
Tesoura ou navalha? Saiba como escolher a fermenta ideal para o corte de cabelo

Ana Carolina Yamada

Hairstylist, visagista e ID Artist L'Oréal Professionnel
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
O primeiro passo na hora de cortar o cabelo é escolher a ferramenta ideal para o tipo de fio da cliente e o efeito que ela deseja. Seja tesoura - e seus mais diversos tipos - ou navalha, os dois apetrechos são fundamentais na bancada de um cabeleireiro, mas ainda existem dúvidas sobre o uso de ambas. Pensando nisso, a ID Artist L'Oréal Professionnel Ana Carolina Yamada solucionou os questionamentos mais recorrentes sobre o tema. Confira abaixo!
Como escolher
"Apesar de muita gente temer a navalha, um corte bem feito com ela pode deixar os fios bem soltos e com muita leveza. Já as tesouras são mais precisas, mas também conseguimos resultados similares", resumiu a hairstylist, afirmando que as duas ferramentas utilizadas em um mesmo corte garantem bom acabamento e visual equilibrado.
Para escolher o que usar na cliente é preciso ficar atento ao tipo de cabelo. "A navalha é indicada para fios médios a grossos, pois consegue cortar e dar leveza no comprimento e pontas de uma só ve, enquanto a tesoura é mais versátil e serve para todos os tipos de madeixas. Com uma boa técnica, consegue-se um resultado preciso", explicou.
Mito ou verdade?
É comum muitas clientes chegarem ao salão com a ideia de que a navalha pode danificar o cabelo. Mas será que é verdade? "Existe um mito em relação a isso. No entanto, uma lâmina nova e de qualidade pode manter os fios saudáveis, sem perder a integridade. A minha dica é usar uma lâmina por corte", contou a profissional.
Tipos de tesoura
Segundo a hairstylist, todo cabeleireiro precisa ter diversos apetrechos para realizar cortes com perfeição. No quesito tesouras, são três modelos principais: "A tesoura a laser é indicada para cortes de precisão, linhas retas e confere um ótimo acabamento. A tipo fio navalha é excelente para dar leveza e, como o nome já indica, tem efeito similar ao da navalha. Já a tesoura dentada pode ser utilizada para desbastar cabelos muito volumosos ou apenas para dar acabamento pra as madeixas mais curtas", explicou.
"Para um mesmo corte pode ser utilizado diferentes tipos de tesoura, fazendo a linha do corte com a fio laser e depois dar leveza com a fio navalha e a dentada, por exemplo", acrescentou.
Para turbinar os conhecimentos sobre o assunto, Ana Carolina indica o curso P.H.D. Corte & Cor da L'Oréal Professionnel.
Publicado por: Camila Oliveira, Quinta-feira 05 de fevereiro de 2015 - 05h05
Mais L'Oréal Professionnel

Cortar o cabelo não faz ele crescer: conheça o segredo para preservar o comprimento sem aparar as pontas

Cabelo cinza em 2021: grisalho ou colorido, o visual promete brilhar no novo ano

Cabelo ruivo acobreado intenso é a aposta perfeita para quem quer renovar o visual em 2021
Últimas matérias

Hidratação para cabelo fino: como deixar os fios macios e brilhosos sem pesar

Cortar o cabelo não faz ele crescer: conheça o segredo para preservar o comprimento sem aparar as pontas

Vai adotar o cabelo loiro pela primeira vez? Veja 4 tonalidades para fazer luzes nos fios escuros

Como dar vida aos cabelos: conquiste brilho, maciez e movimento com 7 dicas de expert

Cabelo loiro danificado: como fazer reconstrução capilar em casa para tratar fios com luzes ou descoloração

Cabelo cinza em 2021: grisalho ou colorido, o visual promete brilhar no novo ano