
Você já se perguntou por que os fios ficam com texturas diferentes quando secam em casa ou na rua? Entre os principais motivos estão os fatores climáticos como vento, chuva e umidade

Bruno Galhardo


Hairstylist e expert Kérastase no Brasil
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
Você já reparou como os fios ganham texturas diferentes quando secam por conta própria em casa ou na rua? Isso acontece porque, fora do conforto do seu lar, muitos são os fatores externos que podem influenciar na forma e beleza do seu cabelo, como o vento, umidade, sol, poluição e outros. Para te ajudar a conseguir madeixas com volume controlado e formas destacadas mesmo com as influências climáticas, o Segredos de Salão preparou um manual sobre o assunto, contando como o clima age na fibra capilar e os melhores produtos para investir na hora da finalização. Confira!
Entenda por que o seu cabelo costuma ficar diferente quando seca em casa ou na rua
A influência dos fatores externos nos fios são nítidas, afinal, quem nunca percebeu a diferença entre deixar o cabelo secar sozinho, sem secadores ou outras ferramentas, em casa ou na rua? Segundo o ID Artist L'Oréal Professionnel Bruno Galhardo, a chuva e o vento são os grandes vilões nesses casos. "Nos dias chuvosos, por exemplo, encontramos mais umidade no ar, o que facilita a aparição do frizz. Por outro lado, quando as correntes de ar estão fortes e frequentes, o resultado pode ser de madeixas volumosas e desconexas", alertou.
Outro fator que também pode ser responsável pelo aspecto estranho de seus fios é a falta de umidade no ar. "Nos dias muito secos é comum que o cabelo fique com menos volume, até minguado, com pouco movimento e sem brilho. Isso acontece porque, assim como o resto do nosso corpo, as madeixas também precisam estar sempre hidratadas", destacou.
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
Saiba como a hidratação pode te ajudar a evitar o incômodo
A umidade é um dos agentes que mais influenciam na beleza dos fios e sua presença em grande quantidade no ar pode acarretar problemas como o frizz, assim como o aspecto seco e sem vida quando está em falta. "Nos dois casos a dica é investir em hidratações profundas feitas periodicamente. Uma fibra capilar bem equilibrada e com os nutrientes necessários para a sua saúde não deixa que a aquosidade se infiltre, nem que a sua falta altere a beleza dos fios", pontuou.
Na hora de hidratar, converse com o seu hairstylist e peça indicações de máscaras de acordo com sua textura capilar e a condição de seus fios. Para determinar o tratamento mais indicado no seu caso, o ideal é realizar uma avaliação e descobrir os nutrientes e agentes que precisam ser repostos na fibra.
Conheça os melhores finalizadores para usar quando for sair com as madeixas úmidas
De acordo com o expert, cada tipo de fator climático influencia os fios de uma maneira e, por isso, os finalizadores usados não devem ser sempre os mesmos. "Nos dias de chuva vale apostar em produtos antiumidade e antifrizz, que geralmente aparecem em fórmulas em spray e criam uma camada de proteção na fibra capilar", sugeriu.
Já quando estiver ventando muito, o profissional indica cuidados diferentes para cabelos finos e grossos. "Como se embolam com mais facilidade, as madeixas de espessura menor devem apostar em sprays de fixação média, enquanto os mais encorpados podem investir em finalizadores de textura creme ou em penteados rápidos e práticos", disse.
Já nos períodos mais secos, como o inverno, a sugestão de Bruno são as linhas de nutrição e hidratação, que devem ser usadas no banho, e finalizadores adequados à sua textura capilar, que ajudam a valorizar a forma natural dos fios e devolvem o brilho e movimento perdidos.
Publicado por: Juliana Hansen, Terça-feira 06 de dezembro de 2016 - 13h24
Mais Tratamento de cabelo

Metais podem deixar o cabelo quebrado e com coloração indesejada. Saiba evitar esses danos

6 melhores máscaras de nutrição para revitalizar cabelos ressecados

5 segredos para tratar cabelo quebrado rapidamente
Últimas matérias

Aprenda 5 dicas para tirar o frizz do cabelo loiro

Balayage no cabelo preto: dicas de nuances, técnicas e como evitar reflexos avermelhados

Corte de cabelo no ombro: reto ou repicado? Saiba escolher o perfeito para você

Loiro dourado: 45 fotos da cor de cabelo mais pedida dos salões

Metais podem deixar o cabelo quebrado e com coloração indesejada. Saiba evitar esses danos

Penteados para formatura: 5 ideias da moda para usar em cabelos curtos, médios e longos