
Nelson Costa
Hairstylist especialista em cores, mechas e textura
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
Dizem que muitas loiras têm vontade de, um dia, se verem morenas diante do espelho, mas falta coragem. O contrário também é um fato. E elas têm motivos de sobra para isso, pois transformar as madeixas claras para tons mais escuros – ou o inverso - não é uma tarefa nada fácil. De acordo com o colorista e top texturista Nelson Costa, do salão Allyssum Cabeleireiros, em São Paulo, após decidir mudar o visual é preciso ouvir a sugestão do hairstylist. "É necessário conversar com a cliente para saber se ela está realmente preparada, alertando-a dos prós e contras", atentou.
A importância de se fazer a mecha-teste
O cabeleireiro destacou a realização da mecha-teste. "Ela nos dá a direção de como o cabelo vai reagir ao produto", ensinou. "O cuidado precisa ser ainda maior quando se trata de um clareamento, com o intuito de preservar a saúde do cabelo, até porque um cabelo na altura de tom 4 (castanho) não abre para a altura de tom 9 (loiro muito claro) apenas com coloração. É necessário realizar uma decapagem nesse fio", avaliou.
O serviço de pré-pigmentação
"Imagine um cabelo como uma folha de papel em branco. Qualquer cor que aplicarmos ali será 100% revelada. Já com a presença de um pigmento, o resultado final será um desnível de cor", disse. "Por isso, seguindo o exemplo, para escurecer um cabelo na altura de 9 para um 4, é necessário aplicar a nuance 4,45 para reflexos frios ou 4,56 para quentes. Após que o fundo vermelho seja revelado, prossiga aplicando a nuance 4 desejada", ensinou.
No caso de clarear os fios de um 4 para 9, é necessário realizar uma limpeza da cor e uma decapagem antes de aplicar a coloração. "Use o Effaçol, de L'Oréal Professionnel. Ele funciona como uma borracha. Com ação de 5 a 20 minutos, ele remove a sobrecarga de pigmentos. Observe o clareamento dos fios até que se alcance o fundo desejado, que é amarelo claro. Caso seja necessário, realize uma decapagem com uma segunda aplicação do produto, com tempo de pausa de até 60 minutos. Após esse processo, aplique a nuance desejada, como por exemplo a 8,3 para reflexos frios ou 8,34 para quentes", explicou.
De acordo com Nelson, a regra funciona para escurecer ou clarear mais de dois tons. "Até dois é possível aplicar a nuance escolhida com um reflexo que neutralize o fundo de clareamento", afirmou.
Cuidados extras para garantir a saúde dos fios
"A utilização de produtos indicados pelo profissional é imprescindível para a durabilidade do novo look. Não vale arriscar. Por isso eu uso a linha Majirel, de L'Oréal Professionnel, que cobre 100% dos fios brancos e nutre a fibra capilar durante a coloração. Após a aplicação, faço o tratamento Cristalização da Cor, que aprisiona os pigmentos no córtex do fio, aumentando a durabilidade da cor e promovendo brilho intenso", ensinou.
Para manter a beleza e a saúde das madeixas, a cliente precisa fazer sua parte em casa. "Recomendo o uso da linha Vitamino Color, também de L'Oréal Professionnel, além da aplicação semanal da máscara de tratamento. Esses procedimentos são importantes, mas sempre sob orientação de um colorista", ressaltou.
Publicado por: Alexandra Gurgel, Sexta-feira 23 de maio de 2014 - 06h10
Mais L'Oréal Professionnel

Cores de cabelo naturais: dicas para investir no castanho, preto e loiro sem reflexos

5 truques que cabeleireiros fazem no salão para criar penteados perfeitos

Cabelo com tons terrosos: 40 inspirações e dicas de nuances para o outono/inverno
Últimas matérias

Cores de cabelo naturais: dicas para investir no castanho, preto e loiro sem reflexos

5 truques que cabeleireiros fazem no salão para criar penteados perfeitos

Cabelo com tons terrosos: 40 inspirações e dicas de nuances para o outono/inverno

5 segredos para evitar opacidade, frizz e oxidação da sua nova cor de cabelo

Color Festival: inscrições para o evento de coloração de L'Oréal Professionnel estão abertas

10 profissionais experts em morena iluminada