
Isabella Carolina

Hairstylist especialista em coloração e Artista L'Oréal Professionnel
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
O cabelo com luzes do tipo balayage é um dos visuais mais pedidos nos salões de beleza, mas quanto tempo o o look iluminado dura antes de um retoque? A combina da iluminação intensa com um acabamento mais natural se deve à técnica desse tipo de luzes, onde as mechas são pintadas individualmente pelo cabeleireiro, por isso o resultado é sempre único e personalizado. Uma dúvida comum entre quem está pensando em fazer luzes no cabelo é quanto tempo dura a balayage, para saberem a frequência de retoques necessária. A verdade é que esse tempo pode variar de caso para caso dependendo de alguns fatores, então listamos as principais informações sobre o assunto para te orientar melhor. Confira!
Veja também: inspire-se com 90 fotos de balayage em diferentes versões!
Quando retocar a raiz do cabelo com luzes tipo balayage
Uma vez que as mechas são descoloridas pelo cabeleireiro, elas não voltam à cor natural, então a princípio a balayage não some dos fios a não ser que seja aplicada uma coloração mais escura por cima. No entanto, com o passar do tempo, o cabelo cresce, e as luzes que estavam mais no alto da cabeça acabam descendo conforme a raiz vai ficando maior. Por isso, quem gosta do cabelo bem iluminado pode sentir a necessidade de refazer as mechas loiras com mais frequência. Já quem não faz questão de fios tão claros pode esperar mais tempo para fazer novas luzes.
Independentemente da sua preferência, um detalhe que faz a diferença na durabilidade da balayage é optar pela raiz esfumada. Os grandes cabeleireiros apostam nessa técnica para garantir não só mais naturalidade ao resultado mas também para diminuir a aparência de "raiz crescida" com o começo das luzes mais marcado. Esfumar a cor na região próxima ao couro cabeludo e alternar a altura em que cada mecha começa são práticas que mantém os cabelos bonitos por muito mais tempo, então tornam o visual mais prático de manter. "A raiz esfumada permite um espaçamento maior, para retocar a cada 4 meses, por exemplo. Você consegue deixar crescer sem ficar uma marcação" explica Isabella Carolina, hairstylist e Artista L'Oréal Professionnel.
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
A cor das mechas loiras pode mudar com o tempo
Como as luzes da balayage são tonalizadas após a descoloração para ganharem o tom de loiro desejado, a cor pode desbotar com o passar do tempo e precisar ser revitalizada. Nesse caso, o processo é mais simples pois não exige que o profissional descolora as mechas novamente, apenas que realce a tonalidade - seja com uma coloração ou com outro tratamento de pigmentação. A frequência de retoques necessária varia; loiros mais frios, por exemplo, costumam precisar de mais correções do que tons de loiro quentes. Optar por tons menos contrastantes com a base dos fios também ajuda a dar mais durabilidade a cor. "Se não tiver uma diferença grande entre as cores, a pessoa tem menos trabalho, precisa de menos retoques e estressa menos o fio" explica Rodrigo.
Para manter as mechas bonitas e preservar a cor pelo máximo de tempo possível, é importante investir em produtos que protejam a fibra da oxidação. A linha Blondifier, de L'Oréal Professionnel , oferece duas opções para essa finalidade: a coleção Gloss, com shampoo e máscara para hidratar o cabelo loiro ou com luzes e evitar o ressecamento que acelera o desbotamento, e a coleção Cool, com shampoo roxo e máscara que ajuda a corrigir o amarelado das mechas loiras. Isabella também conta que é importante evitar lavar o cabelo todo dia porque isso desgasta os pigmentos mais rapidamente. "Depois de descolorir, o cabelo não fica mais oleoso, então não tem necessidade de lavar todos os dias; a cada dois ou três dias é o bastante, sempre com uma boa linha de tratamento específico para cor" afirma. Com cuidados simples no dia a dia, você consegue manter a nuance das luzes radiantes e os fios saudáveis e vai precisar de menos retoques no salão.
O comprimento do cabelo afeta a durabilidade da balayage
Um terceiro quesito que afeta a durabilidade da balayage é o comprimento do cabelo. Para manter o corte em dia, pode ser preciso aparar as pontas com mais frequência dependendo do modelo usado, então as mechas vão sendo eliminadas gradualmente. Nos cabelos curtos, como pixie e short bob, a proporção entre raiz e comprimento é menor e as pontas geralmente são aparadas a cada um ou dois meses, então podem precisar de mais retoques nas luzes. Quem tem cabelo longo tende a ter luzes mais compridas para combinar, então consegue manter o visual iluminado por mais tempo porque a proporção da raiz natural é menor. Se estiver pensando em mudar radicalmente do cabelo longo para o curto, faça o corte primeiro e só depois retoque as mechas. Assim, o cabeleireiro vai saber exatamente a quantidade de luzes que será necessário criar para ajustar a balayage ao seu novo visual.
Publicado por: Barbara Gonçalves, Quinta-feira 14 de março de 2019 - 16h29
Mais Mechas

Ombré hair loiro mel: tudo sobre o cabelo com mechas que promete brilhar no verão

Cabelo com mechas douradas: 18 fotos do tom de loiro perfeito para iluminar os fios

20 fotos do cabelo castanho com luzes caramelo para se inspirar e adotar o visual morena iluminada
Últimas matérias

4 cortes para cabelo cacheado para experimentar em 2020

Penteados para o Natal 2019: 6 ideias para usar no final de ano

Vai cortar o cabelo cacheado? 4 coisas para manter em mente na hora de mudar o visual

Como usar bobes no cabelo para dar volume e movimento aos fios

Ombré hair loiro mel: tudo sobre o cabelo com mechas que promete brilhar no verão

15 fotos de corte bob para cabelo fino que vão te inspirar a adotar o visual