
Lucas Possetti

Hair Colorist & Stylist
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
Os produtos para cabelo liso e alisado vão muito além de shampoo e condicionador. Embora sejam considerados mais fáceis de cuidar, os fios sem curvatura também têm características e necessidades específicas que exigem atenção no dia a dia. O excesso de frizz, a raiz oleosa e as pontas secas são alguns exemplos. Sem os cuidados necessários, os fios podem ficar danificados e sem vida. Para evitar esses problemas, conheça 6 produtos para cuidar do cabelo liso e alisado em casa que você precisa ter!
1. O shampoo antioleosidade é um produto essencial para o cabelo liso e alisado
É bastante comum que o cabelo liso seja mais oleoso que outros tipos de cabelo. No caso dos cabelos alisados, o problema é ainda mais frequente por conta da película criada pelos produtos de alisamento ao redor dos fios, o que impede que a fibra capilar absorva a oleosidade natural do couro cabeludo. Por isso, um shampoo para cabelo oleoso é essencial na rotina de quem tem os cabelos lisos ou alisados para controlar o excesso de oleosidade, evitando que os fios fiquem pesados, opacos e sem movimento.
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
2. O shampoo a seco faz a manutenção do cabelo liso e alisado entre as lavagens
Por conta do excesso de oleosidade, muitas pessoas de cabelo liso e alisado lavam o cabelo diariamente. Embora não seja totalmente incorreta, essa prática pode ressecar o comprimento e as pontas dos fios. Para evitar esse problema, o shampoo a seco é um dos produtos para cabelo liso e alisado que não podem faltar na rotina. Com ele é possível fazer um "refresh" na raiz dos fios sem que seja necessário lavar com o shampoo, o que possibilita reduzir a frequência de lavagens para dia sim, dia não ou uma vez a cada dois dias, de acordo com o nível da sua oleosidade.
3. Máscara de hidratação é um produto para cabelo liso que não pode faltar na rotina
Um mito que ronda os cabelos lisos, especialmente os naturais, é que eles não precisam de hidratação. A oleosidade também é um fator que contribui para isso, já que muitas pessoas temem que as madeixas fiquem mais oleosas e pesadas após o tratamento. Mas não é bem assim: a hidratação é essencial para todos os tipos de cabelo porque ajuda a repor nutrientes que os fios perdem no dia a dia e previne o ressecamento e o frizz. Por isso, quem tem cabelo liso e alisado deve incluir uma máscara de hidratação na rotina.
A dica para acertar na escolha da máscara é investir em um produto específico para cabelos lisos, como a máscara Liss Unlimited, de L'Oréal Professionnel, que contém aminoácidos e óleo de Kukui para controlar o frizz e garantir mais maciez e brilho sem pesar. Além disso, é essencial respeitar o tempo de pausa indicado na embalagem e aplicar o produto apenas no comprimento e pontas.
Leia também: 5 motivos para fazer nutrição nos cabelos lisos e alisados
4. Tenha uma máscara de pós-química específica para o cabelo liso com coloração ou alisado
Outro produto para cabelo liso e alisado essencial para ter em casa é uma máscara pós-química específica para as necessidades do seu cabelo. Para quem tem cabelos lisos com luzes, loiros ou com outra coloração é indicado investir em tratamento específico para fazer a manutenção da cor e manter os fios saudáveis após a transformação.
Já quem tem os cabelos alisados com progressiva deve ficar atenta à necessidade de reparação dos fios após o alisamento, que pode deixá-los sensibilizados e até quebradiços sem os cuidados necessários. Uma máscara rica em proteínas é certeira para essa tarefa, já que esses nutrientes são conhecidos pelo poder de fortalecer e restaurar fios danificados. A linha Absolut Repair Gold Quinoa + Protein é uma boa aposta, pois além de conter proteínas e quinoa dourada na composição, inclui dois tipos de máscara: a máscara tradicional para fios normais a grossos e a máscara dourada para fios normais a finos - que pode ser a melhor opção para quem teme que o cabelo liso e alisado fique pesado após um tratamento.
5. Leave-in é um produto para cabelo liso e alisado que trata e protege os fios no dia a dia
Os cabelos lisos e alisados podem até ser mais fáceis de desembaraçar, mas isso não significa que eles não precisam de leave-in. Mais do que facilitar o desembaraço, esse produto dá continuidade ao tratamento iniciado pelo shampoo, condicionador e/ou máscara, já que é sem enxágue e fica nos fios até a próxima lavagem. O leave-in também ajuda a proteger o cabelo de agressões externas, como sol, poluição e umidade, reduzindo possíveis danos que os fios possam sofrer.
A textura fluída e ação hidratante e nutritiva do leave-in 10-in-1 Oil de Absolut Repair é uma boa aposta para o cabelo liso e alisado. "As pessoas têm um pouco de preconceito com o uso de óleo no cabelo por acharem que vai ficar super oleoso e, na verdade, não. Os óleos próprios para cabelo, que têm cosmeticidade, não deixam o cabelo oleoso, desde que você use da maneira correta", afirma o hairstylist Lucas Possetti, embaixador de L'Oréal Professionnel. Assim como o condicionador e a máscara, o leave-in (seja em óleo ou em creme) deve ser aplicado apenas no comprimento e pontas dos fios.
6. Para quem usa chapinha, protetor térmico evita danos nos cabelos lisos e alisados
Secar os cabelos com secador e modelar com chapinha ou babyliss é uma prática que pode causar danos aos fios a longo prazo. Para quem faz escova progressiva e usa essas ferramentas de calor com frequência, os danos podem ser ainda mais profundos por conta da química presente no cabelo. Por isso, o protetor térmico não pode faltar na rotina do cabelo liso e alisado. Normalmente, produtos de finalização e leave-ins oferecem proteção térmica, o que facilita a rotina. No entanto, nem sempre é o caso, portanto vale ficar atenta às embalagens dos produtos para adquirir a versão correta.
Publicado por: Amanda Cardoso, Terça-feira 08 de março de 2022 - 11h45
Mais Dicas de experts

Vai platinar o cabelo? Expert conta 4 cuidados com o loiro após descolorir

Cabelo quebrou na hora da descoloração: o que fazer quando os fios sofrem um corte químico

Qual a diferença entre cabelo cacheado e cabelo crespo? Especialista explica e dá dicas para cuidar dos fios
Últimas matérias

Vai platinar o cabelo? Expert conta 4 cuidados com o loiro após descolorir

Cabelo quebrou na hora da descoloração: o que fazer quando os fios sofrem um corte químico

Tudo sobre loiro perolado: nuances, como apostar e como cuidar da cor

Day after: 6 penteados e dicas de finalização para cacheados, crespos e ondulados

16 antes e depois de castanho claro dourado e dicas para cuidar da nuance

Tudo sobre Blondage High Bright, lançamento de Redken para recuperar o brilho do cabelo loiro