Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
A porosidade capilar é um índice que mede a capacidade do fio de absorver substâncias. Ela pode ser alta, média ou baixa. No caso dos cabelos cacheados, o problema ocorre com maior frequência por conta do formato encaracolado dos fios, que dificulta a distribuição dos nutrientes, e óleos produzidos na raiz, que protegem e nutrem os fios, pelo comprimento e pontas. Essa carência da oleosidade natural resulta em uma maior facilidade de abertura das cutículas, tornando os fios mais suscetíveis ao ressecamento e à porosidade. Quando estão porosos, os fios tendem a apresentar sinais marcantes, como falta de definição, frizz e toque áspero. Para que você entenda mais sobre porosidade capilar em cabelos cacheados, reunimos tudo o que você precisa saber sobre o tema. Confira!
Veja também: segredos de expert para nutrir os cabelos cacheados
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
Entenda o que é porosidade capilar
A porosidade capilar é um índice que mede a capacidade do fio de absorver e reter substâncias - como água, vitaminas e nutrientes - em seu interior. Esse fator é medido de acordo com a abertura das cutículas capilares e determinam se os cabelos estão com alta, média ou baixa porosidade. Os cabelos porosos, ou com alto índice de porosidade, são caracterizados por possuírem cutículas extremamente abertas. Essa abertura resulta em uma maior facilidade de absorver água e nutrientes mas, em contrapartida, o fio é incapaz de reter as substâncias, pois perde-as rapidamente. Esse grau de porosidade pode ser resultado de danos ocasionados por químicas ou por hábitos diários, como o uso excessivo de ferramentas de calor, a realização de química, a exposição solar sem proteção ou ser uma característica genética.
A média porosidade é o nível intermediário e também o mais saudável de todos. Esse tipo de fio possui as cutículas mais alinhadas e levemente abertas, o que resulta em uma boa capacidade de absorver água e nutrientes e de mantê-los dentro da fibra. Esse tipo de fio costuma apresentar um aspecto saudável, livre de ressecamento e capaz de manter o tratamento dentro da fibra.
A baixa porosidade é o estado contrário do nível alto. Os fios com esse nível possuem cutículas bastante fechadas, o que resulta em uma baixa absorção de água e nutrientes por conta do aspecto selado das escamas. Esse tipo de fio possui dificuldade em receber tratamentos pois a fórmula não consegue penetrar na fibra capilar.
Entenda porque os cabelos cacheados tendem a ter alta porosidade
Por conta de seu formato encaracolado, a oleosidade natural do couro cabeludo possui dificuldade em chegar ao comprimento e pontas do cabelo cacheado, o que deixa essa região mais sensível e desprotegida. Por conta dessa tarefa de proteção, as cutículas capilares são mais suscetíveis a sofrer danos e terem sua estrutura afetada. Esse grau de sensibilidade permite que as escamas sejam abertas com uma maior facilidade e, consequentemente, que os fios ganhem um aspecto poroso. Quando estão nesse estado, os cabelos cacheados apresentam sintomas de ressecamento grave, como cachos disformes, frizz intenso, toque áspero e pontas duplas. Nesse caso, é imprescindível procurar um expert para realizar um diagnóstico capilar e receber um tratamento específico para reverter o quadro.
As principais causas da alta porosidade no cabelo cacheado
As causas da alta porosidade capilar nos cabelos cacheados são bastante diversas e vão desde a alta exposição ao sol até o uso de ferramentas do calor sem a devida proteção. A ação solar e o uso intenso de chapinha e secador sem proteção agravam a alta porosidade por conta da ação do calor sobre os fios, que provoca a dilatação das escamas capilares, o que aumenta o grau de porosidade no cabelo. Alguns hábitos diários, como tomar banho com água muito quente, também contribuem para o agravamento do quadro e o ressecamento dos fios. Por isso, é preciso proteger os cabelos da ação do sol com um bom leave-in com proteção solar antes de sair de casa e aplicar um protetor térmico antes de estilizar os fios com ferramentas de calor. Os banhos muito quentes também devem ser evitados, assim como a utilização de shampoos com ação muito adstringente, para evitar a abertura excessiva das cutículas. Converse com seu cabeleireiro para descobrir qual é a melhor rotina capilar para você.
Como tratar o cabelo cacheado com alta porosidade
A melhor forma de tratar os cabelos cacheados porosos é investindo em um tratamento profissional no salão de beleza para reverter o quadro. A cauterização capilar é um dos procedimentos mais indicados para esse tipo de problema, já que recupera a estrutura dos fios, alinha as cutículas e reduz sua abertura para um nível saudável. Dessa forma, o fio recebe a reposição das proteínas perdidas e recupera sua capacidade de absorção e retenção de substâncias. Para reverter o ressecamento e recuperar os nutrientes, é preciso investir em uma nutrição profunda com máscaras ricas em lipídios e com alto poder reconstrutor para fazer a manutenção em casa.
A hairstylist e embaixadora de L'Oréal Professionnel, Brunna Fabrício, indica a coleção Absolut Repair Lipidium para realizar o tratamento dos cabelos. "É uma linha que repõe os lipídios do cabelo, então é bem bacana porque também é uma linha de reparação. Você repõe o lipidium para o fio e isso vai trazer muita suavidade enquanto reconstrói a fibra", explica. "A coleção conta com shampoo, condicionador, e a máscara, que você pode usar uma vez por semana. Também tem o leave-in protetor - que é legal porque tem proteção térmica para o calor do secador, então você pode passar um pouco antes de usar secador, chapinha ou babyliss", recomenda a expert. Você pode usar a coleção diariamente ou intercalar com produtos voltados para a definição dos cachos e para a sua textura natural.
Encontre um salão de beleza perto de você e trate os cabelos com um expert!
Publicado por: Fernanda Oliveira, Terça-feira 03 de setembro de 2019 - 16h52
Mais Dicas de experts

Shampoo detox pode evitar cabelo quebrado e manchado. Saiba como usar

Reconstrução capilar profissional: o que é, como fazer e dicas de produtos

Como fazer hidratação no cabelo antes da escova? 4 segredos para evitar danos do secador
Últimas matérias

Corte repicado com franja: 5 estilos que estão em alta

Shampoo detox pode evitar cabelo quebrado e manchado. Saiba como usar

Qual o melhor tom de loiro para pele clara? Valorize o visual com essas 4 nuances

Reconstrução capilar profissional: o que é, como fazer e dicas de produtos

Cabelo curto com luzes platinadas: veja 20 inspirações

Como fazer hidratação no cabelo antes da escova? 4 segredos para evitar danos do secador