
Gabriel Deodato

Hairstylist e Artista L'Oréal Professionnel
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
A reconstrução faz parte do cronograma capilar, uma rotina de cuidados com os cabelos que também conta com as etapas de hidratação e nutrição. Quando os tratamentos são feitos na frequência certa e com os melhores produtos, o fio recebe todos os benefícios para ser saudável e, como consequência, bonito. Ou seja, o resultado é um cabelo brilhoso, com fios alinhados, resistentes e livres de quebra e ressecamento. A reconstrução trata os cabelos danificados e mantém os fios saudáveis, mas como ela oferece isso? Quais são os resultados e como fazer o tratamento?
Para responder todas as suas dúvidas, reunimos tudo o que você precisa saber sobre a etapa de reconstrução do cronograma capilar. Confira!
O que é a etapa de reconstrução do cronograma capilar?
A reconstrução capilar é a última etapa do cronograma. Ela repõe massa e proteínas que os fios perderam por conta dos procedimentos de coloração, descoloração, alisamento, relaxamento ou uso excessivo de ferramentas de calor, como secador e chapinha. Também há maus hábitos que podem prejudicar a saúde dos fios, como lavar o cabelo com água muito quente, usar elásticos por muito tempo, pentear os fios de maneira errada e dormir com o cabelo molhado.
A falta de proteínas deixa as cutículas abertas, agravando os danos. Com a reconstrução, essas substâncias tratam o interior da fibra capilar, promovendo a resistência e garantindo um cabelo encorpado.
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
Quem pode fazer a reconstrução do cronograma capilar?
A reconstrução é o tratamento que não pode faltar na rotina de quem está com sinais de um cabelo danificado ou, em outras palavras, que sofre com esses fatores:
• Cabelos quebradiços;
• Perda da elasticidade natural;
• Toque áspero e pouco movimento;
• Cabelo sem volume (se ele já teve fios densos e grossos);
• Pontas duplas;
• Frizz em excesso;
• Cabelo com dificuldade de pentear;
• Opacidade.
Ao longo do tratamento, os danos são reduzidos e o cabelo volta a ser saudável e bonito. Mas a reconstrução só pode ser feita nos cabelos danificados? A resposta é não, já que todos os tipos de cabelos precisam do tratamento, até mesmo os saudáveis. O que muda é a frequência da reconstrução: o ideal é que a reposição de proteínas não seja feita em excesso para evitar deixar os fios pesados e rígidos.
Leia também: O que fazer para ter um cabelo bonito? Confira essas 5 dicas!
Quais são os resultados da reconstrução do cronograma capilar?
A reconstrução repara todos os danos dos cabelos danificados, garantindo resistência, força, elasticidade natural, brilho, fios encorpados e pontas saudáveis. Enquanto isso, a hidratação, que é a primeira etapa do cronograma capilar, devolve água e vitamina aos fios, fornecendo brilho, maciez e tratando o ressecamento. Já a nutrição repõe óleos e nutrientes, o que resulta no controle do frizz e no combate ao ressecamento intenso. Para receber todos os benefícios, o ideal é seguir um cronograma capilar para fazer os tratamentos.
Quando fazer a reconstrução capilar?
Faça a reconstrução capilar quando você notar que os fios estão danificados ou após fazer um diagnóstico capilar no salão de beleza, no qual o hairstylist mede o nível de porosidade para identificar os danos dos fios. Também é possível fazer um teste de porosidade caseiro, que pode mostrar se o seu cabelo precisa mais de hidratação, nutrição ou reconstrução. Se o seu cabelo estiver saudável, vale a pena fazer a reconstrução para reparar pequenos danos do dia a dia que podem ser causados pela umidade, sol ou uso de ferramentas de calor.
Como fazer o teste de porosidade?
Encha um copo com água filtrada e coloque alguns fios de cabelo limpos sobre a água. Espere 10 minutos e analise onde os fios pararam:
• Se eles boiaram, quer dizer que o cabelo está com baixa porosidade e precisa de hidratação para abrir um pouco as cutículas, ajudando a absorver nutrientes.
• Se os fios ficaram no meio do copo, o cabelo está com média porosidade, ou seja, saudável. Mas para que ele fique ainda mais bonito e saudável, vale apostar na nutrição para repor óleos e nutrientes.
• Se os fios afundaram, o seu cabelo está muito poroso. Nesse caso, ele absorve nutrientes e vitaminas, mas também os perde com facilidade. Para resolver isso, aposte na reconstrução semanalmente para repor a massa perdida.
Cronograma capilar: a reconstrução deve ser feita com que frequência?
A frequência da reconstrução no cronograma capilar varia de acordo com a saúde e o tipo do seu fio. Quanto mais danificado, mais reconstruções o cabelo precisa para recuperar proteínas e massa. No entanto, o cronograma capilar muda de acordo com o tipo de fio, como os cabelos cacheados e crespos que precisam de mais nutrição para repor a oleosidade natural perdida.
No geral, cabelos muito danificados precisam de reconstrução uma vez por semana, enquanto cabelos pouco danificados podem receber o tratamento duas a três vezes por mês. Já quem tem cabelo saudável deve fazer a reconstrução uma vez ao mês para não pesar nos fios.
Qual máscara de reconstrução capilar devo usar para fazer o tratamento?
Para quem tem cabelos com química ou danificados, a Absolut Repair Gold Quinoa, de L'Oréal Professionnel, é uma ótima opção. Graças à proteína hidrolisada de trigo e ao gold quinoa, essa máscara de reconstrução capilar profissional repara os danos e garante brilho e maciez aos fios. "O Gold Quinoa é mais leve, e diferente de outros tratamentos de reconstrução, é eficaz em qualquer espessura de cabelo. O tratamento contém proteínas de trigo que agem na reconstrução e nutrição dos fios", comenta Gabriel Deodato, hairstylist e artista de L'Oréal Professionnel.
A máscara Extreme, de Redken, também é uma boa opção para fazer a reconstrução de cabelos danificados. A fórmula é enriquecida com a tecnologia RCT Protein Complex, que trata a raiz, comprimento e pontas. Além disso, a máscara também tem proteína de soja, que retém a hidratação, arginina, que condiciona os fios e estimula o couro cabeludo, e Semicap, que regenera as pontas.
Já a Resistance Extentioniste, de Kérastase, é uma ótima escolha para quem deseja fazer um cronograma capilar para crescimento enquanto recupera os fios. O produto reduz a quebra e fortalece o cabelo da raiz às pontas para potencializar o crescimento saudável. O creme para reconstrução capilar contém taurina, que melhora a resistência do fio, creatina, que combate o enfraquecimento capilar, ceramidas, que protege o fio, e ácido maleico, que reforça e sela as cutículas.
Publicado por: Carolina Gandra, Segunda-feira 07 de março de 2022 - 12h22
Mais Dicas de experts

Aprenda 5 dicas para tirar o frizz do cabelo loiro

Metais podem deixar o cabelo quebrado e com coloração indesejada. Saiba evitar esses danos

6 melhores máscaras de nutrição para revitalizar cabelos ressecados
Últimas matérias

9 penteados para cabelos cacheados ideais para o trabalho

Cabelo acaju: púrpura, acobreado, dourado e mais nuances para inspirar

Aprenda 5 dicas para tirar o frizz do cabelo loiro

Balayage no cabelo preto: dicas de nuances, técnicas e como evitar reflexos avermelhados

Corte de cabelo no ombro: reto ou repicado? Saiba escolher o perfeito para você

Loiro dourado: 45 fotos da cor de cabelo mais pedida dos salões