Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
A utilização do shampoo antiresíduo ainda gera muitas dúvidas entre as mulheres, principalmente nas donas de cabelos coloridos. O item é responsável por promover uma limpeza profunda nos fios e remover todo o acúmulo de resíduos, produtos e oleosidade dos cabelos por conta da abertura das cutículas. Como, nos cabelos coloridos, o fio guarda os pigmentos de cor dentro d fibra capilar, a limpeza profunda do shampoo antiresíduos poderia provocar a remoção da cor das madeixas. Para saber se a utilização do shampoo antiresíduo é permitida ou não nos cabelos coloridos, conversamos com o hairstylist e Embaixador de L'Oréal Professionnel, Rafael Bertolucci, para tirar todas as dúvidas sobre como usa-lo e a frequência ideal para fios coloridos sem que eles desbotem ou fiquem ressecados.
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
Entenda como o shampoo antiresíduos age nos cabelos
Antes de tudo, é preciso entender como o shampoo antiresíduos funciona nos cabelos para saber qual é o seu efeito e o resultado esperado. Diferentemente dos produtos regulares, esse tipo de shampoo possui uma ação limpante mais potente que os demais, promovendo a abertura das cutículas para retirar os resíduos e oleosidade das camadas mais internas dos fios. "Ele é um shampoo mais alcalino do que os normais, então a sua ação tensoativa, ou efeito 'detergente', tem uma potência mais alta. Com isso, ele consegue criar mais pontes de hidrogênio entre a superfície do fios e as moléculas de gordura do que um shampoo comum", explica Rafael. Esse maior contato com os resíduos é o que permite a extração das impurezas do fios e promove a limpeza profunda. "Com essa ação, e pelo fato de ser um produto mais alcalino, o shampoo antiresíduos deixa dos fios com a cutícula capilar mais dilatada, o que pode ocasionar o ressecamento e desbotamento da cor a longo prazo", esclarece o expert.
Entenda como usar o shampoo antiresíduos nos cabelos coloridos sem desbotar a cor ou ressecar os fios
De acordo com Bertolucci, o shampoo antiresíduos pode ser utilizado nos cabelos coloridos, mas apenas pontualmente. "O shampoo antirresíduos pode sim ser utilizado por quem tem cabelos coloridos mas tem que ser pelo motivo certo, na hora certa", afirma. Assim como os demais tipos de fios, os cabelos com coloração podem acumular oleosidade e resíduos de produtos, o que pede uma eventual limpeza profunda. "Geralmente, quando a cliente está com um problema de oleosidade excessiva ou com algum resíduo de algum produto que ela possa ter no cabelo, como spray, finalizadores, pomadas, ela pode usar o shampoo antiresíduo", exemplifica. "Porém, não é uma indicação para cabelos coloridos e o uso frequente vai desbotar sim a coloração e pode ressecar os cabelos", alerta o especialista.
Qual é a melhor frequência de uso do shampoo antiresíduos em cabelos coloridos
Agora que você já sabe que o shampoo antiresíduos pode acabar ressecando os fios e desbotando a cor dos cabelos coloridos se for utilizado com muita frequência, é hora de entender a periodicidade adequada para usufruir dos benefícios do produto sem afetar a cor do fio. Para as mulheres que possuem coloração e necessitam realizar uma limpeza profunda ocasional, seja por conta do acúmulo de produtos ou excesso de oleosidade nos fios, Bertolucci indica que o produto só deve ser utilizado quando for preciso. "A melhor indicação para quem tem cabelos coloridos é somente usar o shampoo antiresíduos quando necessário e, no máximo, duas vezes ao mês", recomenda.
Para manter sua cor sempre vibrante e evitar o desbotamento, o expert indica utilizar diariamente uma linha específica para cuidar da cor. "Eu indico a linha Vitamino Color, de L'Oréal Professionnel, que possui uma tecnologia que evita a absorção de todos os componentes de cloro e flúor presentes na água para evitar o desbotamento e prolongar a cor", recomenda. Para potencializar ainda mais o efeito prolongado da coloração, utilize o shampoo e o condicionador de Vitamino Color juntamente com a máscara da linha em sua rotina capilar.
Ligue já para o salão de beleza mais próximo e agende um horário para cuidar das madeixas!
Publicado por: Fernanda Oliveira, Quinta-feira 17 de janeiro de 2019 - 15h54
Mais O Poder da Cor

Tons de ruivo: 5 nuances que são tendência para o outono e inverno 2021

Morena iluminada com raiz esfumada: 10 fotos da coloração que cria luzes no cabelo com efeito natural

Cabelo castanho claro: 4 nuances e técnicas diferentes para clarear os fios escuros
Últimas matérias

Quer ter cabelos longos? Saiba 5 motivos para inserir a ampola na sua rotina capilar

Shampoo para cabelos grisalhos: 4 coisas que você precisa saber antes de escolher o seu

3 cortes para escolher enquanto espera o cabelo crescer

Cabelo cacheado masculino: 3 ideias atuais de cortes + dicas para cachear os fios

Corte chanel em cabelo claro: 15 fotos do visual em loiros e castanhos + dicas para estilizar os fios

Projeto rapunzel: saiba como montar um cronograma capilar para fazer o cabelo crescer