cortar, se é um cabelo que já está muito processado, para investir em um corte que te valoriza mas também que você vá renovando a fibra muito mais rápido", explica o hairstylist Bruno Viana, embaixador L'Oréal Professionnel.
Para fortalecer a fibra capilar antes e depois do procedimento, a recomendação do expert é usar durante o banho a linha Inforcer, formulada com biotina e vitamina b6 para reduzir a quebra e fortalecer os fios desde a raiz até as pontas. "Inforcer é um tratamento que traz bastante resistência para o cabelo, até para que não fique quebradiço" conta. "A mulher brasileira hoje entende que a cor está muito ligada à saúde, que a gente não pode abrir mão de um ou do outro, eles têm que andar juntos, então Inforcer coopera bastante para isso" explica.
Outro cuidado fundamental é evitar ao máximo expôr os fios a outros causadores de danos. Quando for passar muito tempo ao ar livre, por exemplo, é importante proteger os fios com um produto que ofereça filtro UV. Reduza ao máximo o uso de chapinha, secador e babyliss, que também sensibilizam os fios. Quando utilizar essas ferramentas, aplique sempre um protetor térmico primeiro para blindar os fios. Por fim, lembre-se de ir ao salão de beleza regularmente para cuidar das madeixas com um profissional.
Conheça o Salon Locator e encontre um salão de beleza perto de você!
Publicado por: Barbara Gonçalves, Segunda-feira 15 de outubro de 2018 - 15h15
Mais Cabelo loiro

Vai adotar o cabelo loiro pela primeira vez? Veja 4 tonalidades para fazer luzes nos fios escuros

Cabelo loiro danificado: como fazer reconstrução capilar em casa para tratar fios com luzes ou descoloração

Cabelo cacheado loiro: 30 fotos para se inspirar + dicas para cuidar das luzes
Últimas matérias

Hidratação capilar com ácido hialurônico: tudo sobre o ingrediente que vai revitalizar seus fios

Cor de cabelo castanho médio: tudo sobre o tom escuro e natural que vai te conquistar

Cabelo danificado, elástico e quebradiço: 5 dicas para salvar seus fios

Como fazer ondas no cabelo: 3 técnicas para experimentar no verão

Hidratação para cabelo fino: como deixar os fios macios e brilhosos sem pesar

Cortar o cabelo não faz ele crescer: conheça o segredo para preservar o comprimento sem aparar as pontas