
Gabriel Deodato

Hairstylist e Artista L'Oréal Professionnel
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
A reconstrução para cabelo liso é tão importante quanto hidratar e nutrir o cabelo. Enquanto a hidratação confere maciez e brilho, a nutrição controla o frizz e a reconstrução repara quebra e elasticidade com a reposição de proteínas e massa, o que garante um cabelo fortalecido e saudável. A reconstrução é essencial para todos os tipos de cabelo liso, dos saudáveis ao muito danificados.
Mas com que frequência pode fazer a reconstrução nessa textura de fio? Qual produto usar? Algumas perguntas podem surgir e, para que você faça o tratamento sem receio, é bom entender um pouco mais sobre o assunto.
Reunimos 6 dúvidas sobre reconstrução para cabelo liso. Confira!
1. Para que serve a reconstrução no cabelo liso?
A reconstrução é um tratamento que devolve massa e proteínas ao cabelo. Assim como as outras texturas de fio, o cabelo liso também sofre com os agentes externos do dia a dia, como vento, umidade e sol. Os principais danos que um cabelo apresenta quando ele precisa de reconstrução incluem a quebra, falta de resistência e elasticidade.
Você pode fazer um teste: pegue um fio de cabelo e estique-o; caso ele se rompa com facilidade, o seu cabelo está fragilizado e, para reparar esses danos, é necessário incluir a etapa de reconstrução no seu cronograma capilar. Esse tratamento também é ideal para recuperar a saúde do cabelo danificados e liso que passou por procedimentos químicos e precisa de massa e proteínas para voltar a ser saudável.
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
2. A reconstrução pesa no cabelo liso?
Não! O que você precisa prestar atenção é na escolha da máscara de reconstrução, no caso, se ela é indicada para cabelos grossos ou finos. Há cabelos lisos que são mais grossos e resistentes, mas também há casos de cabelos lisos e finos, que são mais frágeis e precisam de uma reconstrução leve para não pesar.
3. Como fazer reconstrução no cabelo liso?
Para fazer a reconstrução no cabelo liso, você precisa investir em uma linha de produtos que tenha uma fórmula fortalecedora e reparadora. Assim, o seu cabelo é reconstruído desde a limpeza até a finalização, além de ser sob medida para o seu tipo de fio. A máscara de reconstrução é um dos itens mais importantes por fazer um tratamento profundo nos fios, assim como o finalizador, que protege o cabelo contra os danos externos.
4. Qual produto usar para fazer reconstrução no cabelo liso?
Uma boa dica é investir em uma linha que tenha proteína hidrolisada de trigo e gold quinoa na fórmula. Enquanto a proteína sela as cutículas e retém nutrientes e água nos fios, o gold quinoa oferece proteção, reestruturação e força aos fios. É o caso da linha Absolut Repair Gold Quinoa, de L'Óreal Professionnel, que repara e aumenta a maciez e brilho do cabelo. "O Gold Quinoa é mais leve, e diferente de outros tratamentos de reconstrução, é eficaz em qualquer espessura de cabelo", conta Gabriel Deodato, hairstylist e artista da marca.
Além de shampoo, condicionador e óleo 10 em 1, a linha também conta com uma máscara para cabelos grossos e a máscara dourada para cabelos finos .
5. Quando devo fazer reconstrução no cabelo liso?
A reconstrução deve ser feita no cabelo liso de acordo com o estado de saúde do cabelo. Se for um cabelo liso saudável, o tratamento pode ser feito uma vez por mês para reparar pequenos danos e manter as madeixas com saúde. Por outro lado, o cabelo danificado e liso precisa de mais sessões dessa etapa do cronograma capilar. Fazer a reconstrução a cada duas semanas pode resolver o problema, mas se o cabelo apresentar muita quebra e fragilidade, o indicado é fazer o tratamento uma vez por semana até que os fios apresentem uma melhora no quadro.
6. Como remover o produto de reconstrução do cabelo liso?
Enquanto o cabelo com shampoo, condicionador e máscara pode ser enxaguado como de costume, é indicado deixar o óleo capilar agindo no cabelo. Ele não pesa, então não precisa lavar os fios após a finalização. Também não é necessário hidratar o cabelo logo em seguida; você pode usar uma máscara de hidratação após 48 horas para repor água aos fios. Apenas tenha cuidado para não exagerar na frequência da reconstrução, que pode deixar o cabelo quebradiço por conta do excesso de proteínas.
Publicado por: Carolina Gandra, Sexta-feira 10 de junho de 2022 - 14h24
Mais Dicas de experts

5 passos para acabar com o frizz do cabelo cacheado e crespo no inverno

5 segredos para tratar cabelo quebrado rapidamente

É melhor pintar o cabelo antes ou depois da progressiva?
Últimas matérias

Como ficar ruiva iluminada? Expert dá o passo a passo para conquistar a nuance

Descobrimos o passo a passo para deixar a franja cortininha perfeita!

5 passos para acabar com o frizz do cabelo cacheado e crespo no inverno

5 segredos para tratar cabelo quebrado rapidamente

Cabelo curto castanho claro: 20 fotos de curtinhos até cortes no ombro

Corte de cabelo para rosto redondo: 7 tendências para curtos, médios e longos