
Jô Nascimento

Especialista em coloração, já recebeu o prêmio da Revista Cabelos e Cia como melhor colorista e também como melhor salão.
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
Há muitas formas diferentes de adotar um corte em camadas, então há opções para combinar com todos estilos. A única regra é que, para ser considerado um modelo dessa categoria, o cabelo não pode ser inteiro; ele precisa de uma graduação de alguma forma. A partir disso, o cabeleireiro pode personalizar o corte para as suas preferências: mais volume, menos volume, movimento, leveza, definição, discrição, textura... as possibilidades são infinitas. Para te ajudar a escolher seu próximo visual, reunimos os principais tipos de corte em camadas e que tipo de efeito eles proporcionam ao visual. Confira nossas dicas e inspire-se!
Veja também: 5 coisas que você precisa saber antes de adotar um corte em camadas!
Corte em camadas com pontas retas, em U ou em V
Um fator que faz toda a diferença no resultado do corte em camadas é o formato em que as pontas são aparadas. Uma das opções mais populares hoje em dia é o acabamento reto, que cria a ilusão de um cabelo mais denso. "O que fica mais moderno é quando olha esse cabelo de costas e ele tem uma base reta, inclusive para ganhar um pouco mais de volume nesse perímetro" explica Jô Nascimento , hairstylist e embaixadora L'Oréal Professionnel. Outros modelos populares são os que têm formato de U, que são mais curtos nas laterais e maiores atrás, ou cortes em V, com uma ponta mais comprida em destaque na parte de trás. Se não tiver uma preferência específica, o cabeleireiro pode te ajudar a escolher.
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
O corte em camadas clássico é perfeito para dar movimento aos fios
O corte em camadas clássico é aquele que permanece inteiro na parte de cima e tem as pontas repicadas em comprimentos diferentes ao longo de metade ou 2/3 do comprimento. Dessa forma, as pontas ficam "empilhadas", distribuídas em alturas diferentes. Esse efeito desconectado faz o cabelo parecer mais volumoso, além de conferir uma textura mais definida aos cabelos e realçar o movimento natural dos fios. O modelo é muito comum entre quem tem cabelo liso e quer dar um caimento com mais balanço aos fios, mas também é uma ótima aposta para quem tem cabelo cacheado e quer conquistar mais volume nas laterais e definição para a textura.
O corte com camadas longas proporciona leveza
Para quem gosta da leveza que o corte proporciona mas não quer mudar muito o caimento dos fios, a melhor opção é o modelo com camadas longas. Nesse corte, duas ou três camadas ficam próximas umas das outras, se concentrando apenas nas pontas do cabelo. O modelo é ideal para quem tem muito cabelo e quer desfazer o formato triângulo que surge quando as pontas ficam muito retas. Dessa forma, você consegue adicionar movimento e tirar um pouco do peso sem aumentar o volume em cima ou mudar radicalmente o visual.
Experimente o corte com camadas frontais para renovar o visual sem radicalizar
Para quem tem cabelos finos e quer conquistar mais movimento sem perder o pouco volume do comprimento, a melhor opção é o corte com camadas frontais. Nesse momento, o cabeleireiro vai criar um efeito repicado somente na frente para conferir mais balanço aos fios, enquanto a parte trás continuará inteira. Dessa forma, você preserva ao máximo a densidade das madeixas. O corte também é uma boa aposta para quem quer emoldurar o rosto e renovar o visual enquanto mantém o comprimento dos fios, independente da textura ou da espessura. Além disso, também é indicado para quem está deixando o cabelo crescer e quer só dar uma renovada no visual sem atrapalhar o processo. Que tal experimentá-lo na sua próxima visita ao cabeleireiro?
Shag cut é um corte de cabelo repicado que dá atitude ao visual
O shag cut é um corte de inspiração retrô indicado para quem não tem medo de ousar com visuais modernos e cheios de atitude. A proposta do modelo é criar camadas desde a altura dos olhos para dar volume à raiz e textura ao comprimento, além de diminuir o peso dos fios e garantir leveza já que encurta as mechas das laterais. O corte ainda pode incluir franja para criar harmonia com as camadas mais curtas e destacar o olhar. Para valorizar ao máximo as pontas desconectadas do shag hair, experimente borrifar o spray Beach Waves , de L'Oréal Professionnel, e amassar com as mãos quando os fios estiverem úmidos após o banho. "Ele é meu queridinho porque te permite criar uma textura bacana sem ter peso" explica Jô.
O corte em camadas para cabelo cacheado ou crespo requer graduação à mão livre
Os cortes em camada são muito populares entre quem tem cabelo ondulado, cacheado ou crespo porque conseguem distribuir melhor o volume natural dos fios e realçam a definição dos cachos e ondas por causa da leveza que conferem às mechas. No entanto, esse tipo de textura requer alguns cuidados especiais na hora do corte. Muitos profissionais preferem aparar os fios secos, o que permite que eles vejam a curvatura e o caimento de cada cacho individualmente. Assim, podem construir camadas à mão livre de acordo com o formato final que a cliente deseja obter. Ao final, o hairstylist vai lavar e finalizar novamente os cabelos para conferir se todos os detalhes estão no lugar e fazer possíveis retoques em algumas mechas que tenham passado despercebidas. Dessa forma, o resultado valoriza a textura natural e fica sempre personalizado.
Encontre um salão de beleza na sua região e agende uma visita!
Publicado por: Barbara Gonçalves, Segunda-feira 03 de fevereiro de 2020 - 11h37
Mais Cortes de cabelo

Franja longa cortina: 5 motivos para apostar no corte de cabelo que é tendência

Corte chanel de bico: 4 motivos para adotar o cabelo bob alongado na frente

Cortes de cabelo médio para 2021: 4 modelos para adotar e se apaixonar
Últimas matérias

Cabelo cinza em 2021: grisalho ou colorido, o visual promete brilhar no novo ano

Cabelo ruivo acobreado intenso é a aposta perfeita para quem quer renovar o visual em 2021

Franja longa cortina: 5 motivos para apostar no corte de cabelo que é tendência

Quer fazer o cabelo crescer? 5 mitos para deixar de acreditar e dicas de expert para ter fios longos

Cabelo cacheado loiro: 30 fotos para se inspirar + dicas para cuidar das luzes

Cabelo com caspa no verão: como tratar a descamação nos meses de calor