
Sandra Oliveira

Hairstylist especialista em mechas, cor e tratamento
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
A quebra de cabelo é um sintoma claro de enfraquecimento. É possível perceber esse quadro nos fios que se soltam na escova, nos elásticos de cabelo e em ferramentas como chapinha e babyliss. Ao contrário da queda, que vem desde a raiz, o cabelo quebrado não tem um bulbo acoplado; ele é mais curto e geralmente indica que as madeixas perderam sua força e sua resistência. Para resolver o quadro de uma vez por todas, o segredo está em adaptar a rotina para tratar e proteger melhor os fios. Reunimos 5 conselhos de expert para te ajudar a colocar um ponto final na quebra capilar e conquistar cabelos mais compridos, macios e resistentes. Confira nossas dicas!
Leia mais: 5 sinais de que seu cabelo precisa de um tratamento de proteína!
1) Cuidado ao usar ferramentas de calor como secador, chapinha e babyliss
O uso frequente de secador, chapinha e babyliss é uma das causas mais comuns de quebra no cabelo. Ainda que os fios possam não partir na hora em que entram em contato com essas ferramentas, eles já ficam mais frágeis após a exposição a temperaturas tão altas. Por isso, é fundamental sempre aplicar um protetor térmico antes de usar aparelhos de calor. "Ele cria uma barreira protetora para impedir a exposição das cutículas e a quebra, além de garantir uma durabilidade maior para a escova", explica a hairstylist e Expert K, Sandra Oliveira. "Gosto de utilizar os Thermiques da Kerastase, linha que oferece um protetor pra cada cabelo e suas necessidade: Ciment Thermique para fios danificados, Nectar Thermique para os ressecados, e Keratine Thermique para os indisciplinados"
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
2) Invista em produtos para fortalecer o cabelo em casa
Se você tem percebido um aumento significativo na quantidade de fios que se quebram ao longo do dia, é hora de trocar seus produtos de banho por itens que ajudem no fortalecimento capilar, devolvendo as proteínas que foram perdidas e provocaram a sensibilização. A linha Extentioniste, de Kérastase, foi desenvolvida justamente para essa finalidade: treinar a estrutura do cabelo para diminuir a quebra e estimular o crescimento. A coleção conta com shampoo, condicionador, máscara e sérum para couro cabeludo e tem quatro ativos principais. A taurina melhora a resistência do núcleo da fibra; a creatina protege a estrutura interna e combate o enfraquecimento; as ceramidas restauram a cutícula da fibra para oferecer mais proteção enquanto o ácido maleico reforça e sela as cutículas do comprimento até as pontas.
3) Dê uma pausa nos procedimentos químicos como descoloração e alisamento
É muito comum o cabelo quebrar mais após uma coloração, uma descoloração ou um alisamento. Esses procedimentos alteram níveis mais profundos da fibra capilar para oferecer resultados duradouros, então é natural que os fios fiquem um pouco enfraquecidos no final. Realizar essas mudanças de visual em um salão de confiança é fundamental para diminuir esse risco, já que os profissionais vão usar produtos da mais alta qualidade. No entanto, se você já passou pelo processo e está sofrendo com o cabelo quebrando, o melhor a fazer é dar um tempo nas químicas e se concentrar em tratar, reparar e revitalizar as madeixas sensibilizadas. Essa é inclusive uma recomendação dos experts quando a mudança é muito radical, como na descoloração global; muitas vezes, eles marcam dois ou três dias diferentes com pelo menos duas semanas de espaço para clarear o cabelo aos poucos e diminuir a chance de quebra - ou até de um corte químico.
4) Faça uma reconstrução capilar no salão de beleza
Usar bons produtos em casa faz toda a diferença na saúde, na textura e na aparência do cabelo, mas é fundamental visitar um salão de beleza pelo menos uma vez por mês para tratar os fios fragilizados com um profissional. O cabeleireiro tem acesso a técnicas e produtos que para realizar rituais que oferecem resultados muito mais profundos e que podem acelerar o processo de recuperação da fibra. Além disso, ele é a pessoa certa para fazer um diagnóstico capilar e identificar exatamente as necessidades das suas madeixas naquele momento. Aproveite a visita para fazer uma reconstrução capilar, procedimento que repõe as proteínas e a massa perdidas pelos fios com os danos e, com isso, diminuir drasticamente a quebra.
5) Diminua a tração que o cabelo fraco sobre no dia a dia
Além dos cuidados com os produtos que são aplicados nos cabelos frágeis, alguns pequenos hábitos no dia a dia também podem ajudar a diminuir a quebra. Trocar a fronha de algodão por uma de seda é uma dica que muitos experts compartilham, já que diminui o atrito entre os fios durante a noite. Na hora de fazer penteados, mesmo que um modelo simples como o rabo de cavalo, prefira elásticos forrados, que também reduzem o atrito. Quando for desembaraçar o cabelo, movimente a escova ou o pente pelos fios delicadamente, começando a desfazer os nós nas pontas e subindo gradualmente. Assim, você vai perceber uma redução significativa nos cabelos que se partem durante a escovação.
Agende uma visita ao salão de beleza mais próximo para fazer um tratamento fortalecedor nos cabelos!
Publicado por: Barbara Gonçalves, Segunda-feira 12 de novembro de 2018 - 14h24
Mais Cabelos danificados

5 segredos para tratar cabelo quebrado rapidamente

4 passos para recuperar cabelos tingidos que estão elásticos e danificados

Para que serve centella asiática? Conheça 3 benefícios para cabelos danificados
Últimas matérias

9 penteados para cabelos cacheados ideais para o trabalho

Cabelo acaju: púrpura, acobreado, dourado e mais nuances para inspirar

Aprenda 5 dicas para tirar o frizz do cabelo loiro

Balayage no cabelo preto: dicas de nuances, técnicas e como evitar reflexos avermelhados

Corte de cabelo no ombro: reto ou repicado? Saiba escolher o perfeito para você

Loiro dourado: 45 fotos da cor de cabelo mais pedida dos salões