
Fred Silveira

Hairstylist, make up artist e expert em loiros
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
Já ouviu falar de smoky hair? Essa técnica de coloração é inspirada no efeito esfumado da maquiagem e se tornou uma grande tendência. Para conseguir o efeito que dá nome ao visual, são usadas três diferentes nuances para formar um degradê que começa na raiz e termina nas pontas. Ficou curiosa para saber mais sobre o smoky hair? Nós conversamos com o hairstylist e artista de L'Oréal Professionnel Fred Silveira que contou tudo sobre a técnica, como apostar e mais. Confira!
Leia também: Dicas para cuidar do cabelo cacheado com luzes e não perder a definição
O que é o smoky hair: entenda como funciona a tendência do cabelo esfumado
Original e moderna, a técnica smoky hair é inspirada nos olhos esfumados da maquiagem. Segundo o hairstylist Fred Silveira, trata-se de um degradê com diferentes nuances. "Traduzindo para o cabelo, consiste em um degradê de tons, com no mínimo três nuances, que harmonizam", comenta.
Assim como é construído o efeito esfumado na maquiagem, onde o cantos da pálpebra são mais pigmentados que a parte superior e externa, no smoky hair a raiz do cabelo é mais escura e os fios clareiam gradualmente pelo comprimento até chegar às pontas, que são a parte mais iluminada do visual. "O principal segredo para obter um smoky hair dos sonhos é escolher muito bem as nuances usadas e ter certeza da harmonia na hora da passagem de cor e que os tons conversem entre si", destaca Fred.
A união de três ou mais nuances na construção da técnica é o principal diferencial do smoky hair para outras técnicas de iluminação, como a french balayage e o próprio ombré hair. Além disso, o efeito de cabelo esfumado pode ser conquistado sem descoloração. "A diferença entre french balayage e smoky é o efeito final, pois o smoky hair pode ser construído só com coloração, enquanto na french balayage o clareamento é feito com descolorante na maioria das vezes", explica o hairstylist.
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
O smoky hair pode ser feito com diferentes nuances e em todos os tipos de cabelo
Para adotar o smoky hair não é necessário apostar no loiro. A técnica pode ser feita com diferentes nuances, incluindo o castanho e o ruivo, de acordo com Fred Silveira. "O smoky hair é uma técnica extremamente versátil e, por conta disso, nos possibilita a realização em qualquer cor de cabelo, seja ele natural ou com cor cosmética", diz.
Também não há restrições para nenhum tipo de cabelo: cacheadas, crespas, lisas e onduladas podem investir nesse visual. Por outro lado, é necessário que os fios tenham um determinado comprimento para que o efeito esfumado seja reproduzido. "Como a técnica tem como maior característica um degradê natural, precisamos de um cabelo com pelo menos 15 cm para que possibilite uma passagem de cor suave e sem marcas. Tendo este comprimento, a técnica pode ser usada em qualquer tipo de cabelo", garante Fred.
Tendência do smoky hair pode ser adotada por mulheres de diferentes estilos
Sempre que surge uma nova tendência é comum ter dúvidas sobre ela ser ou não adequada para o seu estilo. Para Fred Silveira, o smoky hair é democrático e pode ser adotado não apenas por mulheres de diferentes estilos e personalidades, mas também por aquelas que tenham algum objetivo específico com a coloração, como fazer a cobertura de brancos.
"Esta técnica é revolucionária e imprime modernidade. Ela pode ser adotada em muitas situações, desde a profundidade nas mechas para deixar o loiro com aquele efeito sombreado maravilhoso, até a cliente que usa a coloração para cobertura de branco e deseja um cabelo mais atual. Também pode ser clássico ou arrojado dependendo apenas da escolha de tons usados para criar o efeito", afirma o hairstylist.
Como é a manutenção do smoky hair? Dicas para cuidar e retocar a coloração
Segundo Fred, a manutenção do smoky hair é a mesma de um retoque de raiz convencional. Por conta do degradê de tons que é criado nos fios, o crescimento da raiz não chega a ser um problema - especialmente para quem investir em tons próximos a sua cor natural -, o que possibilita um espaçamento maior entre os retoques para quem não tem tempo para visitar o salão de beleza frequentemente.
Porém, é importante manter os cabelos bem cuidados, incluindo na sua rotina produtos que ajudem na preservação dos pigmentos, da saúde da fibra capilar e da luminosidade da coloração. Além de uma linha específica para cabelos loiros ou coloridos, como Blondifier e Vitamino Color, de L'Oréal Professionnel, uma boa aposta são produtos que ofereçam proteção contra agressões externas, que vão desde os metais presentes na água até os raios solares. A linha Metal Detox é bastante indicada para essa tarefa, pois além de neutralizar metais acumulados no interior do cabelo, também oferece nutrição e proteção UV, o que garante maior durabilidade do smoky hair, maciez, brilho e força.
Gostou da tendência? Mude de visual no salão de beleza mais próximo!
Publicado por: Amanda Cardoso, Quinta-feira 02 de setembro de 2021 - 17h06
Mais O Poder da Cor

Cabelo curto castanho claro: 20 fotos de curtinhos até cortes no ombro

Mechas inversas: 15 fotos e dicas de como fazer a técnica para escurecer o cabelo

5 coisas que você precisa saber para ir do cabelo loiro ao ruivo
Últimas matérias

5 passos para acabar com o frizz do cabelo cacheado e crespo no inverno

5 segredos para tratar cabelo quebrado rapidamente

Cabelo curto castanho claro: 20 fotos de curtinhos até cortes no ombro

Corte de cabelo para rosto redondo: 7 tendências para curtos, médios e longos

Mechas inversas: 15 fotos e dicas de como fazer a técnica para escurecer o cabelo

Cabeleireiros dão 4 dicas para ter um salão de beleza de sucesso