
Heide Guedes

Hairstylist especialista em corte, coloração e mechas
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
Durante o banho muitas mulheres possuem hábitos errados que podem ser os responsáveis por fios porosos e sem brilho. "Pequenos deslizes podem resultar em um cabelo menos bonito e com a saúde prejudicada", afirmou Heide Guedes, Cabeleireira Conselheira Kérastase do salão Studio W Ribeirão Preto, em São Paulo, convidada pelo Segredos de Salão para listar os 5 principais erros cometidos durante a lavagem das madeixas e como corrigi-los. Confira!
1) Aplicar o shampoo em todo o cabelo
A função do shampoo é promover a limpeza do couro cabeludo e dos fios, além de cuidar ao mesmo tempo, removendo resíduos, excesso de oleosidade, entre outras impurezas. No entanto, não é indicado aplicar o produto em todo o cabelo. Distribua o shampoo no couro cabeludo e massageie para facilitar a distribuição, a espuma que irá para as madeixas é suficiente para higienizar o comprimento e pontas.
2) Esfregar o couro cabeludo durante a lavagem
Quando estão úmidos, os fios são mais sensíveis e o atrito causado ao esfregar pode danificar a fibra. Além disso o shampoo abre as camadas da cutícula, responsáveis pela proteção do fio, para promover a limpeza. Portanto, não há necessidade de esfregar as madeixas, uma vez que o contato do shampoo com a água no cabelo já é suficiente para deixar a região limpa.
3) Tomar banho com água quente
A água quente remove as proteínas responsáveis por proteger a fibra capilar, o que o torna poroso, arrepiado, desidratado, opaco, fraco e quebradiço. Além disso, o excesso de calor em contato com o couro cabeludo pode irritar a região e estimular a produção de sebo, aumentando o risco de desenvolver caspa e estimulando a produção de oleosidade.
4) Utilizar o mesmo shampoo por muito tempo
O cabelo passa por mudanças constantes e, por isso, o responsável pela higienização dos fios também precisa mudar de tempos em tempos. A escolha do shampoo deve ser associada à necessidade dos fios. O cabelo seco que usava um higienizador de nutrição e acabou de passar por um processo químico, deve apostar agora em um produto reconstrutor, por exemplo. Na hora de escolher em qual tipo apostar, converse com seu hairstylist.
5) Aplicar condicionador na raiz
Condicionadores são exclusivos para os fios e não há necessidade de aplicá-los no couro cabeludo, pois essa região é sensível e precisa de itens específicos para suas necessidades. Distribuído apenas no comprimento e pontas, o condicionador trata e desembaraça o cabelo e fecha as cutículas.
Publicado por: Juliana Hansen, Segunda-feira 30 de novembro de 2015 - 10h06
Mais Tratamento de cabelo

10 dicas de cabeleireiros para o cabelo crescer mais rápido

Como cuidar do cabelo no frio: 6 dicas para lavar, tratar e finalizar os fios no outono e inverno

8 passos para um cabelo castanho brilhante e sem reflexos avermelhados
Últimas matérias

Ondas no cabelo com pegada retrô: veja truque para fazer o penteado

Long bob curto, médio e longo: veja as diferenças e escolha o corte de cabelo ideal para você

10 dicas de cabeleireiros para o cabelo crescer mais rápido

Como cuidar do cabelo no frio: 6 dicas para lavar, tratar e finalizar os fios no outono e inverno

Castanho médio acinzentado, natural ou dourado? Veja a diferença entre as nuances e saiba em qual apostar

8 passos para um cabelo castanho brilhante e sem reflexos avermelhados