Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
Cabelo desbotado não é um problema exclusivo de quem faz coloração. A chegada do verão traz à tona algumas preocupações sobre o cuidado com todo os tipos de cabelos. Um dos principais efeitos do sol nos fios é o desbotamento da cor, que, ao contrário do que muitas pessoas pensam, pode ocorrer tanto nos cabelos naturais quanto nos coloridos. No entanto, alguns truques podem ajudar a diminuir esse efeito ou até corrigir a aparência dos fios até sua próxima visita ao salão de beleza. Siga essas dicas para evitar o aspecto desbotado nos fios e a proteger a cor das madeixas nesse verão. Confira!
Veja também: as melhores dicas para preparar o cabelo durante o verão!
Cabelo natural desbota no sol? Entenda porque e saiba como lidar com o quadro
É comum observar o cabelo mais claro após exposição prolongada ao sol durante o verão. Quem tem o cabelo claro e ganha mechas loiras naturais com esse processo costuma gostar do efeito, mas há quem se incomode quando os fios mais escuros ganham nuances avermelhadas. Isso tudo acontece porque os raios de sol queimam a melanina, que é a responsável pela tonalidade dos fios. Como o cabelo é composto de células "mortas", que não se regeneram após serem retiradas ou cortadas, os fios ficam permanentemente com a cor mais clara.
"O cabelo danificado pelo sol não se regenera mais, então ele vai ficando mais sensível a cada exposição", explica Mariângela Cerqueira, educadora L'Oréal Professionnel. Por isso, é fundamental proteger os fios antes que os danos ocorram e o cabelo seja fragilizado pelo desbotamento. A linha Solar Sublime é perfeita para isso, porque nutre a fibra e reforça a estrutura do fio, evitando o efeito "palha" do cabelo ressecado. O spray leave-in conta com Mexoryl na fórmula, que cria um isolamento contra os raios UV para manter os fios protegidos durante a exposição ao sol. Já o shampoo e máscara da coleção realizam um tratamento reparador no banho após esse contato para revitalizar as madeixas e prolongar os efeitos de proteção e hidratação.
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
Tudo sobre o cabelo colorido desbotado pelo sol
Os efeitos do sol costumam ser mais visíveis nos cabelos coloridos, independente de ser uma coloração fantasia ou uma tonalidade de aparência mais natural. Os cabelos ruivos são os que apresentam desbotamento mais rápido porque o pigmento vermelho é muito pequeno, então se solta da fibra capilar com facilidade. No caso das cores fantasia, a sensibilidade varia de pigmento para pigmento; enquanto o rosa desbota rapidamente, o azul costuma ser mais resistente.
O desbotamento faz parte do processo de oxidação natural da cor, mas o sol pode acelerar e muito esse processo, então é fundamental manter os fios protegidos durante o verão. Além da linha Solar Sublime, é uma boa ideia intercalar seu uso com a coleção Vitamino Color A.OX, de L'Oréal Professionnel, voltada especialmente para o cuidado com cabelos coloridos. "A tecnologia A.OX combina filtro UV, agentes antioxidantes e vitamina E para prevenir o desgaste, proteger a cor e dar brilho e maciez aos fios", explica Mariângela.
Como o sol afeta o cabelo loiro descolorido
No caso dos cabelos loiros, além do desbotamento do tonalizante, o sol também pode provocar o surgimento de reflexos amarelos indesejados nos fios. Após a descoloração, a fibra capilar fica mais porosa e absorve mais facilmente as impurezas do ambiente, a poluição, os resíduos de produtos e a oleosidade. Esse aspecto é agravado pelos raios UV, então quanto mais claro for o cabelo, mais sensível ele costuma ser a esse efeito de "loiro amarelado" da oxidação provocada pelo sol.
Para evitar esse amarelamento, a proteção é o cuidado mais importante com os fios. Prevenir essa oxidação é melhor do que remediá-la, então o uso de uma linha de produtos com filtro UV como Solar Sublime é fundamental. No entanto, após o aparecimento dos primeiros reflexos indesejados, você pode neutralizar a cor em casa usando um shampoo roxo como o Blondifier Cool, de L'Oréal Professionnel. Rico em pigmentos roxos e com alto poder de tratamento, ele corrige essas nuances e confere um acabamento brilhoso e radiante para as madeixas. Prossiga com o condicionador da linha para hidratar a fibra e conquistar cabelos sedosos e saudáveis da raiz às pontas.
Publicado por: Barbara Gonçalves, Quarta-feira 28 de novembro de 2018 - 10h03
Mais Beleza de Verão

Cabelo com luzes ombré: por que mechas californianas são perfeitas para o verão

Cuidados com o cabelo no verão: o que fazer e o que evitar durante a estação

Cabelo queimado de sol: 3 produtos certeiros para proteger e tratar os fios
Últimas matérias

Vai adotar o cabelo loiro pela primeira vez? Veja 4 tonalidades para fazer luzes nos fios escuros

Como dar vida aos cabelos: conquiste brilho, maciez e movimento com 7 dicas de expert

Cabelo loiro danificado: como fazer reconstrução capilar em casa para tratar fios com luzes ou descoloração

Cabelo cinza em 2021: grisalho ou colorido, o visual promete brilhar no novo ano

Cabelo ruivo acobreado intenso é a aposta perfeita para quem quer renovar o visual em 2021

Franja longa cortina: 5 motivos para apostar no corte de cabelo que é tendência