
Barbara Rabelo

Hairstylist e Artista L’Oreal Professionnel
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
Quando o assunto é descobrir como fazer o cabelo crescer, muitas pessoas ainda têm dúvidas do que pode ser feito no dia a dia para acelerar esse processo. Na tentativa de conquistar alguns centímetros a mais de comprimento, algumas acabam acreditando em mitos e promessas "milagrosas" que não fazem efeito.
A melhor forma de estimular o crescimento contínuo dos fios é manter uma rotina de cuidados caprichada, fortalecendo a fibra de dentro para fora. Para te ajudar nessa missão, reunimos 5 mitos para deixar de acreditar e os segredos dos experts para conquistar o cabelo longo dos seus sonhos. Confira!
Veja mais: qual corte fazer para deixar o cabelo crescer?
1) Deixar o cabelo solto faz ele crescer mais rápido?
Mito! O hábito de deixar o cabelo solto não interfere diretamente no crescimento capilar. Na verdade, muitas pessoas notam uma diferença na extensão dos fios porque deixá-los soltos ao longo do dia pode reduzir a quebra. Afinal, prender o cabelo com elásticos muito apertados ou usar o mesmo penteado todo dia aumenta a tração entre os fios e pode fazer com que eles arrebentem com mais facilidade. Com a redução da quebra, é possível perceber que as madeixas alcançam um comprimento maior mais rápido, mas o hábito não afeta diretamente o ritmo de crescimento na raiz.
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
2) É mito que cortar as pontas faz o cabelo crescer mais rápido
Um dos maiores mitos que envolvem o crescimento capilar é que cortar as pontas faz o cabelo crescer mais rápido. Na verdade, o corte não influencia o ritmo com que os fios se desenvolvem na raiz. O que os cortes regulares podem fazer é ajudar a fortalecer a fibra, evitando a formação de pontas duplas e reduzindo a quebra.
No entanto, para quem quer preservar o comprimento que já conquistou e recuperar a densidade dos fios que estão ficando com pontas ralas, a coleção Pro Longer , de L'Oréal Professionnel, é uma ótima opção. Inclua o shampoo, a ampola, a máscara e o leave-in da linha para dar força e vitalidade aos fios e preencher as pontas, evitando a perda de nutrientes.
"A linha tem a combinação da molécula Filler A-100, patenteada pela L'Oréal, e de aminoácidos. Juntos, eles tem a capacidade de penetrar e preencher a fibra, além de devolver resistência ao cabelo. Por isso, ela é totalmente feita e pensada para o preenchimento das pontas, o que faz a fibra ficar mais forte e crescer mais saudável", explica a hairstylist Barbara Rabelo, artista da marca no Brasil.
3) Trançar o cabelo não estimula o crescimento capilar
É mito que trançar o cabelo estimula o crescimento capilar. Por mais que as tranças sejam ótimas alternativas de penteado para deixar o visual mais estiloso e variar um pouco na look, elas não tem nenhuma influência no ciclo de renovação capilar. Na verdade, se você usar elásticos muito apertados para prender as tranças no lugar, elas podem inclusive prejudicar a saúde dos fios. Isso porque o hábito pode enfraquecer a fibra e estimular a quebra, então o ideal é usar elásticos revestidos por tecido para diminuir o atrito.
4) Lavar o cabelo com muita frequência atrapalha o crescimento capilar?
Muito pelo contrário. A limpeza é um dos cuidados mais importantes para manter os fios saudáveis e macios. Por mais que não haja uma frequência de lavagens certa que funcione em todos os casos, raramente a higienização trará algum problema para a fibra capilar se for feita com os produtos adequados para o seu tipo de fio e no intervalo indicado pelo cabeleireiro.
Na verdade, com os fios limpos e livres de resíduos, impurezas e partículas de poluição, é possível manter o couro cabeludo equilibrado, favorecendo o ritmo de renovação dos folículos capilares. A dica para quem quer acelerar o processo de crescimento capilar é massagear o topo da cabeça ao aplicar o shampoo fazendo movimentos circulares. Assim, além de garantir uma limpeza mais intensa, você também estimula a circulação sanguínea na região.
5) É verdade que o cabelo pode parar de crescer?
Não! Muitas pessoas acreditam que o cabelo para de crescer depois que a pessoa atinge certa idade ou quando está muito danificado, mas isso não é verdade. Com o envelhecimento natural do organismo, as células do cabelo diminuem a velocidade de crescimento, mas ela não para completamente. Isso faz com que os fios continuem crescendo com uma velocidade menor, então pode demorar um pouco mais para você ver os resultados no comprimento.
Já no caso do cabelo danificado, o ritmo de crescimento da raiz tende a continuar o mesmo; são as pontas que ficam fracas e acabam quebrando com mais facilidade, provocando a impressão de que os fios estão sempre do mesmo tamanho. Nesses casos, é ainda mais importante visitar um cabeleireiro regularmente para adequar a rotina de cuidados às necessidades do cabelo para que ele se torne forte novamente.
Publicado por: Maria Antonia Rocha, Quinta-feira 14 de janeiro de 2021 - 16h18
Mais Cabelo longo

Do mullet à franja cortina: 3 cortes de cabelo femininos que estão em alta nas redes sociais

Para fazer o cabelo crescer mais rápido, fique atenta a esses 3 obstáculos

Corte de cabelo longo com franja: 15 ideias para quem quer adotar um novo visual
Últimas matérias

5 dúvidas sobre hidratação capilar: aprenda a cuidar do cabelo ressecado em casa

Long bob em 2021: como adotar o corte de cabelo médio mais famoso do mundo esse ano

Cabelo queimado de sol com luzes: como adotar as mechas loiras com aspecto natural

Cabelo danificado e com quebra: como cuidar dos fios enfraquecidos em casa

Rabo de cavalo estiloso: 3 penteados fáceis de fazer que estão em alta em 2021

Cabelo platinado com luzes: as mechas loiras descoloridas vão te conquistar nessa temporada