
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
Cada cabelo tem características e necessidades próprias, mas algumas dúvidas são comuns entre várias pessoas com tipos de fios diferentes. Questões como o cabelo com frizz, a caspa no couro cabeludo e as pontas duplas são reclamações frequentes nos salões de beleza, enquanto dilemas como fazer o babyliss durar e definir os cachos são campeões de buscas na internet. Para te ajudar a lidar com essas situações, reunimos respostas simples para 8 problemas capilares comuns que podem estar dificultando sua rotina de beleza. Confira nossas dicas!
1) Lavar o cabelo todo dia faz mal? Qual é a frequência certa?
A dúvida sobre a frequência certa para lavar a cabeça, apesar de ser muito comum, divide as opiniões dos cabeleireiros. Alguns acreditam que o hábito pode ressecar os fios, enquanto outros defendem que nos cabelos muito oleosos pode ser uma prática necessária. A verdade é que não existe uma única resposta correta e tudo vai depender do caso de cada pessoa, então é muito importante realizar um diagnóstico com um profissional. Ele vai analisar as características dos seus fios e saber indicar a rotina mais adequada para cuidar deles.
No entanto, algumas dicas podem ajudar a lavar todos os tipos de cabelo corretamente. Um detalhe muito importante é usar um shampoo adequado para o seu tipo de cabelo e aplicá-lo somente no couro cabeludo. Isso é suficiente para eliminar o acúmulo de oleosidade dos fios e, com a fórmula certa, não vai pesar nem sobrecarregar a fibra capilar. Lembre-se de enxaguar abundantemente para remover todos os resíduos de produto, que também podem deixar os fios oleosos, e de aplicar condicionador somente no comprimento e nas pontas, já que o contato com a raiz pode aumentar a oleosidade na região.
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
2) Como acabar com o frizz no cabelo de uma vez por todas?
Muitas pessoas buscam maneiras de disfarçar ou esconder o frizz do cabelo no dia a dia, mas é importante entender que o surgimento desses fios arrepiados indica que a estrutura do cabelo não está saudável. O quadro geralmente é causado pelo excesso de umidade e a carência de nutrientes na fibra, que são questões que precisam ser efetivamente tratadas e não apenas amenizadas para que o problema chegue ao fim. Para isso, nossa dica é apostar na linha Frizz Dismiss, de Redken, feita com óleo de Pracaxi e indicada para cabelos ressecados.
"A coleção oferece uma tecnologia exclusiva para combater todos os níveis de frizz porque apresenta o primeiro complexo antiumidade", conta o hairstylist e Artista Redken Claus Borges. "Ela traz o Fator de Proteção de Frizz (FPF) nas escalas 10, 20, 30 e 40, o que permite que cada pessoa tenha o tão desejado resultado antifrizz customizado de acordo com seu tipo de cabelo e seu nível de frizz", explica. O shampoo, o condicionador e a máscara limpam, nutrem, controlam e diminuem o volume das madeixas sem pesar nos fios. Para prolongar a durabilidade do tratamento, você ainda pode experimentar as 3 opções de finalizadores da linha: o spray Smooth Force com FPF 20 para cabelos finos, o óleo em spray Instant Deflate com FPF 30 para cabelos normais, e o creme para pentear Rebel Tame com FPF 30 para cabelos grossos e com mais danos.
3) Qual é a ordem certa para aplicar os produtos no cabelo?
Ainda que cada pessoa possa adaptar a rotina de cuidados com os fios para obter o resultado desejado nos cabelos, a ordem de aplicação dos produtos mais indicada pelos profissionais é começar com o shampoo, e em seguida aplicar o condicionador ou a máscara, dependendo da necessidade da fibra naquele momento. Alguns produtos têm instruções próprias: o esfoliante Glow Dry Gloss Scrub, de Redken, por exemplo, deve ser usado antes do shampoo, para preparar os fios; enquanto o vinagre capilar Vinegar Rinse, da linha Blondage deve ser usado entre o shampoo e o condicionador. Por isso, sempre vale a pena ler as orientações da embalagem. Após o banho, o ideal é aplicar os finalizadores sempre começando pelo mais leve e suave, terminando com o que for mais denso ou tenha ação selante. Essa ordem permite que a fibra absorva melhor os benefícios e ativos de cada fórmula; caso contrário, pode ser que um produto mais pesado acabe bloqueando a penetração das outras fórmulas no fio.
4) O que fazer quando o cabelo loiro fica amarelado?
Um dos maiores incômodos das loiras é o efeito amarelado que aparece no cabelo algumas semanas após a descoloração. Segundo Claus, a causa mais comum é o desbotamento natural da cor que é aplicada. "Quando você faz um processo químico e coloca um pigmento, ele vai desbotando nas lavagens contínuas, então acaba revelando o amarelado" conta. A absorção de impurezas do ambiente também pode acelerar esse processo de oxidação, e a melhor maneira de reverter o quadro é neutralizar as madeixas com um shampoo roxo.
O da linha Blondage, de Redken, que tem tecnologia Ultra Violet Complex e transforma a aparência dos fios desde o primeiro uso. Por causa da fórmula rica em pigmentos violeta, os experts indicam aplicar usando luvas e limitar a utilização para no máximo duas vezes por semana. Deixe agir de 3 a 5 minutos e enxágue abundantemente. Em seguida, é importante aplicar o condicionador Blondage para devolver o brilho e a maciez dos cabelos e prolongar a durabilidade do tratamento já que, graças ao Triple Acid Protein Complex, a fórmula ajuda a selar a fibra e prevenir um novo amarelamento.
5) Como fazer o babyliss durar no cabelo?
O babyliss é uma ótima ferramenta para fazer ondas e cachos no cabelo e variar a aparência dos fios em poucos minutos. No entanto, muitas pessoas têm dificuldade de fazer o styling durar até o final do dia. Um dos principais truques dos cabeleireiros para dar mais durabilidade a esse visual é aplicar um protetor térmico com ação memória, como o spray Iron Shape 11 de Redken. Com consistência leve e boa fixação, ele realça o brilho dos fios e segura a textura por muito mais tempo. Na hora de usar o babyliss, trabalhe com mechas finas para aplicar o calor de maneira mais homogênea em cada fio. Depois que terminar, use o vento frio do secador para esfriar as ondas mais rápido sem desmanchá-las. Só depois disso você pode usar os dedos para soltar as mechas e dar um aspecto mais natural ao styling. Finalize borrifando o spray Forceful 23, que vai dar máxima fixação sem deixar o cabelo rígido.
6) É possível tratar o cabelo danificado ou cortar é a única solução?
O cabelo danificado pode ter vários níveis de sensibilização diferentes, que variam de acordo com os procedimentos realizados e as características naturais dos fios, então é fundamental conversar com um profissional para identificar quais são as opções para tratar as madeixas. Uma boa maneira de recuperar a força dos fios, reparar áreas fragilizadas e repor a proteína perdida é usar a linha Extreme, de Redken. A coleção oferece 8 produtos para uso em casa com variadas finalidades, incluindo um shampoo, um condicionador, uma máscara, uma MegaMask mais intensiva, um tratamento com enxágue e três tipos de leave-in.
O uso da coleção pode transformar mesmo cabelos muito danificados, mas em alguns casos o corte é a única forma de remover pontas duplas muito antigas e evitar o risco de um corte químico na hora de fazer uma coloração ou luzes, por exemplo. Para manter o cabelo sempre saudável, o certo é aparar as pontas pelo menos 3 vezes ao ano e utilizar uma linha de reconstrução capilar sempre que for preciso repor a massa da fibra. Para saber exatamente quando o tratamento é mais indicado, o diagnóstico de um cabeleireiro é fundamental.
7) O que fazer para eliminar a caspa?
A descamação do couro cabeludo pode ser provocada por diferentes causas, mas a genética, os fungos, o ressecamento e o acúmulo de oleosidade são as mais comuns. Casos mais avançados e com longa durabilidade podem exigir a observação de um médico e a manipulação de um shampoo personalizado, mas quadros mais iniciantes e intermediários geralmente são remediados com uma limpeza adequada. O primeiro ponto importante nesse tratamento é usar um shampoo anticaspa, cuja fórmula seja desenvolvida especificamente para equilibrar o couro cabeludo. Outras dicas simples que podem ajudar nesse momento são evitar água quente na hora de lavar a cabeça para não ressecar a pele da região, enxaguar muito bem o cabelo no banho para evitar o acúmulo de produtos nos fios e jamais dormir de cabelo molhado, já que o ambiente úmido é propício para a proliferação do fungo que agrava a caspa.
8) Meu cabelo cacheado acordou sem definição, o que posso fazer para reativar os cachos?
Um dos principais dilemas de quem tem cabelo cacheado é o day after, ou seja, o dia seguinte ao de lavar a cabeça. É comum que os fios acordem um pouco amassados e sem forma depois de uma noite de sono por causa do atrito do cabelo com o travesseiro. Para diminuir esse efeito, cada vez mais pessoas têm optado por usar fronha ou touca de cetim para proteger os fios.
Para não ter que lavar o cabelo todos os dias para reativar os cachos, há uma rotina simples que pode ajudar. Comece borrifando água nos fios para deixá-los úmidos, já que o cabelo cacheado seco não responde tão bem à finalização. Em seguida, aplique um leave-in como Ringlet ou Full Swirl, da linha Curvaceous de Redken. Enquanto o primeiro é indicado para definir cachos mais certinhos por ser mais leve, o segundo tem consistência mais densa então proporciona cachos mais abertos. Distribua pelo comprimento e pelas pontas e amasse as mechas com as mãos. Outra opção é finalizar secando as madeixas com um difusor para valorizar o volume natural.
Cuide dos cabelos com um profissional visitando um salão de beleza na sua região!
Publicado por: Barbara Gonçalves, Quinta-feira 29 de novembro de 2018 - 12h25
Mais Dicas de experts

5 dúvidas mais comuns sobre como usar óleo no cabelo

6 fatos e mitos sobre cabelos masculinos

10 mandamentos para um cabelo com mais brilho
Últimas matérias

Cabelo platinado masculino: 3 dicas para adotar e cuidar dos fios super claros

5 dúvidas mais comuns sobre como usar óleo no cabelo

5 penteados para bailes de Carnaval para dar mais estilo ao look

Cabelo roxo: o lilás é uma das cores fantasia mais desejadas da temporada

6 fatos e mitos sobre cabelos masculinos

O melhor da NYFW: penteados e truques de styling da semana de moda Outono 2019