
Cabelo rígido e sem brilho? Pode ser excesso de reconstrução capilar; saiba como resolver
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
A reconstrução capilar é uma prática super eficaz para recuperar a saúde de cabelos secos e sem vida. Os tratamentos são ricos em ingredientes fortalecedores da fibra capilar e podem salvar cabelos profundamente danificados. No entanto, exagerar na frequência da aplicação das máscaras de reconstrução não faz os fios se recuperarem mais rapidamente. Pelo contrário, o excesso de queratina pode acabar causando o efeito oposto.
É o que ensina o Artista Redken Daniel Saphiro, do salão Tif's Mangabeiras, em Belo Horizonte. Ele alerta que os produtos de reconstrução devem ser usados com moderação "apenas em casos específicos e por tempo determinado pelo profissional que indicou. Caso contrário, os fios podem enrijecer e começar a quebrar". Abaixo, explicamos mais sobre como identificar, solucionar e evitar o problema.
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
Como identificar os sinais do excesso de reconstrução capilar
Com excesso de queratina, os fios se tornam enrijecidos e perdem o aspecto brilhoso, a maciez e o movimento natural. Se o seu cabelo apresenta essas características, observe os ingredientes dos produtos que tem usado e a frequência com que tem aplicado. É possível que você tenha realizado mais processos de reconstrução do que o necessário em um curto espaço de tempo. Também é importante consultar um cabeleireiro profissional, que poderá lhe ajudar a identificar o problema com precisão.
O que fazer para tratar cabelos rígidos pelo excesso de queratina
O objetivo principal é tornar o cabelo macio e saudável novamente. Portanto, o primeiro passo deve ser buscar máscaras de hidratação, que ajudam a repor a água dos fios. Esse procedimento ajuda a deixar os fios mais maleáveis e sedosos, distribuindo a oleosidade que, segundo o hairstylist, costuma ficar concentrada apenas na raiz. No entanto, muito cuidado para não exagerar na frequência do uso, pois o cabelo precisa de tempo para se recuperar das agressões. Daniel reforça que o ideal é solicitar a ajuda de um profissional para elaborar o tratamento ideal, mas dá a dica: "na maioria dos casos, devemos hidratar os cabelos uma vez por semana". A linha All Soft, da Redken, é ideal para recuperar a saúde dos fios que estão fragilizados.
Qual é a frequência ideal para usar as máscaras de reconstrução?
O mais importante é moderação na hora de aplicar máscaras e cremes que visam a saúde capilar. A hidratação, a nutrição e a reconstrução em excesso podem trazer diversos danos para o cabelo e os fios podem ficar ainda mais fragilizados do que estavam antes da aplicação dos produtos. O primeiro passo é sempre identificar o que precisa ser corrigido no cabelo para só depois iniciar o tratamento, com os produtos adequados e na frequência correta.
Publicado por: Barbara Gonçalves, Quarta-feira 05 de julho de 2017 - 17h00
Mais Dicas de experts

Qual a diferença entre cabelo cacheado e cabelo crespo? Especialista explica e dá dicas para cuidar dos fios

Shampoo para cabelo loiro: 6 opções para revitalizar a cor e cuidar dos fios

6 produtos de cabelo lançados no segundo semestre de 2022 que você vai amar!
Últimas matérias

Qual a diferença entre cabelo cacheado e cabelo crespo? Especialista explica e dá dicas para cuidar dos fios

Shampoo para cabelo loiro: 6 opções para revitalizar a cor e cuidar dos fios

6 produtos de cabelo lançados no segundo semestre de 2022 que você vai amar!

Vitamina C dá brilho instantâneo aos cabelos loiros. Saiba como usar!

Cabelo loiro mel: 5 passos para cuidar em casa e manter a cor dos fios sempre luminosa

Oxidação do cabelo colorido: o que é o fenômeno e como proteger os fios do desbotamento