
Debora Melro

Hairstylist, colorista e Expert K
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
A queda de cabelo e a quebra dos fios são dois problemas capilares que afetam a densidade e resultam na perda de volume das madeixas, o que confunde muitas mulheres. Apesar de possuírem sintomas parecidos, os quadros são bastante diferentes e possuem causas distintas, o que também diferencia o tratamento dos problemas. Por isso, é importante saber identificar se seus cabelos estão caindo ou se partindo para tratar os fios corretamente e recuperar a saúde e a densidade dos cabelos. Reunimos tudo o que você precisa saber para distinguir quebra de cabelo e queda capilar e como tratar cada problema. Confira!
Veja também: 6 sinais de que seu cabelo está danificado pela química e como tratá-lo
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
Entenda o que é a queda capilar e quais as suas causas
A queda capilar é um processo natural dos fios e ocorre de forma moderada em qualquer cabelo, com uma perda de média de 100 a 150 fios por dia. Essa taxa de perda é normal e significa que o ciclo de crescimento dos fios chegou à fase Telógena, onde eles caem para que sejam substituídos por novos. Porém, quando esse número ultrapassa muito a média, pode ser que haja algo de errado e você esteja apresentando um quadro de queda capilar acentuada. "Diversos fatores podem contribuir para o desenvolvimento do problema, como estresse, disfunções hormonais e deficiência de nutrientes contidos em certos tipos de alimento", explicou a Expert K, Débora Melro. Por estar relacionada com a saúde interna, o primeiro passo para identificar e tratar o problema é a procura de especialista no assunto para tratar o problema no salão, uma vez que ele pode diagnosticar a causa e indicar o tratamento mais indicado.
Para reduzir a aparência de cabelos mais ralos e sem volume, a dica é complementar o tratamento com produtos que adicionem mais densidade aos fios e reduzam o aspecto fino e vazio dos cabelos que sofrem queda capilar. A linha Densifique, de Kérastase, foi desenvolvida especialmente para recuperar as densidade dos cabelos e combater a aparência minguada dos fios com queda ou afinamento. A coleção conta com Bain, Fondant e máscara que possuem tecnologia Intra-cylane, hidratar e dar força à fibra, além de ajudar a conferir uma aparência de cabelos mais cheios e regenerar os fios da raiz às pontas.
Entenda como ocorre a quebra capilar
A quebra capilar acontece geralmente quando o fio fica muito sensível e enfraquecido por conta de procedimentos químicos ou físicos, perdendo sua elasticidade e se rompendo com facilidade. A realização de alisamentos, o excesso de uso de ferramentas de calor e a falta de tratamento adequados podem enfraquecer o cabelo, que acaba ficando frágil e com um aspecto danificado. Nesse caso, a solução é identificar o que está ocasionando o quadro para interromper os danos e realizar tratamentos fortalecedores para recuperar a saúde e a resistência dos cabelos. Nossa dica é investir em máscaras com ação reconstrutora, para restabelecer a saúde da fibra capilar e reforçar a estrutura dos fios. A linha Extensioniste, de Kérastase, é a nossa dica para reduzir a quebra capilar. Produzida especialmente para fortalecer a fibra, reduzir a fragilidade dos fios e, consequentemente, a sua quebra. Sua fórmula possui ingredientes poderosos para reconstruir a estrutura dos fios e fornecer mais resistência para a fibra. A coleção conta com Bain, Máscara, Fondant e Sérum para fornecer mais resistência aos fios e um crescimento saudável.
Como identificar se você está com queda de cabelo ou quebra capilar
A maneira mais simples e prática de distinguir se seus fios estão caindo ou se quebrando é analisando os fios perdidos. Quando os cabelos estão sofrendo queda, os fio se desprende diretamente do couro cabeludo e ainda possui o bulbo capilar atrelado a ele. Já os cabelos que estão se quebrando podem se partir em qualquer ponto da extensão dos fios e possuem uma estrutura mais fragilizada e pontos de afinamento. Para obter um diagnóstico mais detalhado e descobrir as causas da quebra ou da queda capilar, consulte um médico tricologista ou um expert para realizar um diagnóstico capilar e indicar o melhor tratamento para o seu caso. "O cuidado indicado pelo médico ou cabeleireiro deve ser seguido à risca para obter o efeito desejado", alerta a expert.
Encontre um salão de beleza próximo a você e agende uma visita!
Publicado por: Fernanda Oliveira, Segunda-feira 20 de maio de 2019 - 17h16
Mais Dicas de experts

Veja 10 dicas para manter seus cachos bonitos e definidos

Vai platinar o cabelo? Expert conta 4 cuidados com o loiro após descolorir

Cabelo quebrou na hora da descoloração: o que fazer quando os fios sofrem um corte químico
Últimas matérias

10 dicas para manter a cor dos cabelos ruivos vibrante por mais tempo

Veja 10 dicas para manter seus cachos bonitos e definidos

Vai platinar o cabelo? Expert conta 4 cuidados com o loiro após descolorir

Cabelo quebrou na hora da descoloração: o que fazer quando os fios sofrem um corte químico

Tudo sobre loiro perolado: nuances, como apostar e como cuidar da cor

Day after: 6 penteados e dicas de finalização para cacheados, crespos e ondulados