
Lucas Possetti

Hair Colorist & Stylist
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
Muitas pessoas se queixam na internet e nos salões de beleza a respeito do cabelo oleoso ou muito oleoso. Apesar de esse excesso ser relativamente comum por questões genéticas ou condições de saúde, muitos casos na verdade são de cabelos normais ou mistos com hábitos de higiene incorretos. Identificar qual é o quadro natural dos seus cabelos é fundamental para que você consiga encontrar os melhores tratamentos para manter os fios saudáveis, bonitos e equilibrados da raiz às pontas. Reunimos as principais características de diferentes graus de oleosidade, os hábitos que você precisa eliminar da rotina e os que pode adotar para conquistar as madeixas dos seus sonhos. Confira!
Saiba mais: guia completo para lavar, hidratar e cuidar do cabelo oleoso no dia a dia!
Cabelo oleoso, muito oleoso ou misto: entenda as diferenças
Todo cabelo tem uma oleosidade natural produzida no couro cabeludo e que se espalha pelo comprimento dos fios, só que a quantidade varia de caso para caso. Muitas pessoas pensam que têm cabelos muito oleosos quando na verdade o quadro está dentro da normalidade, então é importante entender o que configura cada classificação. Um cabelo oleoso é aquele que precisa ser lavado todos os dias senão fica grudado e brilhoso demais. Cabelos muito oleosos podem precisar de shampoo com ainda mais frequência. Se o seu cabelo fica com a raiz oleosa no dia seguinte à lavagem mas o comprimento e as pontas seguem normais, o quadro é de um cabelo misto. Se você consegue lavar a cabeça dia sim, dia não sem problema, o cabelo é considerado normal.
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
Maus hábitos que podem fazer o cabelo parecer oleoso
A classificação da oleosidade do cabelo diz respeito apenas ao sebo natural dos fios, mas alguns hábitos do dia a dia podem estar causando a impressão errada. Dar muito espaço entre as lavagens pode fazer os fios acumularem sebo e parecerem mais oleosos do que realmente são. Por outro lado, lavar o cabelo todo dia sem necessidade pode estimular a produção de mais oleosidade com o tempo para compensar. Não aplicar uma quantidade suficiente de shampoo direito ou não espalhar o produto direito por todo o couro cabeludo também são práticas comuns e que podem provocar um aspecto oleoso. Outro hábito negativo é aplicar condicionador e máscara da raiz; essas fórmulas são voltadas apenas para o comprimento e as pontas dos fios, então não devem ser usadas no couro cabeludo. O mesmo vale para cremes, óleos e sprays de finalização e styling. Por fim, lembre-se de enxaguar abundantemente todos os produtos usados durante o banho, de preferência com água morna ou fria, para eliminar todos os resíduos que possam ter se acumulado.
Passo a passo: como lavar o cabelo oleoso corretamente
Se o seu cabelo for oleoso, independentemente do grau, a boa notícia é que com uma rotina de higiene simples você pode manter os fios limpos e leves por mais tempo. O primeiro passo é molhar o cabelo todo com água morna ou fria nunca quente, já que a alta temperatura pode estimular ainda mais a oleosidade. Em seguida, aplique o shampoo para cabelo oleoso Pure Resource, de L'Oréal Professionnel, que tem ação purificante e reduz a coceira e a irritação no couro cabeludo. Massageie por todo o couro cabeludo em movimentos circulares e enxágue abundantemente em seguida. Se quiser, repita a aplicação, massageie e enxágue novamente para realizar uma limpeza completa. Entre as lavagens, você pode controlar a oleosidade usando um shampoo seco como Morning After Dust, que tem ação refrescante, perfume leve e não deixa resíduos. Prossiga com o uso de um condicionador leve, como o da linha Volumetry, que hidrata sem pesar e ainda deixa os fios mais encorpados.
Se tiver o cabelo com pontas ressecadas, seja por química, descoloração, uso de secador ou por qualquer outro motivo, experimente aplicar algumas gotinhas de um óleo nutritivo como o de Mythic Oil, de L'Oréal Professionnel. Afinal, mesmo fios oleosos precisam de nutrição e tratamento para se manterem saudáveis. "As pessoas têm um pouco de preconceito com o uso de óleo no cabelo por acharem que vai ficar super oleoso e, na verdade, não. Os óleos próprios para cabelo, que têm cosmeticidade, não deixam o fio pesado se forem usados da maneira correta", explica o hairstylist Lucas Possetti, artista da marca. Aplique uma ou duas gotas na palma das mãos, esfregue-as e distribua em seguida pelas pontas e pelo comprimento, mantendo distância da raiz. O resultado é um cabelo mais saudável e sedoso sem oleosidade em excesso e sem peso.
Publicado por: Barbara Gonçalves, Terça-feira 19 de novembro de 2019 - 14h29
Mais Cabelos oleosos

Como cuidar do cabelo oleoso no verão: tudo que você precisa saber para manter os fios limpos e leves

Cabelo oleoso: como cuidar? 5 erros que você pode estar cometendo na rotina

Cabelo com raiz oleosa: o que fazer? Saiba como restaurar o equilíbrio do couro cabeludo
Últimas matérias

5 dúvidas sobre hidratação capilar: aprenda a cuidar do cabelo ressecado em casa

Long bob em 2021: como adotar o corte de cabelo médio mais famoso do mundo esse ano

Cabelo queimado de sol com luzes: como adotar as mechas loiras com aspecto natural

Cabelo danificado e com quebra: como cuidar dos fios enfraquecidos em casa

Rabo de cavalo estiloso: 3 penteados fáceis de fazer que estão em alta em 2021

Cabelo platinado com luzes: as mechas loiras descoloridas vão te conquistar nessa temporada