
Fernando Torquatto

FT Studio
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
Está pensando em fazer uma transformação radical no visual? Ir do cabelo preto para o loiro é uma mudança comum para quem usa o cabelo escuro há muitos anos e quer experimentar um look diferente, ou para quem escureceu os fios por uma temporada e quer voltar ao tom mais claro. No entanto, a transição de uma tonalidade para a outra pode ser mais complicada do que parece, especialmente se a cor preta for resultado de uma coloração. Nada que um bom profissional colorista e alguns cuidados com os fios não possam resolver. Veja 6 dicas para conquistar o cabelo loiro saudável e radiante dos seus sonhos. Confira!
Saiba mais: 6 dicas valiosas para quando quiser mudar o visual!
1) Vá ao salão de beleza para fazer a transformação de morena para loira
Tentar ir do cabelo preto para o loiro em casa geralmente resulta em uma cor manchada, fibra capilar fraca e possivelmente até um corte químico, que é quando os fios se partem devido à agressão. Para fazer a transformação com segurança, é fundamental ir a um salão de beleza. O procedimento pode ser muito mais complexo do que você espera porque o cabelo nem sempre reage da forma esperada à tinta. Se ele já tiver alguma coloração, por exemplo, será preciso fazer uma decapagem com Effasol primeiro. Se tiver alisamento ou alguma sensibilidade especial, o cabeleireiro terá que ser muito cuidadoso para não ultrapassar o limite da fibra. É sempre mais seguro confiar em um profissional para essa mudança; caso contrário, você corre o risco de danificar seriamente o seu cabelo e poderá levar anos até recuperar completamente a saúde dos fios.
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
2) Para colorir o cabelo com segurança é importante proteger os fios
Ao realizar qualquer procedimento químico de mudança de cor ou textura no cabelo, é fundamental que o profissional proteja os fios dos possíveis danos causados pelos ativos utilizados no processo. Smartbond, de L'Oréal Professionnel, é um tratamento desenvolvido justamente para tornar as transformações mais seguras tanto para o cabeleireiro quanto para a cliente. "A proteção que o produto realmente garante para o fio e sua estrutura é na reconstrução das pontes de enxofre presentes na fibra, que vão devolver a qualidade para o fio" conta o hairstylist Fernando Torquatto, embaixador da marca. O sistema é usado durante e após a coloração; o aditivo é incorporado à mistura colorante e o pré-shampoo é utilizado na lavagem para preparar os fios para a higienização."Ele não só protege a área danificada, como também ajuda a reconstruir essa região além de blindar a parte saudável dos fios, trazendo equilíbrio" afirma o expert.
3) Pode demorar para o cabelo preto chegar ao tom de loiro desejado
O tempo que leva para completar a transformação de morena para loira depende de vários fatores, incluindo a cor original do cabelo, a tonalidade que você deseja atingir e o estado de saúde da fibra capilar. No caso dos fios pretos, pode ser necessário fazer algumas visitas ao salão até chegar ao resultado esperado, especialmente se você quiser um tom muito claro. É importante respeitar o tempo do cabelo e não ultrapassar seus limites, então é provável que o profissional vá clareando suas madeixas gradualmente a cada sessão. Siga atentamente as orientações do cabeleireiro e tenha paciência porque o processo pode levar algumas semanas ou até meses, mas priorizar a saúde dos fios sempre vale a pena.
4) Fazer mechas no cabelo é uma maneira de clarear os fios gradualmente
Se não quiser clarear o cabelo todo de uma vez, uma boa opção é fazer mechas. O cabelo com luzes é ideal para rejuvenescer o visual e conferir mais leveza às madeixas e pode ser a melhor maneira de se acostumar aos poucos com fios mais claros. Comece com algumas mechas pontuais, iluminando o contorno do rosto e as pontas do cabelo. Gradualmente, vá aumentando a quantidade de luzes e clareando-as cada vez mais até chegar à cor que você deseja. Assim, vai ser mais fácil preservar a saúde da fibra capilar e se acostumar com a mudança no visual.
5) Use os produtos certos para reparar a saúde do cabelo danificado
Mesmo protegendo o cabelo antes, durante e depois da transformação, o processo de descoloração é muito agressivo com os fios porque remove não só os pigmentos mas também muitos nutrientes e proteínas da fibra capilar. Por isso, entre as sessões de clareamento e após o final da mudança de visual, é fundamental usar produtos voltados para a reconstrução do cabelo. A linha Absolut Repair Lipidium, de L'Oréal Professionnel, foi desenvolvida especialmente para reparação e revitalização do cabelo danificado e sensibilizado por química, ajudando a reter os nutrientes na fibra para evitar que o quadro retorne. Incorpore o shampoo, o condicionador e a máscara à sua rotina de higienização dos fios para observar uma melhora significativa na textura, na força e na aparência das madeixas desde a primeira utilização.
6) Correção de tons em casa e no salão
Além dos cuidados com a saúde da fibra capilar, o cabelo loiro também exige manutenção da cor. Depois de clarear os fios escuros, é normal que a tonalidade fique um pouco alaranjada ou amarelada. Para evitar e tratar esse efeito no dia a dia, a máscara Shine Blonde é a melhor pedida, já que neutraliza os reflexos indesejados e ainda hidrata o cabelo, reparando o ressecamento dos fios. Também é importante ir ao salão de beleza pelo menos uma vez por mês para matizar a cor, tratar a saúde do cabelo e realizar um ritual mais intensivo com produtos profissionais. A longo prazo, esses cuidados são fundamentais para assegurar madeixas radiantes e cheias de vida.
Marque um horário no salão de beleza mais próximo para transformar o visual!
Publicado por: Barbara Gonçalves, Terça-feira 10 de julho de 2018 - 15h10
Mais Cabelo preto

Cores de cabelo naturais: dicas para investir no castanho, preto e loiro sem reflexos

10 profissionais experts em morena iluminada

Cabelo longos pretos: 5 dicas para manter a cor brilhosa e as pontas saudáveis
Últimas matérias

O que fazer quando o cabelo está caindo muito? Saiba 4 formas de controlar a queda

Finalização de cabelo cacheado: 3 truques de cabeleireira para definir os cachos

4 tons de loiro que combinam com o inverno 2022

Cabelo poroso: o que é, causas comuns e como tratar os fios em casa

Quais as tendências de cores de cabelo em 2022? Cabeleireiro revela nuances que estão em alta

Cabelo dourado: loiro, ruivo, marrom e outras nuances para apostar