
Isabella Carolina

Hairstylist especialista em coloração e Artista L'Oréal Professionnel
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
Em dúvida entre ruivo escuro, médio ou claro? Embora sejam tonalidades versáteis, cada uma delas proporciona um visual diferente e valoriza mais alguns tons de pele do que outros. Para decidir qual a tonalidade perfeita para você, vale considerar esses fatores e também a manutenção da coloração, já que tons mais claros geralmente precisam ser retocados com mais frequência que os escuros.
Quer saber como encontrar os tons de ruivo ideais para você? Preparamos essa matéria com dicas sobre o ruivo escuro, médio e claro. Confira!
Leia também: 3 dicas para manter o cabelo ruivo intacto durante o verão
Aposte no ruivo escuro se você quer uma coloração mais discreta e fácil de alcançar
Os tons de ruivo escuro são ideais para quem quer uma transformação mais discreta e fácil de alcançar. Colorações que se aproximam de tons de vinho, como o borgonha, o acaju e o marsala, têm bastante pigmentos marrom na sua composição, portanto são mais fechados e normalmente não exigem descoloração para serem alcançados em cabelos castanhos naturais. Por isso, causam menos danos à fibra capilar.
Outro benefício dessas nuances é que elas combinam com diferentes tons de pele. Porém, sobre peles muito claras, o contraste fica mais acentuado, o que pode destacar a palidez em alguns casos. Já nas peles morenas e negras, o contraste entre a pele e a cor do cabelo é mais equilibrado. Quando a manutenção, os tons de ruivo escuro deixam a raiz crescida menos aparente, especialmente para quem opta pela raiz esfumada, o que possibilita prolongar o período entre um retoque e outro.
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
O ruivo médio é uma boa aposta para quem quer um visual mais natural e clássico
Os tons de ruivo médio, que não são nem muito claros nem muito escuros, são ideais para quem quer apostar na naturalidade. Nuances como o ruivo acobreado e o ruivo dourado são perfeitas para essa proposta, pois remetem aos cabelos ruivos naturais. Além disso, são cores de cabelo clássicas e atemporais, que proporcionam um visual mais duradouro para quem gosta de acompanhar as tendências. Por serem tons mais abertos, a descoloração é necessária para alcançar o cabelo ruivo médio se a sua base natural for escura.
Os tons de ruivo médio são muito indicados para peles claras e morenas, mas também podem ser adaptados para quem tem a pele negra. O ruivo acobreado escuro, por exemplo, é uma nuance mais democrática e que valoriza mais tons de pele. A dica é conversar com o seu cabeleireiro no momento da transformação para que ele te auxilie na escolha da nuance ideal.
O ruivo claro é a melhor escolha para sair do básico com sutileza e jovialidade
Se o seu objetivo é sair do básico sem radicalizar, os tons de ruivo claro são a melhor escolha. Geralmente, as nuances dessa tonalidade tem reflexos dourados e acobreados menos intensos que nos tons de ruivo médio e, em alguns casos, remetem ao cabelo loiro. Por isso, proporcionam um visual delicado e jovial, que valoriza principalmente as peles mais claras.
Quem tem cabelos loiros naturais pode alcançar o cabelo ruivo claro apenas com coloração. Já quem tem fios escuros, deverá passar pelo processo de clareamento para conquistar o visual. Diferentemente do cabelo ruivo escuro, o ruivo claro causa mais contraste com a raiz crescida, exigindo retoques mais frequentes de cor. Nesse caso, a raiz esfumada também pode ser uma alternativa para aumentar o período entre uma manutenção e outra.
Cuidados com o cabelo ruivo: dicas para evitar o desbotamento das diferentes tonalidades
O cabelo ruivo é conhecido por ser uma das cores que desbotam com mais facilidade. Por conta disso, a rotina de cuidados com os fios deve ser intensiva após a coloração. Linhas de tratamento específicas para cabelos coloridos são indispensáveis, assim como o cuidado de não lavar os cabelos com água quente e nem usar ferramentas de calor, como a chapinha, com frequência.
Os cabelos ruivos também não devem ser lavados em excesso, já que uma quantidade desproporcional de shampoo semanalmente também pode acelerar o desbotamento da coloração. Na hora de higienizar os fios, aposte em uma dupla de shampoo e condicionador com ação antioxidante, como os produtos da linha Vitamino Color, que foram desenvolvidos especialmente para cabelos com coloração.
Complete o tratamento com a máscara nutritiva de Vitamino Color, que não apenas protege os pigmentos da coloração como também proporciona cabelos mais macios e brilhosos. "É importante manter a nutrição dos fios sempre em dia para o cabelo não ficar poroso e perder a cor rapidamente", destaca hairstylist Isabella Carolina, artista L'Oreal Professionnel. Para finalizar, a ação multibenefícios do spray leave-in 10-in-1 é uma boa aposta: além da ação antioxidante que protege a cor, ele oferece mais hidratação, nutrição e controle de frizz, além de fazer a proteção térmica que reduz os danos caso haja uso de chapinha, secador ou babyliss.
Publicado por: Amanda Cardoso, Sexta-feira 24 de dezembro de 2021 - 10h25
Mais Cabelo vermelho

Como ficar ruiva iluminada? Expert dá o passo a passo para conquistar a nuance

5 coisas que você precisa saber para ir do cabelo loiro ao ruivo

Cabelo preto com mechas vermelhas: 4 dicas para deixar o visual moderno e elegante
Últimas matérias

Aprenda 5 dicas para tirar o frizz do cabelo loiro

Balayage no cabelo preto: dicas de nuances, técnicas e como evitar reflexos avermelhados

Corte de cabelo no ombro: reto ou repicado? Saiba escolher o perfeito para você

Loiro dourado: 45 fotos da cor de cabelo mais pedida dos salões

Metais podem deixar o cabelo quebrado e com coloração indesejada. Saiba evitar esses danos

Penteados para formatura: 5 ideias da moda para usar em cabelos curtos, médios e longos