Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
Proteger o cabelo do sol é um hábito indispensável para todos, mas você sabia que alguns tipos de fio precisam de mais proteção solar? Dependendo de algumas características naturais ou do histórico de químicas, a fibra pode ter uma necessidade maior de uma barreira reforçada para impedir que os raios ultravioleta causem danos como ressecamento e desgaste da cor.
Além de descobrir em quais casos o protetor solar para cabelo é mais importante, também vale a pena conhecer produtos que ajudam a tratar a fibra exposta ao sol e outras dicas para manter a saúde capilar durante o verão. Confira nossas dicas!
Leia também: cabelo natural também precisa de proteção solar?
Cabelos cacheados, secos ou com química precisam de mais proteção solar
Para entender como proteger o cabelo do sol e evitar danos capilares típicos do verão, o primeiro passo é identificar quais são os fios mais sensíveis aos raios UV. Os cabelos cacheados e crespos estão entre os que precisam de filtro UV com mais frequência porque a curvatura da textura desde a raiz faz com que a oleosidade natural do couro cabeludo tenha dificuldade de alcançar o comprimento e e as pontas. Com isso, os fios têm uma tendência maior ao ressecamento, que pode ser agravado pela exposição aos raios solares.
Quem tem cabelo seco ou ressecado naturalmente também deve aplicar o protetor solar sempre que for se expor ao ar livre para garantir uma barreira que diminui os impactos do sol na fibra. O mesmo deve ser feito pelas mulheres que fizeram química recentemente, como descoloração ou alisamento, já que fios processados podem perder nutrientes e se tornar ásperos, opacos e sem vida mais facilmente.
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
Use produtos de nutrição capilar com filtro UV para cuidar do cabelo no verão
A melhor forma de proteger o cabelo no verão e garantir fios macios, saudáveis e sedosos durante todo o ano é investir em produtos de nutrição capilar. Além de ajudarem a repor os nutrientes perdidos no dia a dia, fórmulas nutritivas também restauram a hidratação natural das madeixas e protegem a fibra da oxidação. É o caso da coleção Soleil, de Kérastase, que conta com filtro UV, água de côco e vitamina E na composição.
O shampoo Bain Après-Soleil pode ser aplicado durante o banho para remover impurezas e começar a nutrir os fios da raiz às pontas. Em seguida, aposte na máscara da coleção para conferir nutrição profunda e proteção prolongada contra os raios ultravioleta. A linha ainda oferece duas opções de protetor solar para cabelo sem enxágue. O Huile Sirene tem uma fórmula híbrida entre texturizador e óleo capilar, proporcionando hidratação, proteção solar e um efeito beach waves que deixa o visual mais charmoso. Já o Crème UV Sublime conta com 24h de ação anti-frizz e previne o ressecamento, a opacidade e a formação de nós.
3) Use menos secador e chapinha para não deixar o cabelo ressecado no verão
Muitas pessoas sabem que usar ferramentas de calor sem a proteção adequada no dia a dia pode deixar o cabelo ressecado e opaco. O que podem não saber é que manter esse hábito no verão pode ser ainda mais prejudicial para a saúde capilar, já que as altas temperaturas emitidas pelos aparelhos colaboram para a perda de água e nutrientes, especialmente em fios com tendência ao ressecamento.
Isso faz com que o cabelo fique ainda mais sensibilizado e exposto aos danos causados pelo sol. Por isso, evite ao máximo o uso frequente dessas ferramentas e sempre aplique um bom protetor térmico.
4) Lavar o cabelo com água fria ajuda a evitar o ressecamento
Se você tem um cabelo seco naturalmente ou realizou um procedimento químico nos últimos meses, é fundamental lavar a cabeça com água fria ou morna durante o verão, já que é uma época em que os fios ficam mais expostos a desgastes. A água quente abre demais as cutículas e favorece a perda de nutrientes, o que pode agravar o aspecto opaco e sem vida. Já a água fria contribui para dar um toque extra de brilho e maciez da raiz às pontas.
6) Enxágue o cabelo depois de mergulhar para evitar acúmulo de resíduos
O sol, areia, cloro e água salgada do mar podem se acumular no cabelo e deixá-lo ressecado com mais facilidade no verão. Para evitar o problema, lembre-se de enxaguar o cabelo com água doce depois cada um mergulho no mar ou piscina.
"É aconselhável lavar os cabelos durante o dia de praia ou piscina, pois a água ajuda a retirar o excesso de agentes degradantes da fibra e o possível acúmulo de areia junto à água salgada", comenta Marcela Avi, gerente de educação Kérastase.
Além disso, é importante reaplicar o protetor solar para cabelo depois desse enxágue para prolongar sua eficácia e manter os fios sedosos o dia inteiro.
Publicado por: Maria Antonia Rocha, Quarta-feira 02 de dezembro de 2020 - 09h35
Mais Beleza de Verão

Cabelo danificado pelo sol: conheça os danos que os fios podem sofrer no verão

Cabelo loiro no verão: tudo que você precisa saber para fazer luzes e cuidar dos fios nos meses de calor

Cabelo ressecado pelo sol: como recuperar e proteger os fios no verão
Últimas matérias

5 dúvidas sobre hidratação capilar: aprenda a cuidar do cabelo ressecado em casa

Long bob em 2021: como adotar o corte de cabelo médio mais famoso do mundo esse ano

Cabelo queimado de sol com luzes: como adotar as mechas loiras com aspecto natural

Cabelo danificado e com quebra: como cuidar dos fios enfraquecidos em casa

Rabo de cavalo estiloso: 3 penteados fáceis de fazer que estão em alta em 2021

Cabelo platinado com luzes: as mechas loiras descoloridas vão te conquistar nessa temporada