Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
Você tem dúvidas se pode fazer luzes e escova progressiva no seu cabelo? Quem quer adotar um novo visual muitas vezes opta por fazer química no cabelo para realizar uma mudança mais duradoura. Há muitos tipos de procedimentos diferentes que podem ser realizados dependendo do seu objetivo, mas dois dos mais comuns são fazer luzes no cabelo e fazer escova progressiva. Muitas pessoas escolhem realizar tanto as mechas quanto o alisamento, mas essa combinação exige bastante cuidado para não sacrificar a saúde e a integridade dos fios. Reunimos as melhores dicas sobre o assunto para te ajudar a avaliar os prós e contras e decidir qual é a melhor escolha no seu caso. Confira!
Saiba mais: devo cortar o cabelo antes ou depois da progressiva?
Tem problema fazer luzes em cabelo com progressiva?
Se o objetivo é fazer luzes e escova progressiva, qual deve vir primeiro? A verdade é que a ordem não importa muito porque vai se inverter na hora de retocar. No entanto, vale a pena entender como cada uma dessas químicas atua no fio para tomar a decisão com confiança. O cabelo com progressiva, por exemplo, pode oferecer uma certa resistência à mistura descolorante usada para fazer luzes. "O que a progressiva faz - assim como botox, selagem e outros procedimentos semelhantes - é encapsular o fio, criando uma película ao redor dele. Com isso, o fio fica com uma aparência bonita por fora porém machucado por dentro", explica Brunna Fabrício, hairstylist e embaixadora L'Oréal Professionnel.
Isso significa que os danos no interior da fibra serão mascarados pelo exterior brilhoso e polido. Na hora de fazer as mechas, você pode ser surpreendida pelos fios se partindo ou ficando elásticos por conta dessa fragilidade. "Você acha que o fio está tratado mas não está. Dependendo do quanto tem de progressiva, pode até impedir a descoloração de chegar em uma cor bonita, então o resultado fica amarelado e não consegue chegar em tons mais claros porque o cabelo tem essa barreira", afirma Brunna. Para evitar essa reação ou até mesmo um corte químico, é fundamental que o cabeleireiro utilize produtos com ingredientes compatíveis e que protejam ao máximo a saúde da fibra capilar. Procure sempre um bom profissional para realizar a transformação com segurança.
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
O que acontece se fizer progressiva depois das luzes?
Outro cenário comum nos salões de beleza é a pessoa querer fazer progressiva após as mechas loiras para conferir uma aparência mais sedosa aos fios, já que eles tendem a ficar sensibilizados após a descoloração. "Quando a gente faz mechas no cabelo, independente da cor, o pó descolorante retira não apenas os pigmentos do fio de cabelo como também as proteínas, os nutrientes, as vitaminas, a queratina, tudo que está no fio. Isso geralmente não é um problema porque para repor tudo isso nós temos produtos de nutrição, de reconstrução, de fortalecimento para o fio, então vamos devolver o que foi retirado", explica Brunna.
Por isso, a expert reforça que é importante realizar um tratamento no salão no mesmo dia das mechas para já começar o processo de recuperação da fibra. "Muitas mulheres preferem pular essa etapa por considerarem desnecessária. Com o passar do tempo, elas sentem o cabelo mais ressecado e escolhem fazer uma progressiva, pensando que estão tratando. Só que o cabelo está totalmente frágil e oco porque passou por uma descoloração e não foi tratado", explica a expert. Com isso, a aparência pode ficar bonita e polida, mas conforme o alisamento começa a sair, o cabelo danificado se torna mais perceptível. Conforme você vai retocando as duas químicas sem o devido cuidado, a tendência é sensibilizar cada vez mais o fio.
Qual é a melhor forma de conciliar o cabelo com química e luzes?
Muitos profissionais não recomendam misturar dois tipos de química no cabelo por conta das limitações que isso pode provocar, mas você sempre pode visitar um salão de beleza de confiança para realizar os procedimentos. Um bom profissional vai trabalhar com produtos de qualidade e realizar um teste de mecha para ter certeza de que seus cabelos vão aguentar todo o processo. Além disso, ele irá te orientar a respeito da frequência ideal para o retoque e os cuidados essenciais para manter o resultado bonito e o fio saudável após a mudança.
Para atender às necessidades do cabelo com química, é fundamental utilizar uma linha de tratamento voltada especialmente para fortalecer e reparar a fibra. Uma boa opção para os cuidados no dia a dia é a linha Absolut Repair Pós-Química, de L'Oréal Professionel, desenvolvida justamente para esses casos. A fórmula conta com Pró-spirulin Complex, uma tecnologia que combina proteínas, lipídios, vitaminas A, B e E, minerais, ceramidas e Intracylane, uma substância que preenche as áreas danificadas da fibra. O resultado é um cabelo mais macio, brilhoso, maleável, forte e resistente, saudável por dentro e radiante por fora.
No dia a dia, você pode usar o shampoo e a máscara para combinar uma limpeza suave porém eficaz com um poder de tratamento intensivo para o fio. Depois do banho, finalize com o creme de pentear, que vai ajudar a selar os nutrientes na fibra para prolongar a durabilidade dos resultados. Além disso, ele também oferece proteção térmica para quem quiser secar o cabelo com secador depois, porém o ideal é evitar ao máximo o uso de ferramentas de calor. Como as madeixas já vão estar mais sensíveis por conta da química, guarde esses aparelhos para ocasiões raras e especiais.
Marque um horário no salão de beleza para mudar o visual com segurança!
Publicado por: Barbara Gonçalves, Sexta-feira 13 de setembro de 2019 - 17h17
Mais O Poder da Cor

Tudo sobre loiro perolado: nuances, como apostar e como cuidar da cor

16 antes e depois de castanho claro dourado e dicas para cuidar da nuance

Cabelo loiro mel: 5 passos para cuidar em casa e manter a cor dos fios sempre luminosa
Últimas matérias

Vai platinar o cabelo? Expert conta 4 cuidados com o loiro após descolorir

Cabelo quebrou na hora da descoloração: o que fazer quando os fios sofrem um corte químico

Tudo sobre loiro perolado: nuances, como apostar e como cuidar da cor

Day after: 6 penteados e dicas de finalização para cacheados, crespos e ondulados

16 antes e depois de castanho claro dourado e dicas para cuidar da nuance

Tudo sobre Blondage High Bright, lançamento de Redken para recuperar o brilho do cabelo loiro