
Debora Melro

Hairstylist, colorista e Expert K
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
O cabelo com caspa é um quadro que afeta e incomoda muitas pessoas de diferentes faixas etárias e tipos de fio e o tratamento mais comum é usar shampoo anticaspa no banho. No entanto, muitas pessoas temem que o produto acabe deixando o cabelo ressecado e sem brilho depois de fazer uma limpeza no couro cabeludo. O segredo para evitar esse efeito colateral é escolher os melhores produtos anticaspa e aplicá-los da maneira correta. Conversamos com a hairstylist e Expert K, Débora Melro, do salão Studio W Iguatemi, em São Paulo (SP), para reunir todas as dicas para ter um cabelo hidratado e sem caspa. Confira!
Veja também: é verdade que a caspa fica mais intensa no verão?
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
Usar um shampoo anticaspa que funcione de verdade faz toda a diferença
Para não precisar escolher entre tratar a caspa e ter um cabelo macio, é importante investir em um bom shampoo anticaspa, que faça efeito de verdade mas não resseque o cabelo. "Os shampoos anticaspa podem realmente ressecar os fios pois os ingredientes necessários para o tratamento são geralmente bem adstringentes e abrasivos", explica Débora. "No entanto, os produtos das boas marcas não provocam esse efeito" afirma. Uma ótima opção é o Bain Anti-Pelliculaire, parte da linha Specifique desenvolvida por Kérastase exclusivamente para o cuidado com o couro cabeludo. Sua fórmula sem silicone contém piritionato de zinco, que tem ação antibacteriana, e ácido salicílico, que estimula os agentes de defesa. Ele trata todos os tipos de caspa e elimina as impurezas do couro cabeludo por até 8 semanas, oferecendo frescor e saúde para a região.
Além de escolher bem o shampoo, é importante saber como aplicá-lo. De uma forma geral, só é preciso usá-lo no couro cabeludo, já que é a região onde a caspa aparece. "O que eu aconselho é evitar o contato do shampoo e da espuma no comprimento dos cabelos", conta Débora. A raiz é naturalmente mais oleosa, então não sofre os efeitos do ressecamento, mas as pontas tendem a ser mais secas e frágeis e não combinam com esse tipo de fórmula. Na hora do banho, é só aplicar diretamente no couro cabeludo úmido, massagear com movimentos circulares até fazer espuma e enxaguar abundantemente em seguida. "Você pode usar um shampoo mais hidratante para lavar o comprimento e pontas", afirma a expert. Assim, cada área recebe o tratamento que precisa sem ser sobrecarregada.
O segredo para hidratar o cabelo mesmo usando shampoo anticaspa
Assim como qualquer outro tipo, o shampoo anticaspa precisa ser acompanhado de um condicionador ou uma máscara. O ideal é apostar em uma fórmula que tenha princípios ativos que harmonizem com o shampoo para que não prejudiquem a limpeza realizada na higienização mas ajudem a tratar e o cabelo ressecado. Nossa dica é optar por uma máscara de hidratação que possa ser usada no couro cabeludo, como Masque Hydra-Apaisant, também da linha Specifique. Feita para tratar os fios desde a raiz até as pontas, ela devolve o brilho e a maciez da fibra e ajuda a desembaraçar mais facilmente o comprimento, evitando a quebra. Além disso, ela também tem efeito cooling, que revigora a pele e o cabelo e acelera o metabolismo capilar.
Você também pode usar outros tipos de máscaras e condicionadores que já façam parte da sua rotina em conjunto com o shampoo anticaspa, mas é muito importante que eles sejam aplicados corretamente. A não ser que a embalagem indique o uso do produto no couro cabeludo, evite ao máximo o contato da fórmula com a raiz porque a tendência é que isso aumente a oleosidade e estimule a descamação, especialmente se seu problema for com a caspa oleosa. "Esse tipo é o que fica geralmente grudado no fio do cabelo, bem próxima ao couro, em vez de solta pelo fio e caindo sobre os ombros, como a caspa seca", explica Débora. Massageie a fórmula somente no comprimento e nas pontas e enxágue abundantemente as madeixas com água fria ou morna antes de sair do banho. Essa separação é o segredo para que cada parte do fio receba o cuidado adequado e assim recupere sua saúde por completo.
Encontre um salão de beleza na sua região para cuidar dos cabelos com um profissional!
Publicado por: Barbara Gonçalves, Segunda-feira 04 de fevereiro de 2019 - 10h55
Mais Tratamento de cabelo

10 dicas para manter a cor dos cabelos ruivos vibrante por mais tempo

Veja 10 dicas para manter seus cachos bonitos e definidos

Vai platinar o cabelo? Expert conta 4 cuidados com o loiro após descolorir
Últimas matérias

Loiro platinado e perolado: saiba as diferenças entre os tons de loiro claro

20 penteados para um festival de rock: coques, tranças e rabos de cavalo para cabelos curtos, médios e longos

Esses 3 passos vão recuperar o brilho do seu cabelo loiro em casa!

10 dicas para manter a cor dos cabelos ruivos vibrante por mais tempo

Veja 10 dicas para manter seus cachos bonitos e definidos

Vai platinar o cabelo? Expert conta 4 cuidados com o loiro após descolorir