
Ale de Souza

https://www.instagram.com/aledesouza1970
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
Muitas mulheres de cabelo oleoso têm dúvidas se podem usar óleo finalizador nos fios. Cada vez mais o produto é incorporado à rotina de beleza para conquistar mais brilho e maciez nas madeixas. Disponível em diversas versões, esse tipo de produto pode trazer muitos benefícios, inclusive para os cabelos naturalmente oleosos. Algumas mulheres temem que o produto deixe os fios pesados e engordurados, mas o hairstylist Ale de Souza, embaixador Kérastase, afirma que com a aplicação certa ele pode ser muito poderoso. Reunimos dicas certeiras para te ajudar a aproveitar todo o potencial dos óleos para cabelos oleosos. Confira!
Veja também: como usar óleo para finalizar todos os tipos de cabelo!
Por causa de suas propriedades nutritivas, os óleos são populares para tratar o cabelo ressecado, mas eles também podem ser usados no cabelo oleoso. O óleo de camélia, por exemplo, ajuda a alinhar a fibra capilar para proporcionar mais brilho. Já o óleo de argan restaura a força do fio e protege a estrutura de danos externos.
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
Quem tem cabelo oleoso pode usar óleo nos fios?
"Ter cabelo oleoso não significa ter cabelo saudável", afirma Ale. Um erro comum é acreditar que a oleosidade indica que o cabelo está hidratado em excesso. A verdade é que, em muitas casos, esse quadro indica uma carência de nutrientes na fibra. De uma forma geral, a oleosidade demasiada se concentra nos primeiros centímetros de cabelo, sobretudo no couro cabeludo e na raiz, e esse efeito é mais visível nos cabelos longos. Com isso, as pontas costumam ser mais secas, com toque áspero e visual opaco, e podem até se transformar em pontas duplas. Por isso, Ale acredita que o tratamento com óleos não deve ser exclusividade de quem tem cabelo ressecado. "Em um clima tropical como o do Brasil, ainda mais durante o verão, todos os tipos de fios ficam desgastados", afirma o expert.
Se mesmo assim você não tiver certeza se o óleo realmente pode ajudar seu tipo de cabelo, o melhor a fazer é visitar um salão de beleza para receber a avaliação de um especialista. "É importante sempre ter em mente que a gente precisa da consultoria de um profissional de beleza, que vai dar um diagnóstico real a respeito do cabelo e te conduzir de uma forma mais apropriada na utilização do produto", conta Ale. "Muitos dos resultados equivocados na utilização dos óleos ocorrem porque a pessoa não quis pedir a opinião de um profissional", explica.
O segredo para aplicar corretamente o óleo no cabelo oleoso
Para evitar a sensação de que o cabelo está pesado por causa do óleo, é fundamental aprender a usar corretamente o finalizador. A primeira dica é escolher o produto certo para o seu tipo de fio. Apesar de muitas pessoas terem o hábito de usar óleo in natura nas madeixas, eles não são os mais indicados para essa finalidade. Em seu estado natural, o óleo tem moléculas muito grandes para penetrar na cutícula da fibra capilar, então fica acumulado na superfície do fio. Isso dá brilho, mas também confere um aspecto gorduroso que não valoriza em nada o cabelo que já é naturalmente oleoso. Em vez disso, prefira um óleo específico para cabelos, que tenha sido processado industrialmente para ter partículas menores, que sejam facilmente absorvidas pela fibra e não fiquem apenas depositadas na superfície do fio, aumentando o aspecto de oleosidade. O óleo Elixir Ultime, de Kérastase, é perfeito para quem busca uma dose extra de nutrição e toque sedoso, e é indicado para todos os tipos de fios. Portanto, é um bom item para incluir no seu kit de beleza.
A segunda dica é aplicar corretamente o produto. "Muita gente comete o erro de aplicar óleo na raiz do cabelo, mas nosso couro cabeludo já tem uma oleosidade natural. O que a gente tem de mais danificado é o comprimento e as pontas, então o certo é usar uma quantidade mínima somente nessa parte dos fios", ensina Ale.
Comece sempre com apenas algumas gotas e acrescente mais conforme sentir necessidade. Pingue as gotas nas palmas das mãos, esfregue-as para aquecer o produto e distribua pelos fios secos ou úmidos, após o banho. "A frequência da utilização varia de acordo com o que o seu cabelo precisa, então acho que vale a pena testar junto com o seu profissional de confiança para identificar a forma mais adequada de você usar esse produto", finaliza o expert.
Agende uma visita ao salão de beleza para cuidar dos cabelos com um profissional!
Publicado por: Barbara Gonçalves, Quarta-feira 19 de dezembro de 2018 - 15h14
Mais Cabelos oleosos

Cabelo oleoso: saiba como o pré-shampoo de limpeza profunda controla a oleosidade e aprenda a usar

Como cuidar do cabelo oleoso no verão: tudo que você precisa saber para manter os fios limpos e leves

Cabelo oleoso: como cuidar? 5 erros que você pode estar cometendo na rotina
Últimas matérias

Cabelo oleoso: saiba como o pré-shampoo de limpeza profunda controla a oleosidade e aprenda a usar

Trança em cabelo cacheado: 5 inspirações elegantes + dicas para dar brilho ao penteado

Hidratação para cabelos secos: saiba como fazer e qual produto escolher para devolver brilho e maciez

Como fazer o cabelo crescer e evitar pontas afinadas: 5 dicas para manter os fios sadios sem ter que cortar

Quer ter cabelos longos? Saiba 5 motivos para inserir a ampola na sua rotina capilar

Shampoo para cabelos grisalhos: 4 coisas que você precisa saber antes de escolher o seu