
Fred Silveira

Hairstylist, make up artist e expert em loiros
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
Saber qual o melhor óleo para cabelo ressecado é essencial para recuperar a saúde dos fios. Os óleos capilares são produtos que conseguem penetrar os fios de cabelo e devolver nutrientes que recuperam a maciez e o brilho. Um desses nutrientes são os próprios lipídios presentes nos óleos que selam as cutículas e compõe uma camada protetora nos fios. Mas além disso, há outros nutrientes e ativos que são essenciais em um óleo para cabelo ressecado.
Veja as dicas e saiba qual o produto ideal para combater o ressecamento!
Qual o melhor óleo para cabelo ressecado: produtos cosméticos são ideais
Quando se fala em usar óleo no cabelo, muitas pessoas podem pensar em misturinhas com um ingrediente puro. Mas muitos cabeleireiros alertam que essa não é a solução, uma vez que produtos que não foram feitos para o uso capilar têm partículas muito grandes que não penetram os fios. Assim o tratamento é superficial e logo perde o efeito.
"A cutícula do cabelo é menor do que a molécula do óleo in natura. Quando você aplica, ele fica sobreposto nos fios, não entra no cabelo, só bezunta e dá brilho. Para entrar no cabelo, ele tem que ser processado industrialmente", explica Fred Silveira, hairstylist e artista L'Oréal Professionnel.
Por isso, as melhores opções de óleo para cabelo ressecado sempre serão os óleos cosméticos. Ou seja, óleos capilares e de qualidade profissional. Eles sim conseguem penetrar a fibra capilar e realmente tratar o problema, proporcionando uma melhora significativa na saúde dos fios a cada uso.
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
Um óleo capilar rico em proteínas repara os danos dos cabelos ressecados
Uma boa forma de escolher o melhor óleo para cabelo ressecado é partir da causa do ressecamento. Se o seu cabelo está ressecado porque foi danificado por chapinha, secador, babyliss ou até mesmo coloração e descoloração, o segredo é apostar em um produto rico em proteínas. Elas têm ação reparadora, o que reduz os danos e combate o ressecamento.
O óleo 10-in-1 da linha Absolut Repair de L'Oréal Professionnel é um exemplo de produto com essa proposta. Desenvolvido com quinoa dourada e proteína hidrolisada do trigo, ele repara intensamente a fibra capilar de dentro para fora, devolvendo o brilho e a maciez aos fios ressecados, além de proteger contra novos danos.
Leia também: 9 truques para usar óleo de cabelo como uma expert
Use um óleo rico em vitaminas e antioxidantes para nutrir o cabelo ressecado
Vitaminas e antioxidantes são ativos bastante eficientes no tratamento do cabelo ressecado. Enquanto as vitaminas hidratam e nutrem, os antioxidantes protegem os fios da oxidação causada por radicais livres e raios ultravioleta, que são um dos principais responsáveis pelo ressecamento do cabelo no dia a dia.
Por conta disso, óleos capilares que tenham esses ativos na fórmula estão entre as melhores opções para cabelo ressecado, especialmente fios sem danos profundos. Um exemplo é Mythic Oil, cuja fórmula combina vitamina E, antioxidantes e óleos de abacate e da semente de uva. Essa combinação é altamente nutritiva e promove toque suave, luminosidade e controle de frizz.
Óleo capilar para cabelo ressecado: como usar o produto nos fios?
Óleos capilares são produtos bastante conhecidos pela sua versatilidade, já que podem ser usados em diferentes etapas da rotina. A primeira etapa é o pré-shampoo, que consiste em aplicar o óleo no comprimento e pontas dos fios até 30 minutos antes de lavar para reduzir o ressecamento causado pelo shampoo.
A segunda possibilidade bastante indicada para quem tem cabelo ressecado é usar o óleo capilar para fazer a umectação, um tratamento profundo que consiste em banhar os fios com o óleo. Esse tratamento normalmente é feito antes de dormir e a remoção do óleo é realizada no dia seguinte com shampoo e condicionador. "Gosto muito de tratamento com óleos, é quase milagroso para os fios de cabelo. É uma coisa que realmente funciona", garante o hairstylist Lucas Possetti, embaixador de L'Oréal Professionnel.
Por fim, você pode usar o seu óleo capilar para cabelo ressecado durante a finalização, aplicando o produto no comprimento e pontas dos fios antes de usar secador e chapinha, para fazer a proteção térmica, ou combinado a um creme de pentear.
Publicado por: Amanda Cardoso, Quinta-feira 02 de junho de 2022 - 14h03
Mais Dicas de experts

5 passos para acabar com o frizz do cabelo cacheado e crespo no inverno

5 segredos para tratar cabelo quebrado rapidamente

É melhor pintar o cabelo antes ou depois da progressiva?
Últimas matérias

Como ficar ruiva iluminada? Expert dá o passo a passo para conquistar a nuance

Descobrimos o passo a passo para deixar a franja cortininha perfeita!

5 passos para acabar com o frizz do cabelo cacheado e crespo no inverno

5 segredos para tratar cabelo quebrado rapidamente

Cabelo curto castanho claro: 20 fotos de curtinhos até cortes no ombro

Corte de cabelo para rosto redondo: 7 tendências para curtos, médios e longos