
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
A reconstrução capilar é um termo muito usado por quem gosta de cuidar dos cabelos, mas você sabe o que é exatamente o tratamento? Ele é uma das etapas do cronograma capilar, além de hidratação e da nutrição, e é fundamental para mandar a fibra saudável, especialmente se você tem cabelo com química como alisamento, coloração ou descoloração. Você pode fazer uma reconstrução profunda indo ao salão de beleza, mas também pode realizar um procedimento mais simples em casa usando os produtos certos. Montamos um guia completo para te ajudar a fazer o tratamento capilar e conquistar as madeixas fortes e bem cuidadas que você merece. Confira!
Veja mais: um passo a passo completo de reconstrução capilar para cabelo loiro!
O que é reconstrução capilar e como saber se é hora de fazer o tratamento?
Frequentemente, seus fios são atingidos pelos raios solares, pela chuva e pela poluição, o que os deixa sensibilizados, e o quadro só piora com o uso da química. O resultado dessa soma de fatores é uma perda de massa que deixa o cabelo ressecado, poroso, fraco e quebradiço. "Agressões químicas e mecânicas são as principais responsáveis por deixar o cabelo danificado e com aspecto sem vida", conta o educador e hairstylist, Felipe Machado. O objetivo da reconstrução capilar é repor a massa e as proteínas perdidas, recuperando a saúde, a força e a vitalidade das madeixas. Quer saber se seu cabelo precisa do tratamento? "Basicamente, os sinais de que sua fibra capilar precisa ser reconstruída são fios elásticos quando estão molhados, comprimento seco e áspero, além de pontas quebradiças" explica Felipe.
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
Reconstrução capilar: como fazer o tratamento em casa para reparar o cabelo danificado
A reconstrução capilar pode ser feita em todos os tipos de cabelo, mas a frequência varia dependendo das características do fio. Cabelos cacheados, crespos e quimicamente tratados costumam precisar do tratamento com mais regularidade, mas é importante conversar com um cabeleireiro para definir a rotina mais adequada para as suas madeixas - caso contrário, você corre o risco de exagerar e acabar deixando os fios enrijecidos. A reconstrução é um tratamento que age de dentro para fora, então requer o uso de produtos com fórmula de alta intensidade. O ritual renova as camadas internas dos fios e cria uma espécie de selagem nas cutículas. Isso traz mais proteção contra danos externos, conferindo um efeito brilhoso e fortalecendo as madeixas. Para fazer o tratamento capilar, você vai precisar de uma boa máscara de reconstrução. Ela deve ser aplicada em todo o comprimento dos fios, evitando a região da raiz. Em seguida, massageie delicadamente cada mecha individualmente para facilitar a absorção pelo fio. Deixe agir pelo tempo indicado na embalagem e enxágue abundantemente até remover todos os resíduos usando água morna ou fria.
Como escolher os melhores produtos para fazer reconstrução capilar
Para fazer reconstrução capilar em casa, é fundamental que você aposte em produtos com ação reparadora e fortalecedora. Nossa recomendação é a linha Pro Fiber, de L'Oréal Professionnel. O tratamento inicial é realizado no salão de beleza, mas a linha disponibiliza três coleções de produtos para uso pessoal destinadas para tratar tipos diferentes de fios. Pro Fiber Rectify é voltada para cabelos com danos leves, que não precisam de uma reparação tão intensa. Pro Fiber Restore é ideal para recuperar a saúde dos cabelos com danos intermediários. Já Pro Fiber Reconstruct é mais indicada para cabelos com danos graves e profundos, que precisam de uma revitalização total. É importante usar a linha mais adequada para o nível de dano das suas madeixas para evitar que elas fiquem pesadas. Assim, você garante uma fibra capilar equilibrada e um acabamento sedoso e cheio de movimento da raiz às pontas.
O shampoo e o leave-in também são fundamentais para a reconstrução capilar
Apesar de a máscara ser o principal elemento do tratamento capilar, o shampoo e o finalizador também são essenciais para aproveitar todo o potencial de reparação da fórmula. O shampoo vai eliminar os resíduos de oleosidade e de outros produtos que obstruem a cutícula da fibra, permitindo que os agentes reconstrutores sejam absorvidos mais facilmente. Já o leave-in vai ajudar a selar a cutícula, conferir mais brilho às madeixas e facilitar o desembaraço e o styling dos fios. O ideal é usar todos os produtos de uma mesma linha de reconstrução para que você aproveite cada ativo presente na composição. Isso garante um resultado mais profundo e duradouro, recuperando mais rapidamente a saúde dos cabelos.
Pronta para conquistar um cabelo saudável, sedoso e cheio de vida? Encontre um salão de beleza próximo a você para tratar as madeixas com um profissional!
Publicado por: Alexandra Gurgel, Segunda-feira 20 de agosto de 2018 - 18h30
Mais Tratamento de cabelo

10 dicas de cabeleireiros para o cabelo crescer mais rápido

Como cuidar do cabelo no frio: 6 dicas para lavar, tratar e finalizar os fios no outono e inverno

8 passos para um cabelo castanho brilhante e sem reflexos avermelhados
Últimas matérias

Ondas no cabelo com pegada retrô: veja truque para fazer o penteado

Long bob curto, médio e longo: veja as diferenças e escolha o corte de cabelo ideal para você

10 dicas de cabeleireiros para o cabelo crescer mais rápido

Como cuidar do cabelo no frio: 6 dicas para lavar, tratar e finalizar os fios no outono e inverno

Castanho médio acinzentado, natural ou dourado? Veja a diferença entre as nuances e saiba em qual apostar

8 passos para um cabelo castanho brilhante e sem reflexos avermelhados