Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
A porosidade é um incômodo enfrentado por grande parte do público feminino, podendo atingir os fios em níveis baixos, médios e altos. Segundo a Expert K Marceli Nakashima, saber o grau do problema é essencial para diagnosticar o tratamento mais adequado e, para isso, é necessário realizar um teste usando alguns fios e um copo de água. O Segredos de Salão contou o passo a passo para realizar o procedimento e o que cada resultado significa, além de indicar os cuidados necessários em cada caso. Confira!
Saiba como fazer o teste para descobrir o grau de porosidade do seu cabelo
Para realizar o procedimento que indica se suas madeixas estão pouco, normal, ou muito porosas, você vai precisar de um copo de água em temperatura ambiente e alguns fios arrancados do couro cabeludo enquanto ainda estão limpos e sem nenhum produto. Coloque os cabelos no recipiente e deixe que fiquem lá por 7 minutos. Após esse tempo você deve observar a posição em que se encontram, é isso que mostra o nível de porosidade presente na fibra capilar.
Meu cabelo flutuou, o que isso significa? Baixa porosidade! Alerta para hidratação!
Nesse caso, o teste mostra que seus fios estão com o nível de porosidade baixa, o que não é o ideal. "Madeixas pouco porosas possuem as cutículas fechadas, seja por processos químicos ou outros agentes, o que dificulta a realização de tratamentos e faz com que a oleosidade se acumule mais na superfície da fibra", destacou Marceli.
Para resolver o problema, a expert indica o uso de produtos hidratantes, com texturas menos consistentes, que vão ajudar a equilibrar a oleosidade mais forte na raiz e o aspecto ressecado nas pontas. "A linha Cristalliste, de Kérastase é a minha principal indicação, auxiliando para madeixas nutridas e leves", sugeriu.
Quando as madeixas ficam no meio do copo, a porosidade está normal e o cabelo precisa de nutrição!
Isso mostra que seus fios possuem um pouco de porosidade, o que significa que as cutículas estão levemente abertas, permitindo que os tratamentos consigam penetrar na fibra capilar sem que isso configure um problema. "Cabelos com essa característica respondem bem a colorações e outros procedimentos em geral", pontuou. Na hora de cuidar, basta utilizar bons produtos que sejam específicos para sua textura capilar, além de não abrir mão de proteção térmica e bons finalizadores. Outro ponto importante são as nutrições, que devem ser feitas semanalmente para manter a saúde da região. A linha Nutritive Magistral é a mais recomendada nesses casos!
Os fios no fundo do recipiente representam porosidade alta e necessitam de reconstrução
Fios que afundam na água significam uma coisa: sua fibra capilar está com alto nível de porosidade. "Esses cabelos apresentam o pH em nível alcalino e suas cutículas estão permanentemente abertas. Isso facilita a penetração de substâncias que danificam e fragilizam ainda mais a região, além da saída constante de nutrientes e pigmentos", alertou.
Esses cabelos são mais frágeis, desbotam com facilidade, são ásperos e sem brilho e, para reverter o quadro, Marceli indica uma reconstrução da estrutura capilar. "A linha Force Architecte é a mais indica para esses casos, pois os produtos possuem ceramidas em suas fórmulas, que agem selando as cutículas, devolvendo resistência e alinhamento perdidos", finalizou.
Publicado por: Juliana Hansen, Terça-feira 30 de agosto de 2016 - 11h16
Mais Tratamento de cabelo

Cabelo poroso: o que é, causas comuns e como tratar os fios em casa

10 dicas de cabeleireiros para o cabelo crescer mais rápido

Como cuidar do cabelo no frio: 6 dicas para lavar, tratar e finalizar os fios no outono e inverno
Últimas matérias

4 tons de loiro que combinam com o inverno 2022

Cabelo poroso: o que é, causas comuns e como tratar os fios em casa

Quais as tendências de cores de cabelo em 2022? Cabeleireiro revela nuances que estão em alta

Cabelo dourado: loiro, ruivo, marrom e outras nuances para apostar

Ondas no cabelo com pegada retrô: veja truque para fazer o penteado

Long bob curto, médio e longo: veja as diferenças e escolha o corte de cabelo ideal para você