
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
Para cuidar do cabelo danificado, o segredo está na criação de uma rotina contínua de tratamentos. "É importante entender que uma vez que o cabelo foi danificado, sempre que a gente faz uma reparação vai ter um efeito temporário" explica o hairstylist Bruno Viana , embaixador L'Oréal Professionnel. "Por isso é tão importante ter uma manutenção, fazer do tratamento uma constante no dia a dia" afirma o expert. O primeiro passo da rotina de cuidados é encontrar o melhor shampoo para cabelo danificado e aprender a forma certa de usá-lo para potencializar sua ação nas madeixas. Reunimos as melhores dicas sobre o assunto para te ajudar nessa missão, confira!
Veja também: como escolher a melhor máscara para cabelo danificado!
Como achar o melhor shampoo para cabelo danificado
O melhor shampoo para cabelo danificado é aquele que consegue conciliar a função de limpeza com a ação reparadora. Um bom shampoo precisa remover as impurezas, o excesso de oleosidade e os resíduos de produtos sem deixar o fio ressecado, já que é importante preservar um pouco da hidratação natural para proteger a fibra. Essa proteção é ainda mais importante para os cabelos danificados, que têm uma dificuldade maior de reter nutrientes e proteínas em seu interior por conta dos desgastes nas cutículas que envolvem o fio. Por isso, o shampoo perfeito para esse tipo de quadro precisa oferecer uma ação reparadora leve para ajudar nesse tratamento e preparar a fibra capilar para receber os ativos do condicionador ou da máscara.
Uma ótima opção de shampoo para cabelo danificado que atende a todas essas necessidades é o da linha Absolut Repair Gold Quinoa + Protein, de L'Oréal Professionnel. A Gold Quinoa é responsável pela reparação profunda dos danos na fibra, formando uma camada protetora ao redor do fio para proteger e fortalecer sua estrutura. Já a proteína de trigo hidrolisada tem moléculas bem pequenas para penetrar na fibra e reter os ativos hidratantes em seu interior, reduzindo o ressecamento. Indicado para todos os tipos de cabelo danificado, ele consegue limpar e tratar as madeixas ao mesmo tempo desde a primeira aplicação.
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
O jeito certo de usar shampoo no cabelo danificado
Usar shampoo pelo menos uma vez por semana é o cuidado mais básico para manter os cabelos saudáveis, mas isso não significa que todos saibam aplicar o produto corretamente. Primeiramente, é preciso molhar bem todos os fios, especialmente a raiz, para ajudar na eliminação dos resíduos mais superficiais e preparar a fibra para absorver os ativos do produto. Na hora da aplicação, um segredo de expert é depositar um pouco de shampoo nos dedos, e não na palma das mãos como um todo, o que torna mais fácil a tarefa de esfregar o produto pelo couro cabeludo, já que são os dedos que fazem os movimentos.
É importante concentrar a aplicação na raiz, que é a região mais oleosa, e massagear em movimentos circulares por toda a pele da região. As pontas costumam ser mais secas naturalmente, então não têm tanta necessidade da limpeza do shampoo. Ao terminar, enxágue abundantemente com água fria ou morna - a quente tende a estimular o ressecamento, então deve ser evitada. Se você lava o cabelo duas vezes por semana ou menos, o ideal é aplicar o shampoo mais uma vez, massagear e enxaguar novamente. Se lava os fios com mais frequência, uma vez é suficiente. Porém, lembre-se de que só deve lavar a cabeça todo dia quem tem cabelo muito oleoso. Nos demais casos, é melhor intercalar os dias para não ressecar demais a fibra.
Além do shampoo: outros cuidados essenciais para cabelos danificados
O shampoo é apenas a primeira etapa da rotina de tratamento do cabelo danificado, então precisa sempre ser acompanhado de um condicionador ou máscara de reparação de danos. A melhor opção para você vai depender do tipo de fio e do nível de desgaste, então o ideal é contar com a orientação de um cabeleireiro. Na linha Absolut Repair Gold Quinoa , há três opções para atender diferentes tipos de necessidades. O condicionador é indicado para o dia a dia e proporciona mais maciez e reparação leve. A máscara dourada é voltada para cabelos finos e consegue reparar danos e dar mais brilho aos fios sem pesar. Já a máscara clássica é indicada para cabelos grossos a médios e confere reparação, toque sedoso e disciplina às madeixas. Escolha sua fórmula favorita, distribua pelo comprimento e pelas pontas massageando mecha a mecha e enxágue abundantemente após o tempo de pausa indicado na embalagem.
Trate os cabelos com um expert visitando um salão de beleza!
Publicado por: Barbara Gonçalves, Quarta-feira 18 de dezembro de 2019 - 09h37
Mais Cabelos danificados

Cabelo danificado, elástico e quebradiço: 5 dicas para salvar seus fios

Como dar vida aos cabelos: conquiste brilho, maciez e movimento com 7 dicas de expert

Reconstrução capilar: o que fazer e o que evitar no tratamento para cabelo danificado
Últimas matérias

Shampoo para cabelo com luzes: como escolher o melhor produto para cabelo com mechas

Hidratação capilar com ácido hialurônico: tudo sobre o ingrediente que vai revitalizar seus fios

Cor de cabelo castanho médio: tudo sobre o tom escuro e natural que vai te conquistar

Cabelo danificado, elástico e quebradiço: 5 dicas para salvar seus fios

Como fazer ondas no cabelo: 3 técnicas para experimentar no verão

Hidratação para cabelo fino: como deixar os fios macios e brilhosos sem pesar