
Rafael Bertolucci

É um dos profissionais referência em loiros e mechas no país e em desenvolver técnicas de corte e cor.
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
Na hora de adotar uma nova cor do cabelo, um detalhe que faz toda a diferença no resultado é o tipo de produto utilizado. A coloração permanente e o tonalizante são usados em situações diferentes dependendo da cor original dos fios e do acabamento desejado. Para te ajudar a escolher a melhor opção, o ideal é contar com a orientação de um cabeleireiro, que avalia a necessidade e a indicação para cada caso. No entanto, vale a pena chegar ao salão entendendo um pouco sobre o assunto para tornar a decisão final mais fácil. Reunimos algumas dicas para te guiar. Confira!
Saiba mais: posso matizar o cabelo com tonalizante?
Como saber se a coloração permanente é a melhor opção
A característica principal da coloração permanente é que, como o nome indica, ela tem máxima durabilidade. Esse tipo de pigmento não desbota e pode ser usado tanto para clarear quanto para escurecer os fios. Por isso, é uma boa aposta para quem tem cabelos grisalhos. "Para cobrir os cabelos brancos com perfeição, é mais aconselhado utilizar uma coloração permanente", afirma o hairstylist Rafael Bertolucci. "Quando há poucos fios brancos, funciona bem fazer luzes para disfarçar. Porém quando a quantidade é maior, recomendo colorir e depois, se quiser, fazer luzes" afirma. Para garantir essa duração, a fórmula atua na parte interna do fio, alterando de forma permanente os pigmentos da fibra. Sendo assim, é também mais resistente ao desbotamento.
Uma das colorações mais usadas pelos cabeleireiros é Majirel, de L'Oréal Professionnel, um produto que completou 40 anos de sucesso em 2018. As tecnologias principais são Incell™, que reforça a estrutura da fibra imitando suas ceramidas naturais, e Ionène G™, desenvolvida para reparar irregularidades no fio e deixá-lo mais macio e uniforme. Juntas, elas garantem máxima proteção ao cabelo durante a aplicação da cor e preservam o toque sedoso e brilhoso das madeixas por muito mais tempo.
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
Quando apostar no tonalizante para colorir o cabelo
A principal diferença do tonalizante em relação à coloração permanente é que ele tem uma durabilidade menor, geralmente de 6-8 semanas, e desbota gradualmente com as lavagens. Essa atuação mais superficial do pigmento é boa para quem não faz questão de uma cobertura muito intensa, já que a fórmula costuma ser menos agressiva no fio. No entanto, isso também significa que, para cobertura dos fios grisalhos, ela funciona melhor para quem tem até 70% de cabelo branco por causa de sua cor levemente translúcida. O tonalizante também é muito usado para ajustar a cor das luzes após a descoloração, tornando os reflexos mais frios ou mais quentes de acordo com a preferência de cada pessoa.
A linha de tonalizantes Diarichesse, de L'Oréal Professionnel, é uma das mais usadas no mundo. Com fórmula sem amônia, ela envolve o pigmento natural em um efeito tom sobretom, então não altera permanentemente a cor da fibra. Para prolongar ao máximo a durabilidade do pigmento, Bertolucci recomenda ter uma rotina de cuidados regrada com os fios. "Quanto mais você lavar o cabelo, mais você vai ter um desbotamento dos pigmentos usados para criar o visual" explica. Por isso, ele indica evitar higienizar os fios todo dia. A linha Vitamino Color A.OX oferece tratamento específico para cabelos coloridos e conta com shampoo e condicionador para uso diário, máscara de hidratação mais intensiva e um spray leave-in para prolongar a proteção das madeixas. Com filtro UV e ativos antioxidantes, a fórmula preserva a vitalidade da cor por muito mais tempo, facilitando a manutenção.
Encontre um salão de beleza perto de você para mudar de visual!
Publicado por: Barbara Gonçalves, Quinta-feira 27 de dezembro de 2018 - 16h40
Mais Tonalizante

Para que serve gloss para cabelo? 4 formas de usar o tonalizante com brilho para transformar o visual

3 maneiras de valorizar sua cor de cabelo natural com suavidade

Tonalizante: 5 formas de usar a coloração Shades EQ, de Redken, para renovar o visual
Últimas matérias

Reconstrução capilar profissional: o que é, como fazer e dicas de produtos

Cabelo curto com luzes platinadas: veja 20 inspirações

Como fazer hidratação no cabelo antes da escova? 4 segredos para evitar danos do secador

9 penteados para cabelos cacheados ideais para o trabalho

Cabelo acaju: púrpura, acobreado, dourado e mais nuances para inspirar

Aprenda 5 dicas para tirar o frizz do cabelo loiro