O profissional responsável por analisar os fios e o couro cabeludo é o terapeuta capilar

Heide Guedes

Hairstylist especialista em corte, coloração e mechas
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
Descobrir os cuidados exatos que seu cabelo necessita é essencial para mantê-lo bonito e saudável e, para isso, o ideal é realizar uma avaliação profunda com um especialista. "O profissional responsável por analisar a região é o terapeuta capilar, especializado em histologia dos pelos e tricologia, o que garante um conhececimento profundo dos cabelos e seu ciclo biológico", explicou Heide Guedes, Cabeleireira Conselheira Kérastase do salão Studio W Ribeirão Preto, em São Paulo, que falou mais sobre o assunto com o Segredos de Salão. Acompanhe!
Resolva problemas nos fios e couro cabeludo com o terapeuta capilar
Por meio de uma avaliação profunda dos fios e do couro cabeludo, o terapeuta capilar pode identificar problemas e apontar soluções para variados aspectos. "O profissional vai indicar tratamentos para caspa, oleosidade, afinamento e quebra do cabelo. Além disso, analisando a estrutura interna e externa do fio é possível dizer se aquela fibra suporta processos químicos e mecânicos, como descolorações e escovas", afirmou.
Quem deve se consultar com esse profissional?
"Qualquer pessoa deve se preocupar com a saúde e aparência dos fios. O terapeuta capilar vai indicar os cuidados e produtos necessários para madeixas saudáveis desde o couro cabeludo", pontuou a expert, ressaltando que, em casos mais greves, o mais indicado é procurar um dermatologista.
Como o terapeuta capilar cuida de cabelos superprocessados?
Madeixas que passam por diferentes processos químicos constantemente são chamadas de superprocessadas e podem apresentar aspecto opaco, pontas duplas e porosas. Para que os fios voltem a ter saúde e beleza, consultar um terapeuta capilar é essencial. "Esse cabelo necessita de cuidados específicos. O profissional vai cuidar de sua recuperação, tratando e preparando o cabelo para os próximos processos", explicou.
Heide destaca que a beleza do cabelo vai além de sua aparência e que é necessário cuidar de dentro para fora, identificando quais necessidades e cuidados aquela fibra precisa. "Para isso, a ajuda de um especialista é essencial, identificando o tratamento especifico e os cuidados imprescindíveis para madeixas bonitas e saudáveis", concluiu.
Publicado por: Juliana Hansen, Terça-feira 15 de setembro de 2015 - 12h00
Mais Tratamento de cabelo

10 dicas de cabeleireiros para o cabelo crescer mais rápido

Como cuidar do cabelo no frio: 6 dicas para lavar, tratar e finalizar os fios no outono e inverno

8 passos para um cabelo castanho brilhante e sem reflexos avermelhados
Últimas matérias

Ondas no cabelo com pegada retrô: veja truque para fazer o penteado

Long bob curto, médio e longo: veja as diferenças e escolha o corte de cabelo ideal para você

10 dicas de cabeleireiros para o cabelo crescer mais rápido

Como cuidar do cabelo no frio: 6 dicas para lavar, tratar e finalizar os fios no outono e inverno

Castanho médio acinzentado, natural ou dourado? Veja a diferença entre as nuances e saiba em qual apostar

8 passos para um cabelo castanho brilhante e sem reflexos avermelhados